Muito mais que uma profissão, o jornalismo é uma área da comunicação e ofício que molda a opinião pública e informa as pessoas sobre fatos que acontecem no Brasil e no mundo. São profissionais formados no curso de jornalismo que dedicam suas vidas para contar história, investigar e desvendar acontecimentos, além de dar voz e espaço a diversos grupos sociais.
Mas você sabia que entre muitas celebridades conhecidas na mídia, algumas são formadas em jornalismo e trilharam seus primeiros passos na carreira atuando como jornalista? Sim! Muitos famosos que brilham, seja na televisão ou nos palcos, têm formação nessa área da comunicação social.
Neste artigo você vai conhecer um pouco da trajetória de algumas personalidades, e vamos mostrar como o jornalismo serviu como base de sucesso para diferentes áreas e carreiras. Vamos nessa? Boa leitura!
Navegue pelo conteúdo:
Famosos que se formaram em jornalismo
A seguir você confere uma lista com mais de 10 personalidades formadas em Jornalismo. Ao longo do conteúdo você vai perceber que boa parte deles não atuam na área hoje em dia, mas que iniciaram sua carreira como jornalistas.
Glória Maria
Conhecida por suas reportagens destemidas e entrevistas marcantes, Glória Maria é conhecida como a “Rainha da TV Brasileira”. Iniciou sua carreira como repórter na Rede Globo em 1977, e se formou em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) em 1970.
Glória Maria conquistou o público com sua simpatia, profissionalismo e principalmente, pelo seu talento em contar histórias. A jornalista morreu em 2023 aos 73 anos.
Sandra Annenberg
Apresentadora, jornalista e escritora, Sandra Annenberg é um dos nomes mais importantes da comunicação brasileira. Se formou em jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (Fiam/SP) em 1994.
Sandra começou a construir sua carreira como jornalista muito cedo. Tornou-se repórter aos 14 anos no programa ‘Crig-Rá’, da TV Gazeta. Aos 15, começou a trabalhar como apresentadora no programa ‘Show do Esporte’ na TV Bandeirantes, e no ano seguinte, comandou o infantil ‘TV Criança’.
Ao longo desse período, Sandra também começou atuar em alguns trabalhos como atriz. Em 1990 aceitou um convite do SBT para participar de uma novela em seu último trabalho. Dos palcos para a bancada, a jornalista decidiu investir no curso de jornalismo ainda na década de 90. Em 1993, foi convidada para trabalhar no Fantástico ao longo de Celso Freitas e Fátima Bernardes.
Também atuou como correspondente em Londres, já realizou coberturas de grandes eventos da história brasileira, e hoje segue trabalhando na Rede Globo de Televisão.
Ricardo Boechat
Nascido na Argentina, Ricardo Boechat começou a sua carreira como jornalista trabalhando em grandes veículos de imprensa no Brasil, como TV Globo e TV Band. Ele foi criado em Niterói, no Rio de Janeiro e era filho de um diplomata brasileiro e uma argentina.
Durante sua trajetória no jornalismo, Ricardo já atuou como repórter, âncora e comentarista. Era conhecido por sua inteligência, articulação e capacidade de desenvolver análise crítica enquanto jornalista.
O jornalista morreu em 2019 em um trágico acidente de helicóptero em São Paulo.
Caco Barcellos
Pioneiro do jornalismo investigativo do Brasil, Caco Barcellos é um dos nomes mais influentes da comunicação no país.
Formado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Caco Barcellos começou sua carreira como repórter aos 22 anos na capital gaúcha, em 1972. É autor de diversos livros famosos, como Rota 66, além de documentários.
Entrou para a Globo na década de 80 e soma mais de 40 anos de carreira. É apresentador e diretor do programa jornalístico Profissão Repórter.
Roberto Marinho
O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu em 1904 no Rio de Janeiro. Seu pai, Irineu Marinho, era jornalista e fundou os jornais A Noite, em 1911 e O Globo, em 1925.
Com a morte de seu pai, Roberto Marinho teve que assumir o cargo de diretor-redator-chefe do jornal O Globo aos 26 anos. Ao longo da história, o jornalista investiu em produção de conteúdo de qualidade da programação, e criou os Estúdios Globo, anteriormente chamado de Projac.
