A gente sabe que muitas pessoas não têm condições financeiras para arcar com as despesas e mensalidades da faculdade. Nesse caso, o financiamento estudantil privado pode ser uma opção para que o estudante consiga pagar o seu curso superior
Fique conosco e entenda mais sobre como financiar as mensalidades da sua faculdade.
Navegue pelo conteúdo:
O que é o financiamento estudantil?
O financiamento estudantil é um crédito universitário oferecido por instituições financeiras para que o estudante tenha condições para ingressar no ensino superior. Atualmente, existe o financiamento estudantil público e privado.
Em ambos os casos, eles têm a mesma finalidade: fazer com que as pessoas tenham acesso ao ensino superior por meio de faculdades privadas. No caso do financiamento estudantil público, os estudantes podem contar com o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), sendo o mais buscado e também o mais concorrido. Enquanto no financiamento estudantil privado, os estudantes podem recorrer a bancos e fintechs, como o Pravaler.
Como funciona o financiamento estudantil privado?
Justamente por existirem diversos tipos de financiamento estudantil privado, cada um tem a sua particularidade, tais como taxa de juros, contratos e requisitos.
Como exemplo de como financiar uma faculdade particular, citaremos financiamento de bancos privados, financiamentos próprios de faculdades privadas e financiamento do Pravaler. Esses são alguns dos responsáveis por realizar o sonho de diversas pessoas em relação aos estudos.
Quer conhecer mais sobre o Pravaler? Vem entender a história desse financiamento estudantil privado que já beneficiou mais de 300 mil alunos!
Diferença entre financiamento estudantil e bolsa de estudo
A bolsas de estudo se diferenciam dos programas de financiamento estudantil porque não caracterizam relação de empréstimo, ou seja, o beneficiário não tem que arcar com os custos de sua participação no programa.
Na maioria das vezes, as bolsas são distribuídas de acordo com critérios de avaliação de desempenho. Assim, as instituições podem oferecer esse benefício para atrair talentos para seus cursos, premiando os alunos com as maiores notas, seja no vestibular, seja no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou até em seus exames internos, quando o aluno já está matriculado. É possível que a bolsa seja oferecida para o candidato que tenha se destacado dentro de um semestre ou ano.
Os programas de bolsa de estudos costumam ser oferecidos pelas próprias faculdades, mas existe uma opção oferecida pelo governo federal, que é o Prouni (Programa Universidade para Todos). Veja aqui como funciona o Prouni.
Outra opção é o Amigo Edu, que oferece descontos de até 80% em instituições de ensino superior, incluindo cursos de graduação, pós-graduação e técnicos. Para se inscrever, basta:
- Acessar o site e fazer a busca desejada;
- Preencher todo o cadastro;
- Realizar o pagamento;
- Concluir a matrícula.
Atualmente, são mais de 300 instituições de ensino parceiras, com 26 mil alunos já beneficiados.
Opções de financiamento estudantil privado
Há mais de uma opção de financiamento estudantil privado no mercado. Por isso, algumas pessoas podem ficar confusas durante uma pesquisa sobre eles. Então, falaremos sobre os três mais buscados.
Financiamento de bancos privados
A primeira opção de financiamento estudantil privado é por meio de bancos privados. Nessa modalidade, parte do processo é feito online, enquanto outras etapas requerem a presença do estudante em uma agência do banco. Porém, antes de realizar a simulação, certifique-se que a sua instituição de ensino é conveniada ao banco.
Após a aprovação do financiamento estudantil para o curso e universidade desejada, o valor será debitado automaticamente da sua conta corrente após 30 dias da firmação do contrato ou você receberá boletos bancários para pagamento mensal.
Vale lembrar que, a cada período da faculdade, o estudante deverá consultar o banco sobre a necessidade de realizar uma renovação do financiamento estudantil e se precisará passar por nova análise de crédito.
Financiamento de faculdades privadas
Outra opção são as faculdades que oferecem seu próprio financiamento estudantil privado. Isso, no entanto, ainda não é muito comum. Quando há essa opção, pode ser mais fácil aderir ao financiamento, já que ele é feito dentro da própria instituição e garante menos burocracia.
Em alguns casos, o financiamento é feito da seguinte maneira: o estudante paga uma menor parcela do curso mensalmente, e o restante após se formar.
Financiamento do Pravaler
A terceira opção de financiamento estudantil é pelo Pravaler. Trata-se do maior programa de financiamento estudantil privado do Brasil, que já ajudou mais de 200 mil estudantes a terem acesso à educação superior no Brasil. São mais de 500 instituições de ensino parceiras que oferecem diversos cursos.
O processo é feito todo pela internet: no simulador do Pravaler, você faz seu cadastro, informa sua instituição e curso de preferência, confere as condições de acordo com sua análise de crédito e finaliza sua solicitação. Posteriormente, você deverá enviar os seus documentos solicitados e o do seu garantidor.
Vale lembrar que a contratação é semestral. Portanto, você deve solicitar a renovação do seu financiamento estudantil privado a cada 6 meses.
Como funciona o pagamento no Pravaler?
No Pravaler, por exemplo, você paga o valor de 6 meses em 12 meses. Ou seja, em um curso superior de 4 anos, você terá 8 anos para pagá-lo.
Como ser aprovado no financiamento estudantil do Pravaler?
Para participar do Pravaler, uma das exigências é a existência de um garantidor, que funciona como um fiador. Essa pessoa precisa ter renda de pelo menos um salário-mínimo e não pode ser garantidor de outro participante do programa.
Além do garantidor ter que comprovar renda de pelo menos um salário-mínimo, o aluno também tem que comprovar renda mínima de 2,5 vezes o valor da mensalidade do curso escolhido.
Para atingir essa renda, é possível juntar os ganhos do aluno e do garantidor, ou apenas do garantidor. No financiamento estudantil privado do Pravaler, também é imprescindível que o nome do aluno e do garantidor estejam limpos no SPC e SERASA, além de apresentarem o CPF em situação regular.
Por fim, para ter direito ao Pravaler, o financiamento estudantil privado deve ser feito apenas para um curso, independente dele ser uma graduação ou pós-graduação. Os documentos exigidos são:
- Cópia do RG;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda do aluno e do garantidor;
- Comprovante de residência do aluno e do garantidor.
Assim que o seu cadastro for realizado, o prazo de validade é de 90 dias. Ou seja: é nesse período que a sua instituição deverá confirmar os seus dados acadêmicos..
Como encontrar a melhor opção de financiamento?
São muitas as opções de financiamento estudantil privado. Por isso, antes de assinar qualquer contrato, certifique-se de que você pesquisou várias opções, procurou saber mais sobre as empresas de financiamento e sobre os seus valores.
Atente-se, também, ao prazo e valores das mensalidades do curso. Vale a pena investir algum tempo estudando o quanto você pode e consegue pagar mensalmente, mesmo com a ajuda do financiamento estudantil privado.