Os cursos profissionalizantes, ou cursos livres, sempre tiveram seu espaço garantido no mercado de trabalho. Isso porque eles são, geralmente, cursos de curta duração e com valores acessíveis, capacitando o profissional para atuação em pouco tempo. Outro fator importante é que os cursos livres não têm pré-requisitos, ou seja, até mesmo quem não tem o ensino médio completo pode fazê-lo.

Além disso, esse ensino profissionalizante não necessita de aval do Ministério da Educação (MEC) para funcionar, o que acaba proporcionando uma grande oferta. Com foco na prática, eles trazem retorno rápido do investimento, já que em poucos meses o profissional já pode trabalhar, seja contratado por uma empresa ou de forma autônoma, como permitem muitas dessas atividades.

Uma das opções de cursos que tem se destacado bastante são os da área de beleza, porque de acordo com o Sebrae, o setor de salões de beleza e clínicas de estética atingiu o número recorde de meio milhão de estabelecimentos em 2019. E segundo um estudo realizado pelo SPC Brasil, mostra que em cenário de crise, o brasileiro opta por cortar atividades de lazer em vez de gastos com sua imagem e bem-estar.

Instituto Embelleze

Uma das instituições que oferecem esses tipos de cursos profissionalizantes é o Instituto Embelleze, maior rede de franquias da América Latina voltada para formação profissional em beleza, prestação de serviços e comercialização de produtos. O Instituto está presente em 99% dos estados brasileiros, com 350 franquias e já formou mais de 2 milhões de profissionais para o mercado.  

Conheça alguns desses cursos:

Barbeiro

O curso abrange biossegurança, tricologia, anamnese capilar, colorimetria, visagismo, corte, remoção de barba, aparo de pelos faciais, modelagem de barba e bigode, mudança de forma, alisamento, relaxamento e, claro, quais são os produtos mais indicados para cada processo. Este curso capacita o aluno a atuar em salões renomados ou em atendimento individual. Também é recomendado para quem quer ter um negócio próprio, já que possui fundamentos de empreendedorismo.

Manicure Profissional Essencial

Mais do que embelezar unhas, esse profissional deve dominar cuidados importantes com a saúde de seus clientes. Neste curso, o aluno aprende sobre o universo das unhas, com conhecimentos em anatomia, higienização e esterilização dos materiais e biossegurança. Tudo isso seguindo as orientações da Vigilância Sanitária. Conhecimentos sobre visagismo para as mãos e pés, estilos e temperamentos, técnicas de esmaltação, cosmetologia, terapias e massagens também fazem parte da grade curricular para que a formação seja completa.

Cabeleireiro

No curso de cabeleireiro o aluno aprende sobre tratamentos, modelagem, cortes, colorações e a temida transformação capilar, que abrange alisamento, relaxamento e permanente. Além disso, o estudante será capaz de avaliar as diferentes situações que surgem no dia a dia do profissional da beleza, considerando os conceitos de tricologia, cosmetologia, biossegurança e visagismo. Isso porque a cada momento surgem novas técnicas, tendências e produtos. Para facilitar o aprendizado, os alunos também contam com recursos como bonecos de treino, cosméticos, fichas de anamnese, modelos e videoaulas.

Depilação

A depilação é praticada há milênios e mais do que remover pelos, ela exige uma série de cuidados com a saúde e a higiene. Além disso existem os cuidados para proporcionar a cliente uma pele macia e sedosa. No curso de depilação profissional o aluno terá uma base teórica sobre a história da depilação, o mercado e atuação profissional, noções de dermatologia e anatomia, biossegurança, equipamentos e produtos. Tudo isso sem esquecer da parte prática, com técnicas mais eficazes de depilação.

Maquiagem Essencial

A maquiagem é capaz de transformar não só o visual, mas o estado de espírito de cada pessoa, destacando pontos fortes, elevando a autoestima e trazendo confiança para o seu dia a dia. Este curso oferece sólida base teórica sobre a história da maquiagem, seus conceitos, o mercado de atuação, os instrumentos essenciais e a introdução ao visagismo. Além disso, o aluno conhece na prática os tipos de peles e os produtos específicos para cada uma delas. São ministrados conhecimentos sobre colorimetria na maquiagem, pré-maquiagem, maquiagem para pele, olhos e lábios, projetos de maquiagem e a remoção correta da maquiagem para uma pele sempre saudável.

Para saber datas e valores desses cursos profissionalizantes, é possível fazer uma busca no site do Amigo Edu, basta pesquisar na aba “cursos livres”.