O estágio é aquele momento em que o estudante tem contato com a profissão na prática, sempre com a supervisão de um profissional já experiente. É no estágio que o aluno tem uma das suas primeiras oportunidades profissionais, pode atuar com o que está aprendendo na faculdade e entende como o mercado funciona.
As vantagens de um estágio são muitas, por isso vamos te apresentar as principais dela e também a diferença dos tipos de estágio. Confira:
Navegue pelo conteúdo:
Benefícios do estágio
Os estágios oferecem uma série de benefícios tanto para os estudantes quanto para as empresas. Essas oportunidades de aprendizado prático durante a graduação ou outras formações acadêmicas permitem que os estudantes apliquem o conhecimento teórico adquirido em sala de aula em ambientes de trabalho reais. Veja abaixo alguns dos principais benefícios do estágio:
Conhecer o mercado de trabalho
Na faculdade, por mais atividades práticas que você tenha, não será a mesma coisa que ter um chefe e a pressão do dia a dia. Entender como funciona o mercado de trabalho, com seus deadlines, seus limites e oportunidades ainda durante a faculdade, já abre a sua cabeça e proporciona uma visão mais estratégica na hora de procurar um emprego fixo.
Ter experiência profissional
Toda pessoa em início de carreira sabe a dificuldade para conseguir o primeiro emprego, já que a maioria pede experiência. Mas como conseguir experiência se não tem oportunidade? É o velho dilema de sempre. Por isso, um estágio pode fazer toda a diferença nesse momento. Você já tem a sua primeira experiência e sai na frente na hora de conquistar o primeiro emprego.
Conhecer as diferentes áreas dentro da profissão
Toda área tem suas diferentes possibilidades de atuação, é por isso que você passa anos estudando várias matérias e depois ainda quer fazer pós-graduação. Durante os estudos você já vai se identificando mais com uma área ou outra, e para tirar a dúvida, nada melhor que a prática!
Veja também: 7 dicas para conseguir as melhores vagas de emprego!
No estágio você já começa a ver quais os pontos positivos e negativos de cada área e isso vai te ajudar muito a escolher qual área realmente quer trabalhar. Já pensou arranjar um emprego e só depois perceber que não é aquilo? Pode sempre acontecer, claro, mas se você puder evitar, só sai ganhando.
Fazer contatos profissionais
E, como toda relação social, o estágio te faz conhecer pessoas que podem abrir vários caminhos na sua carreira. É onde você começa a construir seu nome no mercado e quando existir alguma vaga, as pessoas que você conheceu nesse trabalho podem te indicar para aquela ou outra empresa que estejam. Rede de contatos é tudo!
Receber bolsa auxílio
Por último, mas não menos importante, a renda! Normalmente os estágios não obrigatórios oferecem uma bolsa auxílio, de valor acordado entre a empresa e o contratado. O valor não costuma ser muito alto, mas já ajuda a pagar a mensalidade ou mesmo livros e outros materiais que você precisa durante os estudos.
Diferença entre estágio obrigatório e estágio não-obrigatório
Se você já pesquisou sobre estágios, já deve ter visto que existem duas modalidades: os obrigatórios e os não obrigatórios. Os estágios obrigatórios são aqueles que fazem parte da grade curricular do curso, em que é necessário fazer para se formar.
Eles geralmente duram um semestre, período equivalente a disciplina em questão. Mas vale lembrar que nem todos os cursos têm esse tipo de estágio. Os estágios obrigatórios podem ter uma carga horária de 20, 30 ou 40 horas semanais. Essa última opção é permitida somente quando o projeto pedagógico do curso assim exigir. A má notícia é que esses estágios geralmente não são remunerados.
Por outro lado, os estágios não obrigatórios são os feitos como opção do aluno e sim, devem ser remunerados! Eles têm carga horária média de 30 horas semanais e podem durar até 2 anos. Após a finalização do contrato de estágio, o empregador pode efetivar o aluno como funcionário da empresa, se assim ambos desejarem.