Conhecido como o Enem dos concursos, o Concurso Público Nacional Unificado foi anunciado no segundo semestre de 2023 e terá seu primeiro edital em 2024. O objetivo dessa mudança é permitir que mais pessoas consigam acesso a cargos públicos por meio de uma única prova e, consequentemente, pagando uma única taxa.

Quer mais informações de como funciona a inscrição, a prova e todos os detalhes sobre o concurso? Continue lendo esse artigo!

O que é o Concurso Nacional Unificado?

O CPNU (Concurso Público Nacional Unificado) é uma iniciativa que visa unificar diversos concursos públicos em um único exame nacional. Esse modelo de prova para concursos públicos tem como objetivo simplificar o processo de seleção de candidatos para cargos públicos em diferentes órgãos e níveis governamentais no Brasil.

A principal vantagem desse modelo é a economia de tempo e recursos tanto para os candidatos quanto para as instituições públicas, que podem aproveitar os resultados do Enem dos Concursos em seus processos seletivos. Além disso, essa iniciativa promove uma maior transparência e igualdade de oportunidades no acesso a cargos públicos, contribuindo para um sistema mais eficiente e inclusivo de recrutamento de servidores públicos em todo o país.

Qual objetivo do Enem dos concursos?

O Concurso Público Nacional Unificado que segue o modelo bem-sucedido do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), tem como principal objetivo a simplificação e democratização dos processos de seleção para cargos públicos em todo o país. Ele visa eliminar a necessidade de diversas provas e exames de seleção, proporcionando eficiência e economia de recursos para os candidatos e instituições governamentais.

Quando o modelo foi anunciado, o governo pontuou diversos benefícios com a adoção do novo modelo, entre eles temos:

  • Distribuição de vagas em todas as regiões do país;
  • Definição de um novo modelo para outros concursos nacionais;
  • Menor custo tanto para candidatos quanto para o governo;
  • O candidato pode concorrer a mais de uma vaga dentro da mesma área de atuação;
  • As provas podem ficar mais fáceis já que terão questões menos específicas.

Como se inscrever para o Concurso Nacional Unificado 2024?

Os candidatos interessados em se inscrever para o Concurso Público Nacional Unificado podem realizar a inscrição por meio de uma conta no Gov.br. As contas no gov.br são divididas em níveis e serão aceitos todos os níveis de conta (ouro, prata ou bronze). Em seguida, o candidato deverá preencher os formulários e anexar os documentos exigidos no edital. No momento da inscrição, ele também fará a escolha pelas carreiras, que estarão divididas em oito blocos temáticos.

O CPNU permitirá a inscrição para a disputa por vagas para mais de um cargo, desde que dentro do mesmo bloco temático, com taxa de inscrição única. Ao concorrer a mais de um cargo, o candidato deverá classificar as vagas de interesse por ordem de preferência para definir a prioridade em uma possível chamada, que será baseada na nota alcançada.

Os blocos temáticos da prova serão divididos entre as seguintes áreas:

  • Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias
  • Bloco 2 – Tecnologia, Dados e Informação
  • Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas
  • Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor
  • Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
  • Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação
  • Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública
  • Bloco 8 – Nível Intermediário

Para a edição de 2024 do CPNU, o candidato poderá se inscrever entre os dias 19 de janeiro e 9 de fevereiro, a prova será realizada no dia 5 de maio, em 220 cidades de todas as unidades da Federação.

Como será a prova do CPNU?

A prova do Concurso Público Nacional Unificado acontecerá de forma simultânea, no mesmo dia e horário, em 220 cidades do país. A aplicação da prova será feita pela Fundação Cesgranrio. Com apenas uma fase, a prova será dividida entre o período matutino e o vespertino. Além disso, também terão modelos diferentes de provas para candidatos de nível médio e de nível superior.

Cargos de nível médio

Para os candidatos que disputarão por cargos de nível médio, a prova no período da manhã terá uma duração de 2h30 e será composta por 20 questões objetivas e uma redação. No período da tarde, os candidatos terão um tempo estimado de 3h30 e deverão responder 40 questões objetivas.

Cargos de nível superior

Para candidatos que disputarão por cargos de nível superior o exame será um pouco diferente com questões mais específicas. No período da manhã a prova terão 20 questões sobre conhecimentos gerais, e em seguida, exames dissertativos com conteúdo sobre a área escolhida. No período da tarde será uma prova objetiva com 50 questões sobre temas específicos.

Para ter mais informações sobre as provas, critérios de avaliação e cargos disponíveis, consulte os editais dos blocos temáticos disponíveis no Gov.br.

Quanto custa a inscrição do CPNU?

Os participantes cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico) que são beneficiários de programas sociais, doadores de medula óssea, bolsistas do Prouni (Programa Universidade Para Todos) ou candidatos que possuem Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) terão isenção da taxa de inscrição. Para os demais candidatos, o valor da taxa de inscrição do Concurso Público Nacional Unificado é de R$60,00 para nível médio e de R$90,00 para nível superior.

Fazer um curso de graduação te possibilita ter cargos com melhores remunerações, tanto no setor privado como no setor público, e com o Amigo Edu você encontra bolsas de estudos de até 80% de desconto em diversas faculdades privadas em todo o país! 

CTA encontre sua bolsa de estudos no amigo edu