Hoje é dia de hablar español ou speak English. Hoje é dia de revisar os assuntos que mais caem no Enem quando o assunto é língua estrangeira: inglês ou espanhol. 

Provavelmente você já escolheu uma dessas duas matérias para ser sua matéria de língua estrangeira no Enem. Então para te ajudar esse é um resumão de Inglês e de Espanhol para Enem e ENAE. Confere só:

Inglês

Para quem escolheu Inglês como língua estrangeira no Enem, esses são os 5 assuntos que mais caíram nas provas dos últimos anos:

Leitura e Interpretação de Textos

Leitura e interpretação de texto são primordiais para mandar bem no Enem e no ENAE. Por isso, separamos a principal técnica para te ajudar nessa missão: a identificação de cognatos, de palavras repetidas e de pistas tipográficas. 

Quando temos um texto, é preciso pensar na idéia geral do texto e utilizar duas outras técnicas bastante úteis: skimming e scanning.

Cognatos

Os cognatos são palavras bem parecidas com algumas palavras do Português. São chamadas de palavras transparentes. E também existem os falsos cognatos, que são palavras que achamos que é alguma coisa, mas na realidade não é. Então fique atento!

Leitura e Interpretação de Cartuns, Tiras e Charges

É claro que as charges, cartuns e tirinhas serão cobradas no Enem e ENAE. São gêneros textuais que possuem caráter humorístico e realizam o uso da linguagem verbal e não verbal. Assim, o texto escrito e imagens compõem os sentidos desses gêneros.

Apesar de terem o mesmo caráter humorístico, eles têm algumas diferenças entre si.

Algo que é válido lembrar é que na Língua Inglesa, as características dos gêneros não se alteram, então, é necessário saber diferenciá-los e entender os seus objetivos.

A charge fala sobre temas políticos, econômicos ou do meio social e possui um ar  satírico e irônico. Nela, sempre vão aparecer personagens em um determinado tempo e espaço.

Já o Cartum, diferente da charge, não está localizado em devido tempo e espaço, sendo ele atemporal. Aqui o comportamento humano e as relações são apresentadas de forma humorística e crítica, os personagens podem ser pessoas comuns e estarem situados em qualquer lugar. O cartum pode mostrar, também, somente a presença da linguagem não verbal.

E as tirinhas se apresentam como uma história em quadrinhos mais curta e geralmente aborda críticas sociais. Nas tirinhas aparecem personagens que normalmente são apresentados em sequência e as histórias podem ter continuidade.

ingles enem

Domínio Lexical

Domínio Lexical trata da quantidade de palavras que você tem salvo no cérebro e, claro, a compreensão do significado dessas palavras em frente ao contexto.

Conhecer um grande número de palavras de certa língua estrangeira não significa que estamos em um nível avançado dessa língua. Saber palavras de forma avulsa não é o suficiente, por isso é preciso conhecê-las e poder construir significados com elas, para assim, entendê-las dentro de um contexto.

As palavras, ou seja, os nossos vocábulos, precisam estar dentro de um contexto, dentro de uma frase, para assim fazer sentido para o estudante. Por isso, não é o número de palavras que influencia diretamente o nosso poder de comunicação. 

Análise e Interpretação de Poemas e Canções

Geralmente esses gêneros dão as caras com uma crítica ou reflexão em relação a um tema de cunho social, trazendo alertas como, por exemplo, questões de gênero, cultura, língua, racismo e desigualdade social.

Esses poemas e canções em uma língua estrangeira também podem fazer parte do seu repertório sociocultural. Por isso, conhecer músicos(as) e autores(as) de língua inglesa pode ser muito útil no momento de ler e interpretar essas questões. 

Identificação da Função do Texto

Aqui é preciso saber diferenciar a função dos textos nos diferentes meios de escrita, como cartas, e-mails, blogs, mensagens, notícias, enciclopédia, receitas culinárias, etc.

