A gente sabe que atualizações são necessárias para qualquer área, né? Agora, você já parou para pensar o quanto elas são importantes para a área de TI? São eles que estão sempre a frente desenvolvendo tecnologias com novas soluções que facilitam nossa vida. E para que isso acontece, esse mercado tem que estar se atualizando a todo momento. Por isso, a Dica de Amigo de hoje são de cursos gratuitos na área de TI. Selecionamos cursos que vão desde o iniciante (para quem ainda quer aprender) até o avançado e que navegam em diversas áreas da TI. Confira:

FGV

A FGV ofecere uma série de cursos gratuitos em seu site, sendo que 3 deles são relacionados a TI. Dois deles são de 5 horas cada e o último tem 60h de duração. Para se inscrever em um dos cursos, basta acessar essa página. O legal é que você pode colocar no currículo cursos de uma das maiores faculdades do país.

HP

De faculdade a gente passa para empresas de tecnologia. A HP tem um projeto que se chama HP Life, um programa online global que oferece treinamento em habilidades de negócios e de TI gratuitamente para pessoas de todo o mundo. Os cursos são modulares, interativos e repletos de exercícios práticos. Além disso, também estão disponíveis em 7 idiomas. Acesse aqui os cursos da HP.

Google Ateliê Digital

O Google (sim, ele mesmo!) também tem uma plataforma onde oferece alguns cursos online, é o Google Ateliê Digital. São diversas áreas de aprendizagem, com cursos gratuitos e alguns pagos. O foco é em quem tem ou quer desenvolver o próprio negócio. Na área de tecnologia, atualmente são 3 os cursos disponíveis. Confira o Google Ateliê Digital.

AcademIA Microsoft

A Microsoft é outra empresa que também compartilha seus conhecimentos com o mundo. A AcademIA é a plataforma gratuita da Microsoft com cursos de inteligência artificial.  Os cursos são bem completos, com diversos módulos e você já consegue ver quantas horas precisará se dedicar a cada um deles. Para se juntar a AcademIA o caminho é este aqui. 😉

DigitalEdu da IBM

A IBM também tem uma iniciativa educacional que pretende levar conhecimento a estudantes, professores e profissionais. Assim, com o apoio e engajamento de especialistas e mais de 40 voluntários da IBM, o DigitalEdu conta com seis séries de vídeos sobre Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), Blockchain, Ciência de Dados, Cloud e Agile. Além disso, o portal conta com uma série de vídeos que explica o que é cada um desses itens. Acesse o DigitalEdu.

TIM

A TIMTec, uma plataforma desenvolvida pela TIM que disponibiliza cursos online livres e gratuitos. De acordo com a TIM, todos seus cursos são alinhados ao Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação do Pronatec. Assim como há também cursos dirigidos a professores e profissionais. O legal aqui é que cada curso é dividido em aulas e cada aula é dividida em capítulos de até 5 minutos. Ou seja, ideal para quem não tem muito tempo e quer ir aprendendo durante o intervalo de uma atividade e outra. Acesse a TIMtec.

Brasil Mais Digital

O Brasil Mais Digital talvez seja um dos sites com mais possibilidades de cursos: são mais de 50 opções gratuitas. De acordo com o site, cada curso tem duração média de 20 horas e o público-alvo são jovens e adultos em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Veja os cursos disponíveis.

Digital Innovation One

A Digital Innovation One é uma comunidade com +130 mil desenvolvedores de software que acelera gratuitamente a sua carreira através de cursos, bootcamps, projetos práticos. Além disso, o portal tem parceria com diversas empresas e conecta seus alunos a vagas depois do curso. Para ver os cursos disponíveis, é só acessar o site da Digital Innovation One.

Gostou das dicas de cursos gratuitos na área de TI? Você já fez algum deles? Então conta para gente aqui nos comentários. E continue acompanhando o nosso blog para mais Dicas de Amigo. 😉