Estudar em uma universidade, além de trazer conhecimento para áreas do seu interesse, possibilita também que você tenha salários melhores após a sua formação.

Quando é comemorado o Dia da Universidade?

Dia 18 de janeiro é celebrado o Dia da Universidade, em homenagem às instituições  responsáveis por ofertar ensino, pesquisa e extensão para milhões de pessoas. Uma data para nos lembrar da importância dessas instituições na construção do nosso futuro.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), o Brasil possui 2.608 instituições de ensino superior e, dentre elas, mais de 200 são universidades. Apesar desse grande número, pesquisas recentes mostram o impacto direto da pandemia no sistema de educação superior do país, aumentando a taxa de alunos evadidos e inadimplentes.

Qual a diferença entre centro universitário, faculdade e universidade?

A universidade é uma instituição de ensino que, obrigatoriamente, deve oferecer atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. Diferente das faculdades, a universidade pode criar novos cursos sem autorização do MEC.

Assim como as universidades, os centros universitários têm autonomia para criar e desenvolver novos cursos. Esta instituição também deve oferecer pelo menos as atividades de ensino e pesquisa ou as atividades de ensino e extensão, além de ter um terço de seu corpo docente com mestrado ou doutorado.

As faculdades, geralmente, atuam em um número pequeno de áreas do conhecimento. Além disso, as faculdades não têm autonomia para criar novos cursos, precisando, para isso, solicitar autorização ao MEC.

Como entrar em uma universidade sem vestibular?

O método mais conhecido de ingresso em uma universidade, seja pública ou privada, é o vestibular. Mas, você sabia que existem outras formas? Confira a seguir!

Histórico escolar do ensino médio

Algumas instituições de ensino superior possibilitam o ingresso dos alunos às universidades via análise do histórico escolar do ensino médio. Suas notas obtidas em todas as disciplinas durante a escola são determinantes para a sua avaliação.

Transferência externa

Essa é uma opção para você não acabar trancando o curso ou até mesmo desistindo. A transferência externa é um processo seletivo, e assim como tantos outros, existem alguns critérios.

É muito importante ficar atento às inscrições para se candidatar, caso seja do seu interesse. Neste caso, não será necessário realizar um novo vestibular para entrar em uma nova instituição e começar tudo de novo. Em algumas situações, é possível ingressar direto no período em que já iria cursar.

Mas lembrando que essa condição só é permitida para o estudante que deseja trocar apenas de instituição, e não de curso. Se você pretende utilizar a transferência externa para trocar de faculdade, fique atento e se informe na secretaria da sua universidade, pois existem pré-requisitos estabelecidos pela própria instituição.

Segunda graduação

Ao contrário do que muitos estudantes pensam, não é necessário realizar um novo vestibular caso queira fazer uma segunda graduação. Para quem já tem o ensino superior completo, não é preciso fazer de novo o vestibular. Basta procurar a instituição e informá-los sobre a obtenção de um novo diploma.

Cada instituição de ensino tem seus critérios, mas no geral, são bem simples. Em alguns casos são exigidos uma espécie de processo seletivo, mas em outros, é necessário apenas apresentar os documentos e efetuar a matrícula. A segunda graduação é uma alternativa para quem busca complementar o conhecimento que já possui e também para aqueles que querem trilhar novos caminhos.

Nota do Enem no Sisu

Uma das formas de conseguir ingressar na faculdade é através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Ele é um programa que possibilita o acesso de jovens às universidades públicas que adotaram o sistema, utilizando a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) mais recente. Com o Sisu, o aluno pode concorrer a uma vaga por todo o país, e não há restrição de idade.

Bolsa de estudos pelo Prouni

Outra forma de conseguir ingressar no ensino superior é através do Prouni (Programa Universidade para Todos), que é uma iniciativa do governo federal criado em 2004 com o intuito de facilitar o acesso de jovens de baixa renda às faculdades privadas por meio de bolsas de estudos parciais e integrais.

Bolsa de estudos do Amigo Edu

Para quem busca outras alternativas para conquistar o diploma no ensino superior sem precisar fazer o vestibular, nós temos a solução. O Amigo Edu é uma plataforma que ajuda estudantes a entrarem na faculdade através de bolsas de estudos com até 80% de desconto no valor integral da mensalidade, e é durante todo o curso.

O Amigo Edu não cobra taxas semestrais, ou seja, sua bolsa é renovada todo semestre e você não precisa pagar nada por isso. Ah, e não é preciso ter realizado o Enem.

CTA encontre sua bolsa de estudos no amigo edu