Roberto Marinho morreu em agosto de 2003, vítima de uma embolia pulmonar.
Vladimir Herzog
Vladimir Herzog foi um jornalista e professor brasileiro de origem iugoslava, nascido em 1937 na Croácia. Chegou ao Brasil em 1942, acompanhado da sua família que fugia dos conflitos da Segunda Guerra Mundial.
Herzog foi correspondente, atuou como editor e produtor de diversos programas ao longo da sua carreira. Em 1975, assumiu o cargo de chefe de redação do Departamento de Jornalismo da TV Cultura. Mas, ainda no mesmo ano, teve sua trajetória interrompida. Vladimir foi torturado e assassinado durante a ditadura militar no Brasil.
Esse fato gerou grande comoção nacional e internacional, e ficou conhecido como “Caso Herzog”. Até hoje, Vladimir é um símbolo da liberdade de expressão e é sempre mencionado na faculdade de jornalismo.
Rachel de Queiroz
Rachel de Queiroz foi uma escritora brasileira e a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras e a primeira mulher a receber o Prêmio Camões. Nasceu em 1910 em Fortaleza, Ceará, e faleceu em 2003 no Rio de Janeiro.
Sua carreira no jornalismo começou bem cedo, aos 15 anos de idade, como redatora para o jornal “O Ceará”. Mais tarde, mudou para o Rio de Janeiro onde trabalhou em diversos veículos de notícia, entre eles “O Globo”, “Diário de Notícias” e “A Manhã”.
Além da sua atuação como jornalista, Rachel de Queiroz era também escritora, entre as obras mais importantes destacam-se “João Miguei”, “Caminho de Pedras” e “As Três Marias”.
Fátima Bernardes
Fátima Bernardes é uma renomada jornalista e apresentadora brasileira, nascida na década de 60 no Rio de Janeiro. Formou-se em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e começou sua carreira como repórter em 1983, na Rádio Nacional. Depois, iniciou sua trajetória na TV Globo onde atuou como repórter, apresentadora e editora.
Além da sua carreira como jornalista, Fátima Bernardes é também autora de livros.
José Luiz Datena
José Luiz Datena é jornalista e apresentador, original de Ribeirão Preto, São Paulo. Começou sua carreira como repórter policial na sua cidade natal. Atuou em programas de rádio antes de migrar para a televisão.
Sua trajetória profissional na TV iniciou na TV RP (atual EPTV). Posteriormente, ao mudar para São Paulo, começou a trabalhar em programas de grandes emissoras como SBT e Record.
Datena ganhou notoriedade como apresentador do programa “Cidade Alerta”, e ficou conhecido por sua abordagem polêmica ao detalhar os acontecimentos do cotidiano, principalmente aqueles que envolviam violência e criminalidade.
Hoje, Datena trabalha na TV Bandeirantes como apresentador do “Brasil Urgente”.
Taís Araújo
Conhecida por sua carreira artística na televisão brasileira, Taís Araújo é uma grande personalidade reconhecida, principalmente, pelas novelas em que protagonizou.
Desde muito nova, Taís Araújo tinha desenvoltura para carreira como atriz. Trabalhou em grandes projetos e em 2008 se formou em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, mas nunca chegou a exercer a profissão, e optou por seguir sua trajetória artística.
Marcelo Adnet
Marcelo Adnet é outra personalidade com formação em jornalismo, mas que nunca exerceu a profissão. É conhecido pelo seu trabalho humorístico e uma carreira sólida ligada ao entretenimento.
Adnet já participou de diversos programas de televisão onde conseguiu mostrar todo seu talento na comédia e na improvisação. Também já atuou em filmes e peças teatrais de humor.
Fiorella Mattheis
Nascida em 1988 no Rio de Janeiro, Fiorella Mattheis é uma atriz e apresentadora brasileira. Iniciou sua carreira artística muito nova atuando como modelo aos 16 anos.
