Preparados para aprender ainda mais? Hoje separamos os assuntos de Sociologia e Filosofia que mais caem no Enem! Então se segure aí na cadeira que esse conteúdo está bombástico, acompanhe. 😎

Sociologia

Separamos os 4 assuntos de Sociologia que mais caíram no Enem nos últimos anos. Assim você já sabe exatamente onde focar seus estudos. 

Mundo do Trabalho

O trabalho é a atividade do ser humano para produzir sua própria existência.

Esta afirmação é consistente com a definição de Karl Marx do que é trabalho.

Essa ideia não é que o ser humano existe por causa do trabalho, mas que ele produziu um meio de sobrevivência por meio do trabalho.

Ou seja, a influência da obra e seus antecedentes têm grande influência na construção do tema.

Portanto, algumas áreas do conhecimento são utilizadas apenas para estudar as diferentes formas das relações de trabalho e seu impacto na vida de cada um de nós.

Portanto, não é difícil imaginar que, quando as relações de trabalho mudam em nossa história, nossa estrutura social também muda, especialmente nossa estrutura de relacionamento, hierarquia social, isolamento e, em grande medida, em torno do aspecto cultural do estabelecimento das relações de trabalho .

Cultura e Indústria Cultural

O segundo assunto de Sociologia que mais cai no Enem é Cultura e Indústria Cultura. Indústria cultural é um conceito de interpretação sociológica que foi criado por Theodor Adorno e Max Horkheimer no livro “Dialética do Esclarecimento” de 1944.

Este conceito foca na produção e utilização da cultura como um bem de consumo industrial, destituindo a arte e a cultura das principais características de interpretação e crítica da realidade. Os dois autores e o próprio conceito estão dentro da Escola de Frankfurt, inspiração marxista que perdurou de 1922 a 1969. A escola tinha como principal método de estudo a Teoria Crítica.

Ideologia

A Sociologia fala sobre a ideologia como uma associação de representações e ideias que um determinado grupo social produz a respeito do seu meio envolvente e da sua função nesse meio.

Existem ideologias políticas, religiosas, econômicas e jurídicas. Uma ideologia se diferencia de uma ciência pois não tem como fundamento uma metodologia exata que pode comprovar essas ideias.

Meios de Comunicação, Tecnologia e Cultura de Massa

Cultura de Massa é o nome utilizado para falar sobre o processo de produção de bens de consumo que alcancem a maior parte da população, com fins totalmente lucrativos e comerciais. Cultura de Massa, refere-se ao ato de mercantilização da cultura por parte dos esforços de uma Indústria Cultural. 

Isso é feito a partir da implantação de produtos/ideias/conceitos industriais no âmbito da cultura e os esforços para que eles consigam atingir a “massa” da população, tendo apenas um objetivo, que seria gerar relações comerciais. Se tornando assim algo fundamental para o sistema capitalista e de seus fenômenos decorrentes. 

Várias formas de expressão podem ser consideradas elementos da cultura de massa, como a música, dança, séries, filmes, moda, esportes, etc. Lembrando que os maiores difusores da cultura de massa são os chamados meios de comunicação em massa, sendo eles, a televisão, os jornais, a internet, as revistas. 

Cidadania

A Cidadania é o quinto assunto que mais cai nas provas de Sociologia do Enem. Ela pode ser definida como uma série de direitos e obrigações civis, sociais e políticas das pessoas que vivem em um determinado território.

Portanto, cidadania é um conjunto de normas que os cidadãos devem cumprir, ou seja, obrigações. Em troca, os cidadãos também gozam de direitos civis, sociais e políticos.

A definição atual do conceito de cidadania vem se formando ao longo dos séculos e é garantida por meio de diversas campanhas pelos direitos de todos os moradores do território. A cidadania está diretamente relacionada à origem social e à localização, ou seja, o território onde vive o ser social.

Finalizando Sociologia, passamos então para a matéria de Filosofia com os principais assuntos que caem no Enem e ENAE. 

Filosofia

Agora chegou a hora de saber os 5 assuntos de Filosofia que mais caem no Enem. COnfere só:

Ética e Justiça

Ética e Justiça trata da área da Filosofia pautada pelos conceitos de certo e errado quando se trata dos valores e costumes de uma sociedade. O porque escolhemos ser justos e éticos, ou não, e a consciência que isso nos traz é o assunto que mais cai nas provas de Filosofia do Enem.

