A bolsa de estudos para tecnologia é a opção ideal para estudantes recém-formados no ensino médio conseguirem ingressar na área, ainda mais aqueles sem condições financeiras compatíveis com os custos que envolvem fazer uma faculdade.

Mas não é apenas os jovens que estão interessados nessa área e que podem se beneficiar dos descontos proporcionados pela bolsa. Este universo vem atraindo os olhares de profissionais de outras áreas de todos os níveis de experiência — júnior, pleno e sênior.

Além da grande demanda de profissionais da tecnologia pelo mercado de trabalho, podemos relacionar essa busca por se especializar e trabalhar com TI à alta remuneração. Porém, assim como a faixa salarial é alta, os custos para se formar na área também são.

A solução é a bolsa de estudos para tecnologia, que permite estudar com descontos de até 100%. Com esse benefício, as finanças não serão mais um obstáculo para uma carreira de sucesso.

Neste artigo, você poderá conferir opções de bolsas para cursos de TI, quais são os melhores cursos para trabalhar na área, programas de formação, dentre outras informações relacionadas. Confira!

Qual o melhor curso para trabalhar com tecnologia?

Para ingressar no universo da tecnologia e começar a trabalhar nessa área, os interessados devem primeiramente se especializar em TI (Tecnologia da Informação). Para isso, a principal forma é através dos cursos de TI, seja ele técnico ou de graduação.

Começando pelo curso técnico, este é um tipo de formação de nível médio, que capacita os alunos a atuarem no setor produtivo, através de conhecimentos teóricos e práticos.

Como o foco é o mercado de trabalho, as disciplinas de um curso técnico são mais voltadas às necessidades do próprio mercado. Assim, priorizando também as aulas práticas desde o início do curso, para o aluno já ter o contato com sua futura área.

No caso de cursos técnicos para tecnologia, podemos citar as seguintes opções:

  • Técnico em Informática;
  • Técnico em Informática para Internet;
  • Técnico em Desenvolvimento de Sistemas;
  • Técnico em Telecomunicações;
  • Técnico em Manutenção e Suporte em Informática;
  • Técnico em Programação de Jogos Digitais.

Esses e outros cursos técnicos em TI podem ser encontrados tanto em instituições públicas quanto privadas. Como exemplos temos SENAI, SENAC e ETEC, com ensino gratuito e grande variedade de opções em tecnologia.

Mas qual é o melhor técnico para quem deseja trabalhar com tecnologia? Aí, vai depender dos seus objetivos e interesses de atuação na área, ou seja, se você quer programar, criar sistemas, dar suporte, entre outras possibilidades.

Agora vamos falar sobre a graduação? O curso de graduação é a primeira etapa da vida universitária. Seu diploma é de nível superior e, diferentemente do técnico, tem seus aprendizados mais aprofundados. Por isso, a duração é maior, bem como as possibilidades de carreira.

Existem três tipos de graduação: bacharelado, tecnólogo e licenciatura. Eles se diferem em sua duração e objetivo de formação.

O bacharelado dura em média 4 anos (8 semestres) e prepara o aluno para atuar nos vários segmentos dentro da sua área. Já o tecnólogo é mais curto, sendo uma média de 2 a 3 anos de duração, e seu foco é formar profissionais para atenderem uma demanda específica do mercado de trabalho. E, por fim, a licenciatura, cuja duração média é 4 anos e forma professores.

A mais conhecida graduação de tecnologia é a de Ciências da Computação. Mas existem outras opções de cursos, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia de Informações, Sistemas de Informação, Engenharia da Informação, Engenharia da Computação e Banco de Dados.

A escolha do curso depende do seu objetivo de carreira na tecnologia, assim como explicamos em relação ao curso técnico. Antes de decidir, faça uma pesquisa prévia do mercado de trabalho de cada opção de curso, possibilidades de carreira, salário, entre outros.

Programas de formação em tecnologia

Além da forma tradicional de aprender uma profissão e adquirir as habilidades e conhecimentos necessários para atuar em uma área, também é possível através de programas de formação.

No caso dos programas de tecnologia, podemos citar os de empresas privadas, de escolas de tecnologia e o Pronatec. Falaremos a seguir sobre cada um deles.

Programas de empresas privadas

A tecnologia faz parte da nossa rotina, inclusive no mundo dos negócios. As empresas de tecnologia demandam profissionais dessa área e de outros setores também. Afinal, recursos tecnológicos podem otimizar processos empresariais em todos os departamentos (como marketing, financeiro, compras, atendimento) e ainda aumentar os resultados.

Mesmo com a alta demanda de profissionais de tech — nome designado para quem trabalha na área — não há mão de obra qualificada o suficiente para suprir essa de demanda do mercado de trabalho. Por isso, muitas empresas de diferentes setores, em especial de TI, criam seus próprios programas de formação em tecnologia. Eles podem ser tanto para novos funcionários quanto para atuais funcionários.

Exemplo disso é a Claro, que, em parceria com a Embratel criou um programa interno para formação de desenvolvedores. Este programa é destinado aos funcionários da própria Claro, que podem ser de qualquer área de formação e atuação.