Por exemplo: os jornais. Quais são as características das notícias de  um jornal? Como ele se comunica com você? Se você acha que a linguagem narrativa é para informar fatos que aconteceram, você está certo!

E a receita culinária, por que é considerada um tipo de texto? Porque sua função é orientar o leitor no preparo das refeições. E assim por diante. 

Agora que você já sabe os assuntos que mais caem na prova de Inglês do Enem, vamos passar para o Espanhol.

Espanhol

espanhol enem

Leitura e Interpretação de Textos

Da mesma forma que no Inglês, para entender como esse assunto cai nas provas de Espanhol do Enem, primeiro é preciso entender as regras gramaticais e, principalmente, os falsos cognatos.

Falsos Cognatos

Como falamos anteriormente na matéria de Inglês, os falsos cognatos são palavras com grafia ou pronúncia parecida com as de outros idiomas. Porém, apesar da semelhança na escrita e fonética, elas apresentam significados totalmente diferentes.

E no Espanhol isso pode ser bem mais complicado do que no Inglês, então entre os muitos exemplos trouxemos alguns para você entender mais sobre o que estamos falando, confira:

  • Aceite (azeite, óleo)
  • Aderezo (tempero)
  • Basura (lixo)
  • Ciruela (ameixa)
  • Despido (demissão)
  • Embarazada (grávida)
  • Jubilado (aposentado)
  • Taller (oficina)

Artigos definidos e indefinidos 

Os artigos definidos e indefinidos em Espanhol são utilizados na identificação de gênero, sendo eles masculino e feminino. 

O artigo masculino no singular, “el (los)”, por exemplo, sempre aparece na presença de substantivos. Já o artigo neutro e invariável “lo” deve ser acompanhado por adjetivos, advérbios, preposições e do pronome relativo “que”. 

Advérbios e adjetivos

Assim como as formações verbais, substantivos e pronomes, os advérbios e adjetivos em Espanhol sempre aparecem nos textos. No primeiro caso, mostram outras circunstâncias, como tempo, lugar, modo, intensidade e ordem. Já no segundo, atribuem características aos objetos, pessoas e coisas nomeadas pelos substantivos. 

Dicas para uma boa interpretação de texto em Espanhol

Para se dar bem no momento da interpretação, conheça algumas dicas que podem servir para qualquer tipo de avaliação, especialmente a do Enem.

  • Leia o texto, enunciado e as opções de resposta com muita calma. Volte ao texto caso precise quantas vezes você achar necessário para escolher a resposta correta. 
  • Quando for interpretar um texto em Espanhol, prefira ler frases completas. Pois assim você não perde tempo traduzindo cada palavra e vai entender o sentido das que ainda não fazem parte do seu vocabulário. 
  • Tenha muito cuidado com os falsos cognatos. Como vimos, algumas palavras parecem, mas não são iguais ao Português. 

Semântica e Domínio Lexical

Aqui a Semântica e o Domínio Lexical também são muito importantes! Então tirar um tempo para estudar novas palavras e entender como deve aplicar elas, é essencial para uma boa nota!

Análise de Texto Literário em Prosa

O que diferencia um texto literário é a emoção que deve provocar no leitor. Sua função é representar a realidade de uma forma poética, através dos olhos do autor.

Por isso, é um texto que traz conotações, uma linguagem preocupada com a estética e sua forma de expressão. Os textos literários podem ser agrupados em narrativos, dramáticos e líricos.

Os textos literários narrativos têm um narrador que conta ao leitor uma história que ocorreu em um certo e curto espaço. Exemplos: fábulas, epopeias, romances, contos, crônicas e ensaios.

Textos literários dramáticos são projetados para serem encenados de maneira teatral e por meio da fala dos personagens, o leitor compreenderá. Exemplo: autos, comédias, tragédias, tragicomédias e farsas.

Identificação de Função do Texto

Os tipos textuais são modelos fixos. Cada texto tem uma linguagem e estrutura. Os gêneros textuais se encaixam nos tipos textuais de acordo com suas características.

