Os cursos profissionalizantes, ou cursos livres, sempre tiveram seu espaço garantido no mercado de trabalho. Isso porque eles são, geralmente, cursos de curta duração e com valores acessíveis, capacitando o profissional para atuação em pouco tempo. Outro fator importante é que os cursos livres não têm pré-requisitos, ou seja, até mesmo quem não tem o ensino médio completo pode fazê-lo.
Além disso, esse ensino não necessita de aval do Ministério da Educação (MEC) para funcionar, o que acaba proporcionando uma grande oferta. Com foco na prática, eles trazem retorno rápido do investimento, já que em poucos meses o profissional já pode trabalhar, seja contratado por uma empresa ou de forma autônoma, como permitem muitas dessas atividades.
Vale ressaltar que nenhum deles substitui uma graduação ou pós-graduação, por exemplo, funcionando como um complemento dos conhecimentos que os estudantes já possuem ou nos quais querem se aprofundar, seja para atualização de conhecimentos ou capacitação para atuação no mercado de trabalho.
Continue a leitura e saiba mais sobre os cursos profissionalizantes!
Navegue pelo conteúdo:
O que são cursos profissionalizantes?
Os cursos profissionalizantes se caracterizam por serem bastantes especializados, ou seja, enfatizarem uma área específica, e por darem foco direto ao mercado de trabalho, formando o profissional para setores e atividades que estão em alta e que precisam de mais profissionais qualificados.
De maneira simples, podemos entender que curso profissionalizante é aquele que prepara o aluno para o exercício de uma profissão. Por esse motivo, nesses cursos, a teoria está sempre atrelada à prática, sendo todas as matérias estudadas essenciais para o exercício da profissão após o fim do curso.
Tipos de cursos profissionalizantes
Entre os cursos profissionalizantes, podemos destacar:
Cursos livres
Normalmente têm uma pequena duração e independem da escolaridade de quem queira cursá-los. Eles normalmente são buscados por pessoas que querem se aperfeiçoar na carreira que já tem ou quer dar um direcionamento para a carreira que pretende seguir.
Cursos técnicos
São aqueles que, normalmente, estão atrelados à conclusão do ensino médio. Para cursá-lo, você precisa desse nível de escolaridade para que, ao se formar, receba o diploma de ensino médio e ensino técnico. As atividades são feitas de modo concomitante, normalmente exigindo que o aluno frequente o curso na modalidade integral (manhã e tarde).
Cursos tecnólogos
São voltados para formação de ensino superior. Sendo assim, eles equivalem a uma faculdade tradicional, sendo considerados cursos de graduação. Para fazer um curso tecnólogo, portanto, o aluno precisa já ter concluído o ensino médio.
Quais os cursos profissionalizantes que existem?
Uma das opções de cursos que tem se destacado bastante são os da área de beleza, porque de acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o setor de salões de beleza e clínicas de estética atingiu o número recorde de estabelecimentos nos últimos anos. E segundo um estudo realizado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), mostra que em cenário de crise, o brasileiro opta por cortar atividades de lazer em vez de gastos com sua imagem e bem-estar.
Uma das instituições que oferecem esses tipos de cursos profissionalizantes é o Instituto Embelleze, maior rede de franquias da América Latina voltada para formação profissional em beleza, prestação de serviços e comercialização de produtos. O Instituto está presente em 99% dos estados brasileiros, com 350 franquias e já formou mais de 2 milhões de profissionais para o mercado.
Conheça alguns desses cursos:
Barbeiro
O curso abrange biossegurança, tricologia, anamnese capilar, colorimetria, visagismo, corte, remoção de barba, aparo de pelos faciais, modelagem de barba e bigode, mudança de forma, alisamento, relaxamento e, claro, quais são os produtos mais indicados para cada processo. Este curso capacita o aluno a atuar em salões renomados ou em atendimento individual. Também é recomendado para quem quer ter um negócio próprio, já que possui fundamentos de empreendedorismo.
Manicure
Mais do que embelezar unhas, esse profissional deve dominar cuidados importantes com a saúde de seus clientes. Neste curso, o aluno aprende sobre o universo das unhas, com conhecimentos em anatomia, higienização e esterilização dos materiais e biossegurança, sempre seguindo as orientações da Vigilância Sanitária.
Conhecimentos sobre visagismo para as mãos e pés, estilos e temperamentos, técnicas de esmaltação, cosmetologia, terapias e massagens também fazem parte da grade curricular para que a formação seja completa.
Cabeleireiro
No curso de cabeleireiro o aluno aprende sobre tratamentos, modelagem, cortes, colorações e transformação capilar, que abrange alisamento, relaxamento e permanente. Além disso, o estudante será capaz de avaliar as diferentes situações que surgem no dia a dia do profissional da beleza, considerando os conceitos de tricologia, cosmetologia, biossegurança e visagismo.
Isso porque a cada momento surgem novas técnicas, tendências e produtos. Para facilitar o aprendizado, os alunos também contam com recursos como bonecos de treino, cosméticos, fichas de anamnese, modelos e videoaulas.
Depilação
A depilação é praticada há milênios e mais do que remover pelos, ela exige uma série de cuidados com a saúde e a higiene. Além disso, existem os cuidados para proporcionar a cliente uma pele macia e sedosa.
No curso de depilação profissional o aluno terá uma base teórica sobre a história da depilação, o mercado e atuação profissional, noções de dermatologia e anatomia, biossegurança, equipamentos e produtos. Tudo isso sem esquecer da parte prática, com técnicas mais eficazes de depilação.
Maquiagem
A maquiagem é capaz de transformar não só o visual, mas o estado de espírito de cada pessoa, destacando pontos fortes, elevando a autoestima e trazendo confiança para o seu dia a dia. Este curso oferece sólida base teórica sobre a história da maquiagem, seus conceitos, o mercado de atuação, os instrumentos essenciais e a introdução ao visagismo. Além disso, o aluno conhece na prática os tipos de peles e os produtos específicos para cada uma delas.
São ministrados conhecimentos sobre colorimetria na maquiagem, pré-maquiagem, maquiagem para pele, olhos e lábios, projetos de maquiagem e a remoção correta da maquiagem para uma pele sempre saudável.
Qual o curso profissionalizante que mais emprega?
De acordo com a pesquisa realizada pelo Mapa do Trabalho Industrial, as áreas que vão precisar de mais profisionais no Brasil são:
- Metalmecânica;
- Logística e transporte;
- Construção;
- Alimentos e bebidas;
- Têxtil e Vestuário;
- Tecnologia da Informação;
- Eletroeletrônica;
- Gestão;
- Automotiva.
Além disso, destacam-se algumas profissões técnicas específicas, como:
- Técnicos de controle da produção;
- Técnicos de planejamento e controle de produção;
- Técnicos em eletrônica;
- Técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações;
- Técnicos em operação e monitoração de computadores.
Onde fazer curso profissionalizante gratuito?
Agora é hora de conhecer algumas instituições e plataformas que oferecem cursos profissionalizantes EAD gratuitos, nas mais diversas áreas do conhecimento. Os cursos podem ser acessados de forma online, e alguns oferecem certificados que, além de atestar a participação do estudante nas aulas, podem ser utilizados como comprovantes de horas complementares em universidades superior públicas e privadas.
- SENAR EAD
- e-Aulas USP
- Prominas Social
- Nube
- Sebrae
- Udacity
- Instituto Embelleze
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Centro Universitário UNIBTA
E se você quer estudar pagando menos, saiba que com o Amigo Edu é possível conseguir uma bolsa de estudos de até 80% para você fazer o seu curso!