Matemática pode ser um assunto difícil para muita gente, por isso, hoje separamos os principais assuntos que mais caem nas provas de Matemática do Enem. Bora conferir?

Então acompanhe o conteúdo!

Geometria

A Geometria é uma parte da Matemática que mais cai nas provas do Enem. É ela que analisa as formas geométricas estudando desde o comprimento até a área e volume. Ela é dividida em três categorias:

  • Analítica 
  • Plana
  • Espacial

A Geometria analítica, que também pode ser chamada de geometria cartesiana, une os conceitos de álgebra a geometria dos sistemas de coordenadas. Os conceitos mais utilizados são o ponto e a reta.

Enquanto a Geometria plana ou euclidiana une os estudos sobre as figuras planas, ou seja, as que não apresentam volume, a geometria espacial estuda as figuras geométricas que possuem volume e mais de uma dimensão.

Razão, Proporção e Escalas

Essas 3 palavrinhas aí são sinônimo do segundo tema que mais cai nas provas de Matemática do Enem.

O que é razão?

A razão é a comparação entre duas grandezas. Ela é calculada a partir da divisão dos dois valores na ordem em que eles são mostrados.

Pense em dois números A e B fazem parte do conjunto de números reais, sendo o B ≠ 0. Isso é representado da seguinte forma:

A razão entre A e B é:

O que é proporção?

A proporção é a igualdade entre duas razões. Ela pode ser usada em vários problemas que envolvem o cálculo de igualdade entre duas razões.

Sempre que temos uma proporção, o produto dos meios será igual ao produto dos extremos.

Se A e B são proporcionais a C e D, então:

Se A e B são proporcionais a C e D, então:

O que é escala?

Podemos definir a escala como a razão entre a métrica linear do desenho e a métrica linear correspondente na realidade. As distâncias apresentadas em mapas, planos e modelos são consideradas representativas, ou seja, representam uma constante de proporcionalidade para conversão em distâncias reais. Os dados expressos no mapa são proporcionais à distância na realidade.

Esses mapas representam países, estados, cidades, zonas terrestres, continentes e outras áreas terrestres. Essa expressão ocorre de forma reduzida, mantendo a relação de tamanho e a proporção dominante.

Aritmética

Aritmética é a área da matemática que mexe com as operações numéricas como a soma, subtração, divisão e multiplicação.

O estudo da aritmética é importante porque, para que seja possível resolver problemas mais complexos, é necessário compreender bem essas quatro operações matemáticas citadas.

Como por exemplo:

23 = 2 x 2 x 2 = 8

42 = 4 x 4 = 16

Gráficos e Tabelas

Em estatística, é muito comum o uso de gráficos para representar dados, que são construídos em duas dimensões, ou seja, gráficos em um plano. Existem muitas maneiras de exibir, principalmente: gráfico de matriz de pontos, gráfico de linhas, gráfico de barras, histograma e gráfico de pizza.

Gráfico de pontos

Também conhecido como gráfico de pontos, é usado quando temos uma tabela de distribuição de frequência, seja ela absoluta ou relativa. O objetivo do gráfico de pontos é apresentar os dados da tabela de forma resumida e ser capaz de analisar a distribuição desses dados.

Gráfico de linha

É usado em situações em que os dados precisam ser analisados ​​ao longo do tempo.Este tipo de gráfico é muito comum em análises financeiras. O eixo da abscissa (eixo x) representa o tempo, que pode ser dado por ano, mês, dia, hora, etc., enquanto o eixo das ordenadas (eixo y) representa outros dados relacionados.

Gráfico de barras

Seu objetivo é usar retângulos de mesma largura e altura para comparar dados de uma determinada amostra. Essa altura deve ser proporcional aos dados envolvidos, ou seja, quanto maior a frequência dos dados, maior a altura do retângulo.

Gráfico de colunas

O estilo é semelhante ao do gráfico de barras e a finalidade é a mesma. Em seguida, use um gráfico de colunas quando o título for curto, para não deixar muito espaço em branco no gráfico de barras.

Gráfico de setor

É usado para indicar que os dados estatísticos estão divididos em setores com um círculo. A área do setor é proporcional à frequência dos dados, ou seja, quanto maior a frequência, maior a área do setor circular.

Funções

A função é uma regra que relaciona cada elemento de um conjunto a um único elemento de outro. O primeiro conjunto é chamado de domínio, e o segundo, contradomínio da função.

A função determina uma relação entre os elementos de dois conjuntos. Podemos definir ela usando uma lei de formação, onde, para cada valor de x, temos um valor de f(x). Chamamos x de domínio e f(x) ou y de imagem da função.

Tipos de funções

As funções podem ser três tipos:

Função injetora ou injetiva

Nessa função, cada elemento do domínio (x) associa-se a um único elemento da imagem f(x). Todavia, podem existir elementos do contradomínio que não são imagem. Quando isso acontece, dizemos que o contradomínio.

Função Sobrejetora ou sobrejetiva

Na função sobrejetiva, todos os elementos do domínio possuem um elemento na imagem. Pode acontecer de dois elementos do domínio possuírem a mesma imagem. Nesse caso, imagem e contradomínio possuem a mesma quantidade de elementos.

Função bijetora ou bijetiva

Essa função é ao mesmo tempo injetora e sobrejetora, pois, cada elemento de x relaciona-se a um único elemento de f(x). Nessa função, não acontece de dois números distintos possuírem a mesma imagem, e o contradomínio e a imagem possuem a mesma quantidade de elementos.

Esses foram os assuntos que mais caem na prova de Matemática do Enem! O que você achou? Não se esqueça aqui nós temos o Preparaê, para te ajudar a ARRASAR nas avaliações.

Preparaê: faça questões de Matemática do Enem

O Preparaê é um aplicativo desenvolvido para você estudar para o ENAE e Enem, totalmente gratuito, baixe agora ele está disponível para Android e IOS!

Baixar Preparaê para IOS

Baixar Preparaê para Android

Assim como o ENAE, o aplicativo possui os melhores conteúdos da internet:

  • Questões do Enem de 2009 a 2019: responda às questões das últimas provas, testando seu conhecimento.
  • Videoaulas para cada determinado assunto: as melhores vídeo aulas de até 30 min.
  • Redação nota 1000: veja as redações que receberam nota máxima e se inspire.
  • Redação Comentada: indique seus amigos e ganhe a sua.

Tudo isso com um ambiente onde você pode e deve acompanhar seu desempenho por dia, semana e mês. Legal, né?

Esperamos que você tenha curtido todos os conteúdos disponibilizados sobre Matemática no Enem, se você tiver qualquer dúvida pode deixar aqui nos comentários que responderemos. 

E não se esqueça de nos seguir nas nossas redes sociais, por lá postamos diversas dicas de estudo essenciais para um melhor desempenho!

Siga todas as nossas redes sociais e aproveite:

Instagram
Twitter
Facebook
TikTok