Você sabe Libras é a Língua Brasileira de Sinais, né? Mas você sabia, que, por exemplo, as línguas de sinais mudam conforme o idioma? Neste post vamos te ensinar tudo o que você precisa saber sobre Libras e ainda algumas dicas de onde você pode começar a estudar de graça!

O que significa Libras?

Bom, como falamos ali em cima, Libras é a sigla para Língua Brasileira de Sinais. Ou seja, é uma forma de comunicação visual, através de gestos e expressões corporais. Ela é considerada uma língua oficial do Brasil desde 24 de abril de 2002, através da Lei nº 10.436. É majoritariamente usada por pessoas surdas e mudas para se comunicar. De acordo com o IBGE, há mais de dez milhões de pessoas com alguma deficiência auditiva no Brasil, então bora falar sobre! O ideal é que ela fosse aprendida por todos, afinal as pessoas surdas e mudas não se comunicam somente entre si. Por isso, vamos te mostrar onde você pode aprender Libras. 😊  

O QUE É

Libras é uma língua universal?

Um erro muito comum é pensar que a língua de sinais é universal, afinal, são só gestos, não é mesmo? Não! Para começo de conversa, é preciso entender que Libras é uma língua e não uma linguagem. Mas qual a diferença de língua e linguagem?

Linguagem: é o ato da comunicação em si, por isso, a linguagem pode ser verbal, não verbal, escrita e assim por diante…

Língua: é sinônimo de idioma, ou seja, um conjunto de palavras e expressões, com regras gramaticais, usadas por um povo.

Com isso explicado, podemos te dizer que Libras é uma língua, pois ela possui uma estrutura gramatical própria. Uma das principais características é a sua organização gramatical, onde cada palavra possui um sinal próprio e as suas orações são mais objetivas e flexíveis, mesmo seguindo o padrão sujeito-verbo-objeto em sua maior parte. E é uma língua ainda mais regional que os próprios idiomas, afinal, cada país possui a sua, mesmo falando idiomas iguais. Da uma olhada:

Brasil
Libras: Língua Brasileira de Sinais

Portugal
LGP: Língua Gestual Portuguesa

Estados Unidos
ASL: American Sign Language (Língua Americana de Sinais)

Inglaterra
BSL: British Sign Language (Língua Britânica de Sinais)

Da próxima vez que ficar na dúvida, basta lembrar do significado da sigla: Língua Brasileira de Sinais.

Onde aprender Libras?

Para quem gosta muito desse assunto e pensa que ele pode até virar profissão, fique sabendo que existe faculdade de Libras! Existe, inclusive, duas opções de cursos superiores:

Letras com habilitação em Libras

A faculdade de Letras com habilitação em Libras é um curso de licenciatura, geralmente de 4 anos, que prepara o aluno a atuar com Libras e Língua Portuguesa para alunos surdos, desenvolvendo um processo de ensino e aprendizagem. Os profissionais formados nesse curso podem buscar vagas como professores, pesquisadores, intérpretes ou assessores. Ou seja, além de escolas, esses profissionais podem atuar também em centros de idiomas, cursos profissionalizantes; empresas públicas e privadas.

Comunicação Assistiva

Já o curso de Comunicação assistida é uma graduação do tipo tecnólogo, e dura em média 2 anos. Esse curso, além de Libras, também aborda o Braile, que é o sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas.  Esse curso ensina técnicas e métodos para ampliar a habilidade de comunicação de pessoas com disfunções. O mercado de trabalho  é muito parecido com o de quem faz o curso de Letras com habilitação em Libras.

Cursos livres de libras

Mas se você quer aprender Libras para ter uma comunicação eficaz e independente com pessoas surdas e mudas, a boa notícia é que existem vários cursos livres e de curta duração, muitos deles gratuitos! Dá uma olhada nesses dois:

Hand Talk

Hand Talk é um aplicativo gratuito que traduz textos para a Língua Brasileira de Sinais. O app é super legal e usar um avatar para interpretar os gestos. Você pode usar tanto para aprender, quanto para se comunicar com algum deficiente auditivo.

USP

A USP disponibiliza aulas online e gratuitas para aprender a Língua Brasileira de Sinais. O curso foi criado para que os alunos tenham contato com conteúdos relacionados à língua de sinais, mas qualquer pessoa pode ter acesso através do Portal e-Aulas USP.

São uma série de videoaulas apresentando um panorama histórico, social e pedagógico sobre o desenvolvimento da língua de sinais, e mais especificamente da Língua Brasileira de Sinais, Libras. 

GOSTOU DO CONTEÚDO? COMPARTILHA COM A GALERA!