Com isso, a empresa valoriza seus profissionais e dá a oportunidade de migrarem de carreira, participando de projetos de tecnologia a partir dos novos conhecimentos e habilidades aprendidos.

Outro exemplo é a Ambev, empresa nacional fabricante de bebidas. Um dos programas de formação da Ambev Tech é ideal para você que quer iniciar na área de tecnologia. O Start Tech, que a cada edição seleciona um público diferente (mulheres, pessoas pretas, LGBTQIA+, entre outros) e uma linguagem de programação diferente para formar pessoas.

A melhor parte é que você recebe para estudar! A contratação é imediata, ou seja, o selecionado é contratado desde o primeiro dia pela Ambev Tech, mesmo que seja apenas para estudar. E posteriormente, trabalhar, de fato, na empresa.

Programas de escolas de tecnologia

Com a demanda crescente por profissionais tech, muitas escolas começaram a acrescentar em seu catálogo de cursos aqueles destinados à formação na área da tecnologia. Além disso, começaram a surgir escolas especializadas em formação em TI.

A Eu Capacito é uma delas. Essa é uma plataforma para formar profissionais de forma gratuita, focado em habilidades de tecnologia, além de transmitir conhecimentos essenciais para a carreira em empresas ou então como empreendedor.

São 135 cursos, como Big Data e Analytics, DevOps e Agile Culture, UX (User Experience), Blockchain Advanced, Programação em Java, Inteligência Artificial, entre outros.

Outra escola para se formar em tecnologia é a Laboratoria, que apoia mulheres em seus sonhos de começar uma carreira em TI. Além de proporcionar o aprendizado, também tem a empregabilidade como parte de seu programa.

Por fim, a Cisco, que através da Cisco Networking Academy qualifica profissionais de tecnologia através de cursos online, bootcamps, treinamentos e orientação profissional.

A grande vantagem dessas escolas é que a partir da parceria com empresas de tecnologias pode te ajudar além da formação a também conseguir um emprego na área.

Pronatec

O Pronatec é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, criado pelo governo federal em 2011 para ampliar os cursos de educação profissional e tecnológica no país.

Dessa forma, democratizando o ingresso de pessoas de baixa renda em escolas técnicas, com ensino de qualidade e a possibilidade de aprender uma profissão, ter um emprego e uma fonte de renda.

Por isso, o Pronatec foca em cursos com alta empregabilidade, como os da área de tecnologia, que como já falamos, está demandando muitos profissionais.

Os cursos de TI oferecidos gratuitamente pelo Pronatec são:

  • Técnico em Computação Gráfica;
  • Técnico em Desenvolvimento de Sistemas;
  • Técnico em Informática;
  • Técnico em Informática para Internet;
  • Técnico em Manutenção e Suporte em Informática;
  • Técnico em Programação de Jogos Digitais;
  • Técnico em Redes de Computadores;
  • Técnico em Sistemas de Comutação;
  • Técnico em Sistemas de Transmissão;
  • Técnico em Telecomunicações.

O Pronatec também oferece opções de bolsa de estudos de tecnologia e outros cursos disponíveis. Consulte como funciona e faça a sua inscrição pelo site.

Como conseguir bolsa de estudos para Tecnologia?

As principais bolsas de estudos para Tecnologia podem ser conseguidas usando a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), por plataforma de bolsas de estudos ou então concursos de bolsas de estudos.

A primeira opção, pela nota do Enem, é usar esse resultado no Prouni (Programa Universidade para Todos) ou Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

No caso do Prouni, as inscrições ocorrem duas vezes por ano para bolsas de estudos parciais (50%) ou integrais (100%) em faculdades particulares.

Já o Sisu não é propriamente uma bolsa de estudos para tecnologia, mas sim um processo seletivo para diversas faculdades públicas do país, ou seja, ensino gratuito para estudar e se formar na área.

Outra forma de conseguir uma bolsa de estudos para tecnologia é pelo desempenho obtido em vestibulares. Diversas faculdades consideram sua nota do vestibular para oferecer descontos especiais na mensalidade, inclusive para cursos de TI.

E, por fim, sua bolsa de estudos para tecnologia pode ser por plataformas de bolsas, como o Amigo Edu. Já pensou se formar em tecnologia com até 80% de desconto? Com o Amigo Edu, você pode! Nossas bolsas são para cursos presenciais, EAD e semipresenciais em todo o país.

Com descontos maiores do que os oferecidos pelas próprias faculdades, essa é a chance perfeita para você começar na faculdade pagando pouco por mês.

Veja abaixo algumas opções de bolsa de estudos para tecnologia do Amigo Edu e clique na do seu interesse para saber mais:

E agora que já sabe mais sobre bolsa de estudos para tecnologia, como conseguir, os programas de formação e algumas das melhores opções de cursos nessa área, vá atrás dos seus sonhos e se torne um excelente profissional tech.

bolsa de estudos no amigo edu para cursos EAD, presenciais e semipresenciais