O curso de Enfermagem está entre os mais procurados do país, e consequentemente, isso o torna um dos mais concorridos nos vestibulares pelo país. A verdade é que essa é uma carreira bastante promissora no mercado de trabalho, sendo umas das mais bem remuneradas.
O ganho salarial de uma profissão é um fator importante e decisivo na hora de escolher qual carreira seguir, principalmente, quando você conhece quais são os outros segmentos que mais remuneram, e em Enfermagem não é diferente!
Para te ajudar a descobrir qual área da Enfermagem ganha mais, preparamos um post completo com tudo que você precisa saber antes de iniciar a carreira como enfermeiro. Vem com a gente, e boa leitura!
Navegue pelo conteúdo:
Qual o salário de um recém-formado em Enfermagem?
A graduação em Enfermagem tem a duração de 4 a 5 anos (em média 10 semestres no total). Ao finalizar a faculdade, o enfermeiro pode atuar em hospitais públicos e privados, clínicas, unidades de saúde, pronto-socorro, entre outros campos desta área da saúde.
Em média, um enfermeiro recém-formado pode receber um salário inicial de R $3.000, dependendo da carga horária de trabalho e, principalmente, da empresa em que for contratado.
Quanto ganha quem tem especialização em Enfermagem?
Não se render ao ensino da graduação de qualquer curso, é o primeiro passo para gerar mais oportunidades, possibilidades e claro, maiores remunerações no mercado de trabalho, e em Enfermagem não é diferente.
Profissionais que se tornam especialistas em áreas específicas, são referências dentro da profissão, além de estar à frente das concorrências por determinadas vagas, por exemplo. A bagagem de conhecimento é bastante valorizada na hora de conseguir um emprego.
Portanto, fazer uma pós-graduação em Enfermagem é ir em direção a melhores remunerações. Em alguns casos, é possível encontrar carreiras que dobram o valor de um salário inicial, por exemplo.
Mas, importante destacar que existem alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora de mensurar qual especialização de Enfermagem ganha mais, como estado e região, área de atuação, tempo de experiência, carga horária de trabalho, entre muitos outros. Portanto, não há como especificar valores exatos, mas podemos citar um exemplo, que é o enfermeiro obstétrico, com ganho médio de R $6.000 por mês.
Principais áreas da Enfermagem
Existem algumas áreas da Enfermagem que são mais procuradas e, por conta disso, se destacam diante de outras. Então agora, é hora de conhecer quais são os principais campos de atuação dentro da carreira em questão. Confira a seguir!
Enfermagem em Nefrologia
Um enfermeiro nefrologista é responsável por diagnosticar e tratar doenças e situações relacionadas à saúde dos rins. Ele pode atuar tanto em clínicas de hemodiálise, como em hospitais e até nas residências dos pacientes que estão precisando de assistência.
Além disso, é uma das carreiras de Enfermagem mais bem remuneradas, com um ganho médio e aproximado de R $6.000, dependendo da jornada de trabalho.
Enfermagem Obstétrica
Um enfermeiro obstetra também está entre um dos mais bem remunerados da área de Enfermagem. Ele é responsável por auxiliar no parto de crianças desde os momentos iniciais, até o nascimento, além de acompanhar as gestantes no período da gestação e até o de lactação. Em média, esse profissional pode receber até R $6.400.
Enfermagem do Trabalho
O enfermeiro do trabalho atua diretamente em empresas, com o objetivo de desenvolver atividades que promovam o bem-estar e a saúde de modo geral, para os colaboradores. Um dos exemplos de suas atribuições, é a aplicação de exercícios de alongamento.
A área de Enfermagem do Trabalho possui um salário médio de R $5.500.
Enfermagem Pediátrica
Um enfermeiro pediátrico atua em unidades que cuidam e prestam serviço à saúde de crianças e adolescentes. No geral, esse profissional está presente desde o momento parto, inclusive, ajudando nos primeiros cuidados, e realizando atividades como administração de medicações, curativos, entre outras.
O ganho médio de um especialista em Enfermagem Pediátrica é de R $4.000 dependendo da região e empresa em que trabalha.
Enfermagem no setor público
Um enfermeiro do setor ou saúde pública trabalha em postos de saúde, unidades básicas e hospitais públicos realizando atividades de promoção, prevenção e tratamento de inúmeras doenças.
Para atuar nesse campo, é necessário que o profissional interessado participe de concursos públicos, que, por sua vez, são extremamente concorridos. Pois, trata-se de um setor que apresenta e oferece estabilidade financeira.
As vagas no setor público estão espalhadas por todo o país, e atendem os diferentes tipos de especializações, inclusive, algumas que mencionamos aqui.
Normalmente, são disponibilizadas poucas vagas em vista da quantidade de pessoas inscritas. O ideal é acompanhar sempre que puder, a abertura das inscrições, além dos prazos para preencher formulários e editais.
A remuneração de um concursado para a área de Enfermagem pode chegar até R $6.000.
Qual área da Enfermagem ganha mais?
Mas afinal, qual área da Enfermagem ganha mais?
Entre os exemplos que mencionamos acima, excepcionalmente há uma que não listamos, que é a Enfermagem UTI pediátrica e neonatal, cujo profissionais especializados podem receber até R $7.200.
Trabalhar nesse setor exige, sobretudo, muita responsabilidade, pois trata-se de uma área bastante delicada. É imprescindível que o profissional especializado neste segmento, tenha conhecimentos técnicos e saiba lidar com as fragilidades de cada paciente.
Vale ressaltar que todos os valores que aqui mencionamos podem sofrer variações, como já dissemos. Apesar de existir um piso salarial, há diferenciação entre um salário e outro, conforme o local em que trabalha, nível de experiência, habilidade profissional, especialização, entre muitos outros fatores que podem impactar na remuneração final.
Mas para iniciar essa jornada, é essencial começar pela graduação em Enfermagem. E para isso, você pode contar com as bolsas de estudos do Amigo Edu, que podem chegar até 80% de desconto na mensalidade até o final do curso, nas melhores instituições de ensino superior privado em todo o país.
Não adie mais o seu sonho e comece já a estudar Enfermagem com o Amigo Edu!