As bolsas remanescentes do Prouni são a última chance para conquistar uma bolsa de estudos parcial ou integral. Você sabe como funciona e como se inscrever? É o que falaremos aqui neste artigo.

O Prouni Remanescente 2022 ocorre no final do mês de agosto, por isso muitos futuros universitários estão em busca de entender como funciona essa última chance do processo seletivo, como pode ser o seu caso.

Então siga a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

Como funcionam as bolsas remanescentes do Prouni

As bolsas remanescentes do Prouni (Programa Universidade para Todos) são as vagas para bolsas de estudos que não foram preenchidas no processo seletivo regular da última edição do processo seletivo. Seja por desistência de candidatos pré-selecionados nas chamadas e na lista de espera, ou então pela falta de alguma documentação de comprovação de dados exigida, como renda e escolaridade.

Portanto, é a última chance que os interessados em conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni têm. Mas vale ressaltar que o processo das bolsas remanescentes é um novo processo seletivo. Então aqueles que estavam participando da seleção regular não tem sua inscrição garantida nessa nova seleção. Portanto, quem quiser concorrer a uma bolsa remanescente precisa se inscrever novamente.

Podem se inscrever para as bolsas remanescentes Prouni os alunos já matriculados em um curso superior, mas também podem participar quem ainda não está cursando uma faculdade. Nesse caso, basta seguir os seguintes requisitos gerais do Prouni:

  • Ter participado do Enem a partir da edição de 2010;
  • Nota das provas do Enem superior a 450 pontos;
  • Não ter zerado a redação;
  • Não possuir diploma de curso superior;
  • Renda familiar de até três salários-mínimos por pessoa;
  • Ensino médio cursado em escola pública ou escola particular como bolsista integral.

Pessoas com deficiência (PCD) e professores da rede pública de ensino (para cursos de licenciatura) também podem se inscrever no Prouni remanescente sem precisar se encaixar nos requisitos de escolaridade e renda, apenas os relacionados à participação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e notas mínimas obtidas.

Como última observação de requisitos de inscrição, se você participou do processo seletivo regular atual e foi aprovado, saiba que não poderá concorrer à bolsa remanescente Prouni.

Se você seguir os requisitos exigidos listados acima, poderá concorrer a uma bolsa parcial ou integral. Entenda melhor como funciona abaixo.

Bolsa parcial (50%)

A bolsa parcial dá ao aluno um desconto de 50% da sua mensalidade até o fim do curso. Os outros 50% devem ser pagos pelo próprio bolsista. Há a opção de financiar a outra metade do valor, através de financiamentos estudantis, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) do governo federal, ou então um financiamento privado, como é o caso do Pravaler.

Para concorrer às bolsas remanescentes parciais do Prouni, o candidato deve ter renda familiar mínima bruta por pessoa de um salário-mínimo e meio até três salários-mínimos e meio por pessoa. Caso for selecionado, precisa comprovar a renda informada.

Bolsa integral (100%)

As bolsas remanescentes do Prouni integrais, ou seja, de 100%, cobrem todo o valor das mensalidades, assim o bolsista pode estudar de graça, sem precisar pagar para o governo federal ou a faculdade no fim de sua graduação, apesar de muitos pensarem isso.

Os requisitos para conseguir uma bolsa integral, além das exigências gerais de inscrição, estão relacionadas a renda do candidato, ou seja, ter renda familiar de até um salário-mínimo e meio por pessoa.

Lista de espera do Prouni

A lista de espera do Prouni é composta por todos os alunos que estão no aguardo de conseguir a tão sonhada vaga na faculdade, mas não foram selecionados na primeira chamada regular.

Existem três chances de conseguir uma bolsa no Prouni. A primeira, na fase inicial, seleciona os primeiros candidatos com maior nota do Enem de acordo com a quantidade de vagas. Ao fim do período de inscrições dos primeiros pré-selecionados, as vagas que restarem serão preenchidas na segunda tentativa, em que o Prouni seleciona então candidatos para a segunda chamada. Se mesmo assim todas as bolsas não forem distribuídas, o Prouni abre a lista de espera.

Vale lembrar que a inscrição na lista de espera não é automática, portanto se você participou do processo seletivo, não foi convocado, e ainda deseja concorrer à bolsa, deve manifestar o interesse em conseguir disputar pelas vagas remanescentes Prouni.

Sendo assim, a lista de espera é a terceira chamada e requer uma nova inscrição. Mas fique atento no cronograma do Prouni divulgado no site do processo, pois os prazos costumam ser curtos.

Como consultar a inscrição para as vagas remanescentes do Prouni?

A consulta da inscrição para as bolsas remanescentes do Prouni é uma das partes mais importantes do processo, afinal, é consultando que você pode saber se você foi selecionado.

Para isso, você deve acessar o site oficial do Prouni, em que tanto a inscrição na lista de espera das bolsas remanescentes quanto à situação de inscrição pode ser visualizada. Todo o processo é feito online, você deve comparecer presencialmente na faculdade apenas se tiver sido selecionado, após constar no site.

Recomendados que fique atento ao cronograma do programa, pois se for selecionado e perder o prazo de inscrições perderá a vaga, que passará a ser de outra pessoa. Não vai perder essa chance, não é mesmo?

E se você estiver no aguardo da tão sonhada vaga, não desista! Uma hora, sua chance vai chegar e você vai conseguir o seu diploma no curso que deseja.

Não consegui vaga no Prouni, e agora?

Se não conseguir passar no Prouni vagas remanescentes 2022 não fique triste, pois ainda há várias opções para conseguir ingressar em uma faculdade. Você pode usar sua nota do Enem para se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do 2º semestre ou então em uma faculdade privada que oferece bolsa de estudos através da nota de desempenho em vestibular próprio ou com o resultado obtido no Enem.

Se você não foi tão bem no Enem para conseguir concorrer às bolsas remanescentes do Prouni ou não participou da última edição, pode conseguir uma bolsa de estudos do Amigo Edu, uma plataforma que oferece descontos de até 80% em faculdades privadas de todo o país. Acesse o site, digite seu curso e cidade de interesse, e ache a bolsa de estudos que mais combina com você.

amigo edu
0800 780 8099

Também atendemos pelo Whatsapp!