Filosofia Antiga

Filosofia Antiga é ligada ao período do surgimento da filosofia grega no século VII a.C. Surgindo através da necessidade de explicar o mundo de um novo modo. Os filósofos buscam encontrar respostas racionais para a origem das coisas, dos fenômenos da natureza, da existência e da racionalidade humana.

No início, a filosofia era muito vinculada com a religião: mitos, crenças, etc.

Períodos da Filosofia

É necessário lembrar que a filosofia está dividida em 4 períodos, sendo eles:

  • Filosofia Antiga
  • Filosofia Medieval
  • Filosofia Moderna
  • Filosofia Contemporânea

Também temos a filosofia grega que foi dividida em três períodos:

  • Período Pré-socrático (séculos VII a V a.C.): corresponde ao período dos primeiros filósofos gregos que viveram antes de Sócrates. Os temas estão focados na natureza, destacando o filósofo grego Tales de Mileto.
  • Período Socrático (séculos V a IV a.C.): também chamado de período clássico, nesse momento é criada a democracia na Grécia Antiga. Tendo como representante o o filósofo grego Sócrates, tendo destaque também Aristóteles e Platão.
  • Período Helenístico (séculos IV a.C. a VI d.C.): Nessa época ia além de temas relacionados com a natureza e o homem, tendo os estudos focados na realização humana por meio das virtudes e da busca da felicidade.
enae simulado enem gratis

Filosofia Contemporânea

A Filosofia Contemporânea foi desenvolvida a partir do final do século XVIII, que tem como marco a Revolução Francesa, em 1789. Engloba, portanto, os séculos XVIII, XIX e XX.

Perceba que aquela que é chamada de “filosofia pós-moderna”, ainda que para alguns pensadores seja autônoma, ela foi incorporada a filosofia contemporânea, reunindo os pensadores das últimas décadas.

Como principais características da filosofia contemporânea e concorrentes filosóficas temos:

  • Marxismo
  • Positivismo
  • Racionalismo
  • Utilitarismo
  • Pragmatismo
  • Cientificismo
  • Niilismo
  • Idealismo
  • Liberdade
  • Existencialismo
  • Fenomenologia
  • Subjetividade
  • Sistema Hegeliano
  • Materialismo dialético

Natureza do Conhecimento

A teoria do conhecimento, ou gnosiologia, é uma parte da Filosofia que foca principalmente na compreensão da origem, natureza e a forma que tornam possível o ato de conhecer pelos seres humanos.

Como disciplina da Filosofia, a teoria do conhecimento surgiu na Idade Moderna tem como fundador o filósofo inglês John Locke.

Gnosiologia ou gnoseologia (do grego gnosis, “conhecimento”, e logos, “discurso”) está relacionada ao ato de conhecer, a partir da relação entre dois elementos:

o SUJEITO – aquele que conhece (ser cognoscente)

o OBJETO – aquilo que pode ser conhecido (cognoscível)

Partindo disso, é possível conhecer algo e entender formas distintas para o conhecimento, ou melhor, para a apreensão do objeto.

Filosofia Moderna

A filosofia moderna é uma tendência ideológica que surgiu no século XV e prevaleceu até ao século XVIII, marcando a transição do pensamento medieval (antes aquele centrado na fé cristã) para a reflexão do saber humano e do valor da razão.

O início do pensamento moderno se deu nos filósofos René Descartes e Galileu Galilei, deixando para trás as ideias de Aristóteles e abrindo caminho para a possibilidade de explicação a partir da ciência.

Neste contexto, o fim da Idade Média trouxe muitas descobertas científicas, mas também trouxe enormes mudanças culturais na Europa, que suscitaram fortes repercussões no meio artístico e noutras áreas do conhecimento.

Naquela época, embora muitos traços clássicos da Idade Média tenham sido mantidos, novos paradigmas surgiram, como a ideia do ser humano como centro do universo – o antropocentrismo.

Assim, podemos dizer que as novas formas de pensar criadas a partir do Renascimento e difundidas pelo Humanismo colaboraram então para a consolidação do período conhecido como Filosofia Moderna.

