O curso de Engenharia Elétrica é um dos mais desejados pelos estudantes em época de vestibular. O profissional formado nessa graduação trabalha com os assuntos que são relacionados à eletricidade, eletrônica e magnetismo. Hoje, o engenheiro elétrico trabalha de maneira muito próxima, por exemplo, com a distribuição de energia elétrica e manutenção de redes de energia.
Por ser um curso tão desejado pelos estudantes, a concorrência pelas vagas é bastante alta. Conseguir uma bolsa de estudos para Engenharia Elétrica em uma boa faculdade pode não ser uma tarefa fácil.
Então, se você quer conseguir uma bolsa de estudos para ingressar no tão sonhado curso de Engenharia Elétrica, dê uma olhada nesse artigo!
Navegue pelo conteúdo:
Como conseguir bolsa de estudo de Engenharia Elétrica?
O principal passo para conseguir uma bolsa de estudos é escolher a faculdade que deseja cursar. É importante que a instituição de ensino escolhida tenha programas de concessão de bolsas de estudos para seus alunos.
Esses programas podem ser privados ou públicos, tendo o apoio do governo federal. Independente do programa de bolsa no qual você decida concorrer, é importante saber que será necessário muito estudo e foco.
Como falamos, o curso de Engenharia Elétrica está entre os mais concorridos entre os vestibulandos. Por isso, um bom desempenho nas provas é a primeira coisa para garantir sua vaga dentro da faculdade.
Prouni para Engenharia Elétrica
Para começar, vamos falar de um programa do governo federal, o Prouni (Programa Universidade para Todos). Esse é, provavelmente, o programa mais famoso quando o assunto é conceder bolsa de estudos para graduação.
Junto com o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), o Prouni é uma alternativa para tornar mais acessível o ingresso de estudantes de baixa renda no ensino superior. Os principais requisitos para a obtenção de uma bolsa é realizar a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), tirar pelo menos 450 pontos em todas as provas e não zerar a prova de redação.
Nota do Enem para Engenharia Elétrica
A nota do Enem também pode ser utilizada fora do Prouni. Existem várias universidades que utilizam apenas essa nota, de forma exclusiva, sem contar com os programas do governo. As notas do exame, por si só, já são as ferramentas de avaliação para a decisão sobre a meritocracia das bolsas.
Isso apenas é possível porque o Enem possui um alto padrão de qualidade e reconhecimento a nível nacional. Por isso, tantas instituições de ensino superior se sentem confortáveis de utilizar a avaliação feita pela prova e, consequentemente, suas notas, como forma de avaliação para suas próprias bolsas de estudos.
Desempenho no vestibular de Engenharia Elétrica
Outro caminho para conseguir uma bolsa de estudos é realizar o tradicional vestibular, que costuma ser uma das alternativas mais utilizadas para ingressar no ensino superior.
O vestibular é uma avaliação que costuma ser desenvolvida e administrada pela própria faculdade que concede a bolsa. Por ser bastante tradicional e conhecida, a prova também costuma ter um número de inscritos relativamente alto. Por isso, é importante garantir um bom desempenho com o foco em conseguir uma vaga para chamar de sua!
Os vestibulares, diferente do Enem por exemplo, costumam ter um foco maior nas disciplinas que são relacionadas ao curso pretendido. Ou seja, no caso de Engenharia Elétrica, você fará provas que sejam focadas em Física e Matemática, pensando já nas aptidões que serão necessárias para você no decorrer do curso.
Plataformas de bolsas de estudos
Além dessas opções, existem também plataformas de bolsas de estudos que ajudam os estudantes a encontrar descontos nas mensalidades das universidades. Nelas ficam compiladas uma grande quantidade de bolsas disponíveis para o curso de Engenharia Elétrica e para uma série de outros cursos.
Uma das plataformas mais famosas nesse sentido é o Amido Edu. Com o Amigo Edu, você consegue bolsas de estudos para as principais faculdades do Brasil, com até 80% de desconto nas mensalidades.
Tipos de bolsa de estudo para Engenharia Elétrica
Bolsa de estudo para graduação em Engenharia Elétrica
Um dos principais tipos de bolsas para Engenharia Elétrica são as bolsas de graduação. Com elas, os estudantes conseguem acessar o primeiro degrau do ensino superior e garantir o título de profissional de uma determinada área do conhecimento.
A graduação é a etapa do ensino superior na qual, ao final do ensino médio, o estudante vai começar a traçar o caminho de sua trajetória profissional. Nela, o futuro engenheiro elétrico terá contato com disciplinas e conhecimentos correlatos à sua área de trabalho.
Bolsa de estudo para pós-graduação em Engenharia Elétrica
As bolsas de pós-graduação são para os alunos que desejam ingressar em um mestrado ou em uma especialização dentro da área de Engenharia Elétrica.
Bolsa de estudo para Especialização e MBA em Engenharia Elétrica
As bolsas de estudo de especialização e MBA são para o ingresso nessas duas modalidades de pós-graduação. A especialização é um aprofundamento dentro de uma área específica da Engenharia Elétrica. Com ela, o formando passa a se intitular “especialista” e pode atuar com mais propriedade dentro da área que estudou.
O MBA (também conhecido como Master in Business Administration) é um nível de pós-graduação onde o aluno se especializa com um grau de mestre, porém com foco em aplicações práticas para o mercado de trabalho. Apesar do título, o MBA não tem relação com a titulação gerada pelo mestrado, outro tipo de pós-graduação.
Veja também: Conheça os 10 tipos de Engenharia que dão mais dinheiro!
Bolsa de estudo para Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica
Outro tipo de bolsa de estudos de pós-graduação que também existe são aquelas voltadas para mestrado e doutorado. Tanto o mestrado quanto o doutorado tem como intenção encaminhar o profissional para a área acadêmica, seja na área de pesquisa ou de ensino, como professor universitário.
O mestrado é um grau abaixo do doutorado, sendo o primeiro um curso mais curto (com duração média de 2 anos) e o segundo um pouco mais longo (com duração média de 4 anos). Profissionais com diploma de doutorado costumam ter salários mais altos do que aqueles que apenas possuem o diploma de mestrado.