Conseguir uma vaga para estudar em uma universidade demanda muitos esforços por parte dos seus candidatos. Na grande maioria das vezes, é necessário participar de algum processo seletivo, para poder competir com os outros alunos pela tão sonhada oportunidade de cursar o ensino superior.
Os processos seletivos mais famosos para ingressar nas faculdades do Brasil são o Enem e o vestibular. Esse segundo, geralmente é feito de maneira autônoma por cada uma das instituições de ensino, a fim de avaliar os estudantes que estão se candidatando para suas vagas.
Já o Enem é uma avaliação que permite ao estudante participar de três processos seletivos diferentes: o Sisu, o Prouni e o Fies. Aqui nesse artigo, vamos focar no Fies.
O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa de financiamento estudantil, onde os estudantes conseguem emprestado o valor para arcar com os custos das mensalidades da sua graduação. O empréstimo pode ser referente ao valor total ou parcial da mensalidade.
Por se tratar de um programa que beneficia tanto o estudante e facilita o acesso à faculdade, o Fies é extremamente concorrido. E para conseguir uma vaga para chamar de sua, você deve ter uma boa nota no Enem, para garantir que não será desclassificado pela nota de corte do programa.
Vamos te contar agora o que é essa nota de corte do Fies e como ela funciona, para que você se prepare antes de entrar nessa corrida pelo seu financiamento estudantil!
Navegue pelo conteúdo:
Como funciona a nota de corte do Fies?
O Fies não possui uma nota de corte fixa. Ela varia, conforme a quantidade de vagas disponíveis e a quantidade de estudantes interessados no curso. Logo, quanto mais estudantes, maior será essa nota de corte.
Contudo, existem notas mínimas que precisam ser alcançadas para que você esteja apto a competir pela vaga.
- Candidatos que tiverem nota zero na redação não podem participar do programa;
- Candidatos com notas inferiores a 450 pontos em qualquer uma das provas do Enem (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas) não podem participar do programa.
Qual a relação da nota de corte do Fies com o Enem?
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a avaliação mais importante do Brasil quando o assunto é conseguir uma vaga em uma instituição de ensino superior. O exame é comporto por cinco provas, que englobam as principais áreas do conhecimento, com assuntos vistos durante o ensino médio.
Garantir uma boa nota na prova, automaticamente, aumenta suas chances de conseguir um financiamento estudantil pelo Fies. A depender do curso escolhido, a sua nota precisa se destacar bastante em relação a média da prova.
Como falamos no tópico anterior, a nota de corte, que te permite concorrer às vagas, segue alguns critérios específicos. Estude para conseguir se enquadrar dentro desta nota mínima, veja qual a média da nota para o curso que você pretende entrar e boa sorte na prova!
Como ver a nota de corte do Fies?
Após a liberação da nota do Enem, iniciam-se os processos seletivos dos programas do governo. A ordem deles, respetivamente, é Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies.
Na semana em que começa o processo de participação no Fies, o aluno deve fazer sua inscrição no site do programa. O processo seletivo costuma durar cinco dias, de segunda à sexta. Assim, a partir de terça-feira, o sistema já calcula as primeiras notas de corte com base no número de vagas disponíveis e no número de alunos.
Pelo sistema de inscrição é possível acompanhar qual a sua nota e qual a nota de corte, para saber se está dentro dos contemplados. A nota de corte é atualizada diariamente, até o último dia do processo seletivo.
Nota de corte do Fies por curso?
Dependendo do curso escolhido, a sua nota de corte deve ser algo acima dos 800 pontos (o que é considerado uma pontuação bem alta) para que você consiga o financiamento.
Existem cursos que são menos concorridos, que não exigem um desempenho tão alto na prova. Lembrando que a nota mínima necessária vale para qualquer curso, independente de ele ser concorrido ou não.
Você precisa atingir os requisitos de nota mínima de 450 em todas as provas do Enem e não zerar a redação. A partir disso, você terá chance de ser aprovado em qualquer curso.
O ideal é que você descubra primeiro o curso que você quer, antes de pesquisar notas mais altas e mais baixas de aprovação. Para te ajudar a escolher o curso, listamos os mais concorridos e menos concorridos do Fies.
Cursos mais concorridos
- Medicina
- Arquitetura e Urbanismo
- Direito
- Odontologia
- Psicologia
- Biomedicina
- Engenharias
Cursos menos concorridos
- Gestão Hospitalar
- Marketing
- Turismo
- Matemática
- Gestão Ambiental
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas
O que fazer se não for aprovado no Fies?
Caso você não consiga a aprovação no Fies, fique calmo: nem tudo está perdido! Existem outros caminhos que podem ser tomados para conseguir a tão sonhada vaga na universidade.
Lembrando que o Enem também serve como avaliação para o Sisu e o Prouni. O primeiro permite que os candidatos concorram às vagas disponíveis em universidades públicas. As melhores faculdades do Brasil são faculdades públicas, e poder estudar em uma delas faz com que o aluno tenha um destaque no mercado de trabalho. Além disso, existe o benefício de não precisar pagar nada pelos estudos.
Com o Prouni, você também pode fazer faculdade de graça, desde que tire uma nota alta o suficiente para ganhar uma bolsa de estudos do valor integral de sua mensalidade. Caso contrário, terá que arcar com parte do valor mensal, utilizando das bolsas de estudos parciais. O Prouni, diferente do Sisu, serve para estudantes que querem estudar em universidades privadas.
Se mesmo com o Sisu e o Prouni, você ainda não conseguir garantir sua vaga na faculdade, você pode estudar com o financiamento estudantil privado, como o Pravaler.
Com a Pravaler, você consegue financiamento integral da mensalidade sem precisar fazer o Enem. Além disso, o Pravaler fornece uma série de facilidades, para tornar todo o processo de contratação do financiamento o mais simples possível!
Acesse agora o site e simule o financiamento ideal para você!