Os tipos textuais são estes: narrativo, descritivo, dissertativo expositivo, dissertativo argumentativo, explicativo injuntivo e explicativo prescritivo.

Veja a seguir as principais características de cada um:

  • Narrativos: apresentam ação de personagens no tempo e no espaço.
  • Descritivos: têm a função de relatar (pessoa, objeto, lugar, acontecimento).
  • Expositivos: expõem determinada ideia por meio de definição, conceituação e informação.
  • Argumentativos: expõe um tema ou assunto por meio de argumentação.
  • Injuntivos: são usados para persuadir o interlocutor.
  • Prescritivos: são referentes às leis.

Análise e interpretação de poemas e canções

Nesse assunto ele se refere a basicamente a mesma coisa quando falamos de Inglês, então só para recordar, normalmente esses gêneros aparecem em nossos vestibulares, sempre uma face crítica e pensativa em relação a uma de natureza social , alertando, por exemplo, sobre questões de gênero , de cultura, linguagem, racismo, desigualdade social.

Estes poemas e canções em língua estrangeira podem fazer parte do seu repertório sociocultural , conhecer músicos de autores falantes de inglês pode ser muito útil para ler e interpretar essas questões.

Agora que você já sabe o que é importante estudar de Inglês e Espanhol, não perca mais tempo e acesse já o nosso App GRATUITO de estudos o Preparaê! Conheça mais sobre ele a seguir.

enae 2021

Preparaê

O Preparaê é um aplicativo desenvolvido para você estudar para o ENAE e Enem. Por lá você pode resonder todas as questões de Inglês e Espanhol que caíram nas ultimas provas do Enem.

Baixar Preparaê para IOS

Baixar Preparaê para Android

Assim como o ENAE, o aplicativo de estudo também é 100% gratuito e possui os melhores conteúdos da internet:

  • Questões do Enem de 2009 a 2019: responda às questões das últimas provas, testando seu conhecimento.
  • Videoaulas para cada determinado assunto: as melhores vídeo aulas de até 30min.
  • Redação nota 1000: veja as redações que receberam nota máxima e se inspire.
  • Redação Comentada: indique seus amigos e ganhe a sua.

Tudo isso acompanhado de um ambiente onde você pode e deve acompanhar seu desempenho por dia, semana e mês. Incrível, né?

O aplicativo está disponível para IOS e para Android. 😎

Enem 2021

O Enem é a principal forma de ingresso no ensino superior brasileiro. Isso porque ele é utilizado como processo seletivo para universidades públicas e programas do governo, como o Sisu, Prouni e Fies

A prova do Enem é composta de 180 questões de múltipla escolha, além de uma redação que possui o texto dissertativo-argumentativo. Tudo isso é feito em dois dias de avaliação de até 5h30 de duração cada. 

As prova engloba as seguintes áreas do conhecimento:

  •  
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  •  
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia
  •  
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Língua 
  • Estrangeira (espanhol ou inglês), Literatura, Educação Física, Artes, 
  • Tecnologias da Informação e Comunicação
  •  
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática
  •  
  • Além da redação que possui texto dissertativo-argumentativo

A divisão das provas do Enem é feita desta forma:

1º dia: Redação, 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 questões de Ciências Humanas.

2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza, 45 questões de Matemática.

Quer ter mais dicas de estudo e saber o que vai cair no Enem, além de Inglês e Espanhol? Então é só acompanhar o Blog do Amigo! Por aqui você sempre encontra os melhores conteúdos para ficar por dentro do mundo da educação.

Esperamos que você tenha curtido todos os conteúdos disponibilizados nesta matéria, caso você tenha qualquer dúvida pode deixar aqui nos comentários que responderemos. 

Ahh e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais, por lá postamos diversas dicas de estudo essenciais para um melhor desempenho!

Siga todas as nossas redes sociais e aproveite:

Instagram
Twitter
Facebook
TikTok