Conhecida como a área do cuidado, a Enfermagem está com o mercado aquecido diante do envelhecimento da população e da sobrecarga do sistema de saúde, que hoje tem uma alta demanda por profissionais que possam auxiliar a equipe médica em tratamentos intensivos ou no atendimento direto aos pacientes.

Também não falta demanda por serviços especializados em Enfermagem, que exigem conhecimentos aprofundados em setores específicos que, muitas vezes, exigem muito mais do que uma graduação.

Por isso, a pós-graduação em Enfermagem acaba sendo um excelente caminho para quem quer seguir uma área repleta de oportunidades, mas que ao mesmo tempo tem atraído a atenção de profissionais da área da saúde e, portanto, tem se mostrado muito competitiva.

Se você quer saber mais quais são as possibilidades de pós-graduação em Enfermagem, continue a leitura e conheça os cinco melhores cursos!

Tipos de pós-graduação em Enfermagem

De modo geral, quando nos referimos a uma pós-graduação em Enfermagem, podemos estar diante de um curso lato sensu ou strictu senso. Cursos que são stricto sensu estão focados na vida acadêmica, voltados para aqueles que desejam ser pesquisadores ou docentes de cursos de Enfermagem ou das Ciências da Saúde.

Veja também: Cursos da saúde – conheça as graduações mais procuradas da área! 

Já cursos de pós-graduação em Enfermagem categorizados como latu senso são aqueles voltados ao mercado de trabalho, para profissionais que desejam subir na carreira como enfermeiros, e é sobre esses cursos que abordaremos a seguir.

De forma geral, cursos de pós-graduação podem ser a distância ou presencial:

Pós-graduação em Enfermagem presencial

A pós-graduação em Enfermagem presencial é a mais tradicional, em que para assistir às aulas, é necessário comparecer à instituição de ensino que está ofertando o curso. De modo geral, a modalidade presencial tem uma carga de estudos de 360 horas/aula, distribuídas em quatro horas/semanais.

A principal vantagem de realizar uma pós-graduação em Enfermagem é a possibilidade maior de conexão com o curso, professores e colegas. Em uma especialização profissional, é um ponto muito importante quando pensamos na importância de uma boa rede de contatos para o sucesso profissional. Além disso, é possível tirar dúvidas com mais facilidade e quando a disciplina está sendo realizada.

Pós-graduação em Enfermagem a distância

A pós-graduação em Enfermagem EAD oferece flexibilidade para quem, muitas vezes, não consegue participar de aulas presenciais, seja por conta das dificuldades de deslocamento até a universidade ou devido a questões de horário, compromissos de trabalho, entre outras.

Nos últimos anos, houve um aumento considerável de ofertas de cursos de pós-graduação em Enfermagem EAD, que permitem um planejamento maior dos alunos e a possibilidade que realizem as aulas no seu próprio tempo.

Quanto custa uma pós-graduação em Enfermagem?

Uma pós-graduação em Enfermagem pode ter preços variados. Depende muito dos critérios adotados por cada instituição.

A boa notícia é que há muitas formas de conquistar uma bolsa de estudo para Enfermagem e não deixar que os altos preços das mensalidades sejam um empecilho para você se especializar em uma área.

 Com o Amigo Edu você pode conseguir bolsas de estudos para pós-graduação de até 80% de desconto!

CTA bolsa de estudos amigo edu

Principais cursos de pós-graduação em Enfermagem

Os principais cursos de pós-graduação em Enfermagem estão relacionados a demandas do mercado de trabalho que estão em alta, mas que ainda carecem de profissionais qualificados. Confira a seguir os cinco melhores!

Pós-graduação em Enfermagem Estética

Estamos em um momento de crescimento exponencial da estética, o que abre um leque de opções para quem quer trabalhar com o setor. Aqui há, inclusive, um terreno fértil para profissionais que desejam atuar de forma autônoma e empreendedora, oferecendo seus serviços em consultórios próprios de estética.

No entanto, para disputar uma vaga neste setor tão aquecido, o profissional de Enfermagem precisa ter certificação especializada em Enfermagem Estética, com uma capacitação de mais de 100 horas/aula e reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação).

A pós-graduação em Enfermagem Estética é completa e oferece conhecimentos especializados para intervenções invasivas e complexidade para pacientes que vivem estágios pós-cirúrgico, estão se recuperando de queimaduras na pele, enfrentam doenças com impacto na estética, como diabetes, entre outras situações que demandam atendimentos de estética terapêutica.

Também é possível atuar com procedimentos de beleza, o que justifica ser uma pós-graduação altamente recomendada para quem quer iniciar o seu próprio negócio.