Na televisão, estreou em 2004 na novela “Malhação”, da TV Globo, e de lá para cá, participou de diversas produções televisivas. Formou-se em jornalismo em 2013 pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro, mas não trabalha na área atualmente.
Fernanda Lima
Fernanda Lima nasceu em 1977 em Porto Alegre. Iniciou sua carreira aos 14 anos como modelo e logo se destacou nas passarelas e em campanhas publicitárias. Na TV, sua história começou no fim da década de 90, quando foi convidada para fazer um teste como apresentadora temporária no programa “Mochilão” da MTV, quando ainda cursava jornalismo.
Wagner Moura
Famoso por sua carreira no cinema, atuando em filmes, séries e novelas, como Tropa de Elite e Narcos, Wagner Moura é, na verdade, formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), sua terra natal, apesar de não atuar na área.
Além dos trabalhos como ator, Wagner Moura também já se aventurou na direção e produção cinematográfica, e hoje é reconhecido internacionalmente por seu talento e carreira artística.
Jean Wyllys
Jean Wyllys é ex-deputado federal, jornalista e professor universitário natural de Alagoinhas, Bahia. Ficou conhecido e ganhou destaque nacional em 2005 quando participou do reality show Big Brother Brasil.
Além da atuação na política, Jean Wyllys é autor de livros, colunista e figura engajada em causas sociais.
Narcisa Tamborindeguy
Socialite, empresária e grande personalidade da TV brasileira, Narcisa Tamborindeguy nasceu em 1962 no Rio de Janeiro. Pertence a uma família tradicional da alta sociedade carioca, e se tornou umas das figuras mais conhecidas e icônicas do Brasil.
Além do jornalismo, Narcisa também é formada em Direito, mas não trabalha atualmente em nenhuma das áreas.
Nicole Bahls
Nicole Bahls é uma das personalidades mais populares do Brasil. Além de modelo, empresária, ela também é formada em jornalismo, mas não atua na área.
Ganhou destaque nacional ao trabalhar no programa Pânico na TV, onde ficou conhecida por seu carisma, beleza e participação em quadros humorísticos.
Brad Pitt
Brad Pitt é um renomado ator e produtor americano, nascido em 1963 em Shawnee, Oklahoma, Estados Unidos. É destaque no cenário cinematográfico ainda na década de 90 e hoje é um dos principais astros de Hollywood.
Apesar de se encontrar na carreira artística, Brad Pitt é formado em jornalismo, mas nunca obteve o diploma e nem trabalhou na área.
Lily Collins
Lily Collins é uma talentosa atriz e modelo britânica, nascida em 1989 na Inglaterra. Começou sua carreira artística em 2009, com o papel de Emily em “The Blind Side”, porém, só com sua interpretação em “Espelho, Espelho Meu” em 2012 que ganhou destaque internacional.
Apesar do seu talento no cinema, Lily Collins se formou na Universidade do Sul da Califórnia em jornalismo, mas nunca exerceu a profissão.
Carrie Bradshaw
Entre personagens famosos que escolheram ser jornalistas, Carrie Bradshaw, de ‘Sex and the City’ , era colunista renomada no jornal internacional The New York Times. Na trama, ela é retratada como profissional do jornalismo, apesar de não ser o foco central da fama.
Carrie Bradshaw é uma personagem fictícia criada pela escritora Candace Bushnell.
Clark Kent
Clark Kent, o famoso super-herói Superman é um jornalista talentoso e dedicado, que trabalha para o jornal “Daily Planet”, na cidade de Metrópolis.
Embora o jornalismo seja apenas uma parte da vida do personagem de Clark Kent, a sua atuação como repórter muitas vezes desempenhava um papel importante nas suas aventuras como Superman.
Miranda Priestly
Personagem fictícia do livro “O Diabo Veste Padra”, escrito por Lauren Weisberger, Miranda Priestly é uma poderosa editora-chefe de uma revista de moda chamada “Runway”, uma das mais influentes do mundo desse segmento.
A relação da personagem com o jornalismo é mais tangencial. Na trama, é retratada como uma líder bastante exigente, cujo poder e influência moldam, além da revista, as carreiras e vidas daqueles que estão à sua volta.