A USP é uma das universidades mais conceituadas do mundo. Por isso, não é surpreendente dizer que ela é a meta de milhares de jovens que sonham em conseguir uma vaga para cursar o ensino superior, tornando o processo seletivo desta universidade, um dos mais concorridos do país.
Como forma de ingresso, a USP aceita a nota do Enem e possui seu próprio processo seletivo. A Fuvest é um dos vestibulares mais temidos do país, pelo seu alto grau de dificuldade e pela grande quantidade de concorrentes.
Por isso, nesse artigo você verá como se preparar para a prova mais concorrida do país e como garantir sua aprovação. Confira!
Navegue pelo conteúdo:
Como é o vestibular da Fuvest?
O vestibular da Fuvest segue um modelo padrão, como na maioria dos processos seletivos de universidades no Brasil. A prova é dividida em duas fases: a primeira é de múltipla escolha, enquanto a segunda é com questões dissertativas.
A primeira fase do vestibular da Fuvest possui cinco horas de duração e conta com 90 questões de múltipla escolha. As disciplinas exigidas nesta fase são: Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.
Essa primeira fase serve para selecionar os candidatos que passarão para a segunda parte da seleção, visto que é preciso pelo menos 30% de acertos. Além disso, serve também para compor uma das três notas importantes para formular a classificação final.
A segunda fase é no formato discursiva, tendo dois dias de duração. O primeiro dia cobra dos estudantes questões de Língua Portuguesa e uma redação. Os assuntos cobrados no segundo dia variam de acordo com o curso que o estudante colocou como opção no momento da inscrição.
Cotas na Fuvest
A Fuvest, assim como os principais processos seletivos do país, também possui um sistema de cotas, a fim de facilitar a entrada na faculdade para grupos que possuam algum tipo de vulnerabilidade social.
Atualmente, as cotas da Fuvest são divididas da seguinte forma: 60% do total de vagas é destinado a ampla concorrência, onde qualquer aluno, independente de classe social, renda, raça ou etnia, pode participar.
Os 40% restantes são divididos para o grupo e cotas, onde se enquadram estudantes que tenham feito o ensino médio em escola pública (independente da renda) e alunos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
O que cai no vestibular da Fuvest?
Os assuntos que caem do vestibular da Fuvest se baseiam nos principais assuntos vistos no ensino médio. As disciplinas gerais se baseiam naquelas estudadas no dia a dia, como: Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Química, Física, Inglês, Geografia e História.
Com a divisão da prova em duas fases, na primeira os alunos responderam questões objetivas (onde basta escolher uma opção e marcar) de todas essas disciplinas.
Já na segunda fase, os assuntos que caem mudam um pouco. Isso porque, no ato de inscrição, o aluno demonstra interesse por determinado curso. Assim, passando para a segunda fase, ele terá dois dias de prova para realizar.
No primeiro, ele responderá questões discursivas de Língua Portuguesa e deverá produzir uma redação. Já no segundo dia, serão questões discursivas dentro da área do curso escolhido.
Por exemplo, se o aluno demonstrou interesse por Engenharia Civil, a prova dele será de Ciências Exatas. Se ele demonstrar interesse por Direito, a prova será de Ciências Humanas. Interesse por Nutrição ou Enfermagem torna necessária a realização de uma prova de Ciências Biológicas.
Como estudar para o vestibular da Fuvest?
Pelo seu alto grau de complexidade e concorrência, a Fuvest demanda esforço por parte de seus candidatos para garantir a tão esperada aprovação. São diversos assuntos abordados dentro da prova, por isso existem algumas maneiras pelas quais você pode estudar e chegar no dia da prova pronto para arrasar.
Faça um cronograma de estudos
A primeira dica que podemos dar sobre como estudar para o vestibular da Fuvest é: se prepare através de um cronograma de estudos.
Conforme falamos, são muitos os assuntos que podem ser cobrados dentro das várias disciplinas que compõem a prova da Fuvest. Por isso, na hora de estudar, dê uma olhada no edital da prova e anote todos os assuntos que podem ser cobrados.
A partir disso, se organize e divida seu tempo de maneira inteligente. Assim, você conseguirá englobar todos os possíveis assuntos da prova.
Faça provas antigas e simulados
Outro jeito de se preparar para o vestibular da Fuvest é dando uma olhada em provas antigas, que foram aplicadas nos anos anteriores, ou fazendo simulados que imitam a prova.
A Fuvest segue o mesmo modelo de questões todos os anos. Então, realizar provas que já foram aplicadas, faz com que a interpretação das questões seja mais fácil.
Além disso, também é possível identificar os assuntos que caem com mais frequência e em quais você possui mais dificuldade. Assim, fica muito mais fácil de fazer, por exemplo, seu cronograma de estudos.
Os simulados têm a mesma finalidade. Geralmente, eles são elaborados por instituições educacionais importantes, que entendem o funcionamento da prova e constroem as questões o mais perto possível da realidade.
Quanto custa o vestibular da Fuvest?
Em 2022, o valor da taxa de inscrição da Fuvest foi de R$ 182,00, por exemplo.
Caso você não possa arcar com esse custo, é possível pedir a isenção desse valor. Para isso, basta acessar o site da Fuvest, preencher o formulário de solicitação e anexar os documentos que são pedidos.
Como se inscrever na Fuvest?
O candidato deve acessar a página do vestibular. Depois, é só clicar em “inscreva-se”, preencher a ficha de inscrição e criar uma senha para o seu acesso.
Durante a inscrição, é necessário também escolher o curso que pretender ingressar. Essa decisão irá definir os assuntos que serão cobrados durante a segunda fase do vestibular, caso o aluno seja aprovado na primeira fase.
Quando sai o resultado da Fuvest?
O resultado da Fuvest costuma sair no começo do ano.
O processo para ingresso em 2023 já está em andamento. Então, caso você queira tentar uma vaga na USP, fique de olho no edital para o processo de 2024.
Para os alunos que fizeram as provas no final de 2022 e no começo de 2023, os resultados da primeira chamada regular serão liberados no dia 30 de janeiro de 2022.