Pós-graduação em Enfermagem Obstétrica

Profissionais que atuam com Enfermagem Obstétrica são fundamentais para a preservação da vida: estudos indicam que 83% dos óbitos maternos e fetais seriam evitados com a atuação de mais profissionais de Enfermagem Obstétrica em etapas fundamentais da gestação.

No entanto, quem escolhe por realizar uma pós-graduação em Enfermagem Obstétrica não demora a descobrir que a área é muito mais ampla do que a etapa final da gestação.

No curso, profissionais são capacitados para acompanhar todas as fases da gestante, inclusive antes da própria concepção da criança, ajudando a paciente a entender situações de gravidez de risco, a evitar situações interventivas e desnecessárias durante o parto, além de saírem da formação preparados para ajudar no planejamento familiar da gestante após o nascimento da criança.

Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho

A pós-graduação em Enfermagem do Trabalho, tal como o nome diz, é indicado para quem sente atração pelo ambiente corporativo, uma vez que a capacitação prepara profissionais a atenderem empresas que querem evitar que seus funcionários enfrentem problemas de saúde devido a funções profissionais que realizam no dia a dia no escritório ou na indústria em que atuam.

O curso oferece noções de prevenção de acidentes de trabalho, implementação de aulas de primeiros socorros em ambientes corporativos, conhecimentos avançados em mudanças fisiológicas ocasionadas pela prática de trabalho, além de incentivar os alunos a implementarem em empresas e programas de proteção à saúde dos trabalhadores.

Pós-Graduação em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva

A pós-graduação em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva prepara para todas as etapas da jornada de cuidado em situações críticas de tratamento em pacientes que se encontram em estado grave.

No curso, alunos são qualificados a desenvolverem um olhar humanizado para situações extremas de atendimento e aprendem noções de assistência e gerenciamento de risco que vão fazer parte do dia a dia frenético do enfermeiro intensivista. Profissionais formados em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva estarão preparados a atenderem com rapidez e eficiência demandas de luta pela vida, além de estarem na linha de frente nos momentos mais críticos.

Técnicas como reanimação cardíaca, intubação e extubação de pacientes são algumas das lições aprendidas na pós-graduação. Também aprendem conhecimentos avançados em Fisioterapia, necessários, principalmente, para a recuperação dos pacientes.

Pós-Graduação em Enfermagem em Auditoria em Saúde

Nem todas as oportunidades em Enfermagem estão concentradas na linha de frente de cuidado ao paciente. Como é o caso da pós-graduação em Auditoria em Saúde, que está voltada aos profissionais que sentem afinidade pela gestão em Enfermagem.

A área da saúde está repleta de avanços tecnológicos e administrativos no cuidado ao paciente, e profissionais especializados em auditoria estão capacitados em verificar a sustentabilidade dos serviços prestados pelas instituições de saúde, analisando o que é viável ou para que a equipe se comprometa na jornada de cuidado ao paciente.

Durante o curso, há a apresentação das principais regulamentações de saúde do país, além de conhecimentos avançados em gestão de contas médicas e de outras noções administrativas.

Como escolher uma pós-graduação em Enfermagem?

Uma pós-graduação em Enfermagem pode ser estratégica para definir qual vai ser o rumo de carreira que você deseja tomar enquanto um profissional de saúde.

Dessa forma, para escolher seu curso de pós-graduação, é preciso ter em mente qual são seus objetivos pessoais e profissionais na área: de que forma você se imagina trabalhando com Enfermagem daqui cinco anos? É uma pergunta que pode ajudar a entender qual tipo de profissional você deseja ser e qual curso de pós-graduação ajudaria a chegar a esse objetivo.

Outro critério muito importante está relacionado a conhecer o mercado de trabalho. Faltam ou sobram profissionais titulados com a especialização em Enfermagem que está pensando em seguir? Quais são as perspectivas salariais? É importante entender se você não está caminhando rumo a um setor saturado e que pode não entregar o retorno desejado depois de tantos anos de estudo e de investimento. 

E, claro, o mais importante: você gosta da especialidade que deseja seguir? É um questionamento que não pode ficar de lado nem muito menos ficar atrás de ambições materiais, uma vez que estamos diante da sua principal atuação de trabalho e é importante evitar frustrações que possam impedir um trabalho bem-sucedido e com ganhos financeiros.

Por fim, é hora de escolher a instituição em que deseja estudar. É interessante comparar grades curriculares das faculdades, conhecer o corpo docente, buscar por faculdades que possam ter renome e credibilidade na área que deseja. Além disso, é fundamental conferir se a instituição em que deseja se matricular é reconhecida pelo MEC.

Ao percorrer todas essas etapas de análise, meus parabéns: é hora de se matricular e começar os estudos! Então não perca tempo: escolha sua pós-graduação em Enfermagem e comece a investir em sua carreira.