O Ministério da Educação (MEC) criou o Comitê Operativo de Emergência, que segundo nota oficial, “tem a finalidade de debater e definir medidas de combate à disseminação do novo coronavírus em instituições de ensino, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.”
O Comitê vem se reunindo desde o início da semana e nessa quarta-feira (18), o MEC publicou no Diário Oficial da União, uma portaria que autoriza instituições federais de ensino superior a substituir aulas presenciais por aulas a distância por conta do coronavírus. A medida vale por 30 dias, podendo ser prorrogada. A portaria, porém, não contempla o curso de Medicina e nem aulas práticas que devem ser feitas em laboratórios.
A publicação não cita medidas para o ensino fundamental e médio, apesar de também já ter sido deliberada a flexibilização de aulas na modalidade a distância no sistema federal de ensino.
Segundo outra nota divulgada pelo MEC, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vai liberar R$ 450 milhões a escolas públicas como antecipação do repasse das duas parcelas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A liberação visa a compra de álcool em gel, sabonete líquido, toalhas de papel e outros produtos de higiene.
O MEC também criou uma ferramenta para que escolas e universidades informem sobre a suspensão das aulas e casos confirmados de covid-19 nas suas instituições. Esses dados são cruzados e analisados para definir as próximas orientações do Comitê Operativo de Emergência.
Vale lembrar que as instituições elegíveis podem escolher optar ou não pelo ensino a distância. É possível também a suspensão das aulas ou adiantamento das férias, desde que não interfira no ano letivo.
Acompanhe diariamente o Blog do Amigo Edu para saber das últimas notícias da educação relacionadas ao coronavírus.
Aplicativo do Ministério da Saúde
“Dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e notícias oficiais sobre o coronavírus em um só lugar. Para conscientizar e informar a população, o Ministério da Saúde disponibilizou o aplicativo Coronavírus-SUS. O app é gratuito e está disponível para celulares com sistema Android e IOS.
O aplicativo permite que o usuário busque unidades de saúde próximas, utilizando o serviço de geolocalização do celular. Basta tocar em um dos ícones para conferir informações sobre os postos de saúde, como o endereço completo e telefone para contato.
Com o objetivo de alertar e esclarecer a população sobre as Fake News que começaram a ser disseminadas sobre o tema, foi disponibilizado um número de WhatsApp para envio de mensagens da população para apuração pelas áreas técnicas do Ministério da Saúde e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.
Qualquer usuário pode confirmar a veracidade de notícias e imagens recebidos pelo WhatsApp (61) 99289-4640, por meio do site ou pelo Disque Saúde 136.”
Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=86391