Bora mapear esses estudos? Aqui neste post você vai encontrar os assuntos que mais caem no Enem da matéria de Geografia! Preparado? Então acompanhe o texto.

Geografia Agrária

A Geografia Agrária é o primeiro assunto que mais cai nas provas de Geografia do Enem. Ela estuda a terra e suas formas de exploração e cultivo, falando então sobre o desenvolvimento da agricultura. O nascimento dessa ação se iniciou na Pré-História, quando o homem entendeu que criar plantas e domesticar animais era fundamental para a sobrevivência.

A agricultura é a base para todo o desenvolvimento humano, econômico e urbanístico das sociedades. Todos os sistemas políticos e sociais como o feudalismo, capitalismo, socialismo, entre outros, em um momento se apoiaram nessa prática para expandir seus territórios e comércio. 

Meio Ambiente

As atividades humanas sempre causaram algum tipo de impacto ao meio ambiente, no entanto, esse processo tem se intensificado nos últimos séculos, visto que o modo de produção e consumo está reduzindo cada vez mais a quantidade e a qualidade dos recursos naturais. Sendo assim, é necessária uma mudança de comportamento para a manutenção da vida, e o primeiro passo para isso é nos conscientizarmos que também fazemos parte do meio ambiente.

Portanto, o conceito de meio ambiente não se limita aos aspectos naturais, sendo caracterizado como a interação entre o meio biológico (fauna, flora, microorganismos, etc.), fatores físicos (atmosfera, solo, rocha, água) e meio social e econômico. Todos esses elementos interagem entre si, configurando o espaço.

O problema é que essa relação nem sempre é harmônica, pois os impactos ambientais decorrentes das ações antrópicas têm sido frequentes. A ganância humana está provocando a destruição de florestas, a redução da biodiversidade, o aquecimento global, o derretimento das calotas polares, a poluição das águas, do solo, da atmosfera, entre outros desastres ambientais.

Questões Econômicas e Globalização

De um modo geral, a globalização é vista como um processo de integração mundial e de relações mútuas, envolvendo economia, cultura, informação e, claro, a movimentação de pessoas. Considerando que as áreas remotas, antes consideradas isoladas umas das outras, foram totalmente integradas, a difusão e o avanço dos meios de transporte e comunicação têm facilitado esse fenômeno.

O termo globalização, embora considerado por muitos como um processo gradual iniciado com a expansão marítima europeia, não se espalhou no meio intelectual até a década de 1980. Portanto, sua integração ocorreu na segunda metade do século XX. A difusão do neoliberalismo, a difusão da tecnologia, a integração econômica e comercial entre países, a formação e expansão de grupos econômicos e o fortalecimento de instituições internacionais como a OTAN e as Nações Unidas.

Geografia Física

A Geografia Física é o terceiro assunto que mais cai nas provas do Enem. Um ramo dedicado à análise dos elementos naturais do espaço terrestre. Abrange as características, dinâmica e elementos naturais da terra, como clima, formas de relevo, geologia, topografia, vegetação, hidrologia, etc.

É importante esclarecer que a geografia humana e a geografia física estão diretamente relacionadas, pois os aspectos naturais afetam as humanidades e vice-versa. Portanto, a combinação desses dois campos de pesquisa é responsável por analisar a organização do geoespacial, que é o principal objeto de pesquisa da geografia.

Essa divisão tem a característica única de promover a pesquisa do usuário e não impede a possibilidade de uma abordagem crítica do assunto. Portanto, esta seção é composta por textos como biosfera, formato da terra, classificação do relevo, estação, bacia hidrológica, deriva continental, eclipse solar, fenômeno El Niño, tipo de vegetação, etc.

Geografia Urbana

A Geografia Urbana é um campo da Geografia Humana, que estuda o ambiente urbano e as cidades sob todos os aspectos: história, características, processo de desenvolvimento, etc. 

Por exemplo, além da forma como as comunidades, parques e distritos comerciais são organizados nas cidades, o comportamento da população e como eles se reproduzem podem ser explicados pela geografia urbana.

A diferença entre a Geografia Urbana e a Geografia Humana é que a última enfoca a relação entre uma pessoa e o ambiente em que vive, seu comportamento, uso e transformação do espaço. O primeiro está relacionado a outros aspectos da pesquisa geográfica, como geografia dos transportes, geografia econômica e demografia. Além de envolver arquitetura, urbanismo, demografia, cartografia e outros saberes.

Entre os principais conceitos da Geografia Urbana existem dois que precisam ser compreendidos corretamente, pois são utilizados como sinônimos: cidade e meio urbano.

Meio urbano ou espaço urbano é definido como a área formada por um grupo populacional com habitações justapostas, como áreas residenciais (casas e edifícios) e industriais, com atividades e práticas econômicas, sociais e culturais. Cidade pode ser conceituada com uma área urbanizada onde reside um grupo de pessoas com espaços destinados às mais diversas atividades, sejam industriais, culturais, moradia ou financeiras.

E aí, estudante, o que achou desse resumão de Geografia para o Enem? Gostou? Aproveite e monte seu cronograma de estudos para começar a estudar agora mesmo!