Ingressar no ensino superior é o objetivo de muitos estudantes que estão terminando o ensino médio. Mas, um dos grandes obstáculos é a questão financeira para muitos desses estudantes.
A boa notícia é que existem diversas possibilidades para estudar pagando menos e uma delas é a bolsa de estudos. Algumas universidades oferecem 100% de desconto no valor da mensalidade.
Veja neste artigo os 7 programas de bolsa de estudos que você precisa conhecer. Vem com a gente!
Navegue pelo conteúdo:
Quais são os programas de bolsas que o governo oferece?
Com o objetivo de melhorar o acesso da população brasileira ao ensino superior, o governo federal junto com o MEC (Ministério da Educação), dispõe de programas de bolsa de estudos.
Segundo o MEC, somente o Prouni distribui mais 270 mil bolsas de estudos para graduação, em 2022. Conheça a seguir os programas de bolsas oferecidos pelo governo!
Prouni
O Prouni (Programa Universidade para Todos) é um programa ofertado pelo governo federal que oferece bolsas de estudos para alunos que desejam iniciar seu curso de graduação em uma instituição privada de ensino superior.
São disponibilizas bolsas integrais (100%) para alunos que têm renda familiar mensal de até um salário-mínimo e meio por pessoa e bolsas de estudos parciais (50%), para quem tem renda familiar mensal de até três mínimos por pessoa – neste caso, o estudante pode conciliar a outra metade do valor da mensalidade com o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Para concorrer a uma das bolsas do Prouni é necessário ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) mais recente, ter tido um desempenho mínimo de 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação, além de se encaixar em um dos seguintes critérios:
- Ter cursado o ensino médio inteiramente em escolas públicas ou privadas;
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor contratado de escola pública, neste caso o professor pode concorrer a bolsas nos cursos de licenciatura, normal superior ou então pedagogia. No caso dos professores, o critério de renda não é considerado.
As inscrições do Prouni devem feitas somente pela internet, no site oficial do programa. Para poder efetuar seu cadastro, você deverá informar o número de inscrição e senha do Enem.
Em seguida, basta preencher as informações solicitadas e escolher duas opções de curso entre as vagas disponíveis.
Pronatec
O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), foi criado em 2011 pelo MEC e é mais uma ferramenta para que os estudantes brasileiros façam uso para ter acesso ao ensino técnico no país.
Esse programa de bolsa de estudos tem como finalidade expandir e democratizar o ingresso dos jovens e adultos de baixa renda a educação técnica de qualidade, através de cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos.
Na perspectiva de fortalecer o projeto e ampliar ainda mais o grupo de pessoas que têm acesso ao Pronatec, foram criados subprogramas para atender as necessidades específicas de cada público, sendo eles:
- Pronatec EJA: Criado como uma estratégia para dar uma oportunidade aos jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. Essa modalidade é destinada aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em que são oferecidos cursos por meio da bolsa formação.
- e-Pronatec: Essa modalidade foi criada para que estudantes e trabalhadores tenham acesso aos cursos técnicos e de qualificação profissional, na modalidade a distância, por meio de parceria com a rede e-Tec Brasil. Dessa forma, podem estudar acessando as plataformas digitais, tendo mais flexibilidade durante os estudos.
Quais são os programas privados de bolsa de estudos?
É bem verdade que os programas de bolsas de estudos ajudam e muito o estudante de baixa renda a conquistar o tão sonhado diploma de ensino superior, o que pode proporcioná-lo um lugar diferenciado no mercado de trabalho.
Assim como existem programas de bolsa de estudos ofertados pelo governo federal, existem programas ofertados por instituições privadas. Além das bolsas disponibilizadas pelas próprias universidades.
Bolsa do Amigo Edu
O Amigo Edu é uma plataforma que reúne bolsa de estudos em parceria com mais de 500 universidades privadas por todo o país. Você consegue fazer o processo online e de maneira segura.
Além de bolsas de estudos de até 80%, o Amigo Edu oferece diversos benefícios aos estudantes inclusos no programa. O Seguro Educacional, que paga até três mensalidades caso o estudante perca o emprego e o Clube de Benefícios, que você garante descontos em lojas, cursos de idiomas e muito mais!
O aluno que escolhe a plataforma do Amigo Edu pode fazer vestibular, escolher a universidade, abrir uma conta digital e aproveitar uma série de vantagens no clube de benefícios. Faça uma simulação agora mesmo!
Plataformas online de bolsas
Conseguir uma bolsas de estudo ficou muito mais fácil com a internet. Hoje existem diversos sites que, por meio de parcerias com instituições de ensino privadas, oferecem descontos em faculdades do Brasil todo.
Com essas plataformas é possível encontrar cursos de graduação, pós-graduação, e até cursos de idiomas por preços bem baixinhos. Plataformas como Quero Bolsa, Educa+ Brasil e Mais Bolsas têm como principal objetivo reunir em um único lugar as melhores universidades do Brasil e oferecer bolsas de estudos de até 100% (a depender da parceria).
Democratização do acesso à educação e facilitar a permanência desses alunos no ensino superior também fazem parte da missão dessas plataformas online de bolsas de estudos.
Estudar Fora
Se o seu grande objetivo é ir para fora do Brasil, o Estudar Fora é uma excelente alternativa para dar o empurrão que você precisa. A plataforma é uma iniciativa da Fundação Estudar que ajuda jovens brasileiros a alcançarem o sonho de estudar fora por meio de conteúdo digital e que oferece conteúdos preparatórios especializados para essa trajetória.
Fundação Estudar
A Fundação Estudar existe para formar lideranças inquietas e transformadoras. Uma rede que apoia, desenvolve e inspira milhões de jovens brasileiros para que sigam seus sonhos e mudem o mundo.
Tudo isso por meio do estímulo à experiência acadêmica de excelência e do apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional de jovens.
A iniciativa tem como objetivo apoiar, reunir e desenvolver jovens promissores do país para que possam gerar transformações positivas no seu setor de atuação, seja ele qual for.
o programa de bolsas da Fundação Estudar ainda oferece alguns outros benefícios, como: acesso exclusivo à comunidade de líderes, mentoria com pessoas que já participaram do programa, eventos de conexão e desenvolvimento e apoio financeiro para cobrir o pagamento do curso e despesas necessárias para se manter no curso.
Bolsa de faculdades particulares
Universidades particulares também disponibilizam bolsas em seus vestibulares ou seleções com a nota do Enem. Poucas instituições dão bolsas de 100%, mas muitas concedem bolsas de 50 a 70%, o que deixa o estudante mais tranquilo ao pagar a mensalidade.
Essas são algumas das instituições reconhecidas pelo MEC que oferecem bolsas de estudos:
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Centro Universitário UNIBTA
Com todas essas dicas de um bom amigo, você sai na frente na hora de escolher a universidade dos sonhos e ainda estudar com bolsa de estudos. Vem com a gente!