Principais filósofos

Como principais filósofos nós temos esses quatro, veja:

René Descartes (1596-1650)

É o filósofo com maior probabilidade de cair no Enem. Conhecida como a frase “Penso, logo existo”, os pensadores são céticos em relação aos sentidos e aos valiosos conhecimentos dominados pela razão.

Ele criou o método cartesiano, que segue as regras de evidência, análise, ordem e enumeração. Descartes é considerado o “pai da filosofia moderna” e faz parte da tendência do racionalismo.

Thomas Hobbes (1588-1679)

Empirista que defende a ideia de que não existe representação e compreensão mental sem experiência prévia. 

Ele é o defensor da monarquia e acredita que os seres humanos têm tendências malignas e, portanto, requerem uma forte intervenção por meio da lei.

Criador da frase “O homem é o lobo do homem”, ele acredita que a humanidade precisa se livrar desse estado natural e depois se conectar com a sociedade.

David Hume (1711-1776)

Tinha fortes argumentos céticos, o que causou grande repercussão na época. Chegou a ser acusado de heresia pela Igreja Católica e foi um grande crítico do racionalismo.

Para ele, o conhecimento estava relacionado às impressões sensoriais, como a visão, o tato, a audição, o olfato e o paladar, e as ideias que surgem na consciência.

Jean Jacques Rousseau (1712-1778) 

Considerado um dos mais renomados pensadores do Iluminismo, Rousseau tinha uma tese de que o ser humano viveria melhor em seu estado natural, em liberdade.

Era contrário aos ideais de Hobes e acreditava que as leis, o governo e a moral instituída na sociedade corrompia o homem.

E esses foram os assuntos que mais caem no Enem e ENAE de Sociologia e Filosofia, se prepare com o nosso app de estudos o Preparaê e acesse já! Ele é 100% GRATUITO  e online! Conheça mais sobre ele a seguir.

Preparaê

O Preparaê é um aplicativo desenvolvido para você estudar para o ENAE e Enem.

Baixar Preparaê para IOS

Baixar Preparaê para Android

Assim como o ENAE, o aplicativo de estudo também é 100% gratuito e possui os melhores conteúdos da internet:

  • Questões do Enem de 2009 a 2019: responda às questões das últimas provas, testando seu conhecimento.
  • Videoaulas para cada determinado assunto: as melhores vídeo aulas de até 30min.
  • Redação nota 1000: veja as redações que receberam nota máxima e se inspire.
  • Redação Comentada: indique seus amigos e ganhe a sua.

E claro que no nosso app tem um espaço onde você pode e deve acompanhar seu desempenho por dia, semana e mês. Ótimo, não é?

O aplicativo está disponível para IOS e para Android. 😋

Enem 2021

O Enem é a principal forma de ingresso no ensino superior brasileiro. Isso porque é utilizado como processo seletivo para universidades públicas e projetos governamentais como Sisu, Prouni e Fies.

A prova do Enem é composta por 180 questões de múltipla escolha, além de uma redação contendo o texto de prova da redação. Tudo isso foi concluído em dois dias de avaliação, com no máximo 5h30 em cada dia de avaliação.

O teste cobre as seguintes áreas de conhecimento:

  •  
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  •  
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia
  •  
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Língua 
  • Estrangeira (espanhol ou inglês), Literatura, Educação Física, Artes, 
  • Tecnologias da Informação e Comunicação
  •  
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática
  •  
  • Além da redação que possui texto dissertativo-argumentativo

A divisão das provas do Enem é feita desta forma:

1º dia: Redação, 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 questões de Ciências Humanas.

2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza, 45 questões de Matemática.

Quer ter mais dicas de estudo e saber o que vai cair no Enem, além de Filosofia e Sociologia? Então é só acompanhar o Blog do Amigo! Por aqui você sempre encontra os melhores conteúdos para ficar por dentro do mundo da educação. :feliz:

Esperamos que você goste de todo o conteúdo de Sociologia e Filosofia para Enem e ENAE disponíveis aqui, e caso tenha alguma dúvida, pode deixar nos comentários que responderemos.

Ah, não se esqueça de nos seguir nas redes sociais, onde postamos algumas dicas importantes de aprendizado para um melhor desempenho!

Siga todas as nossas redes sociais e aproveite:

Instagram

Twitter

Facebook

TikTok