Não é segredo algum que os cursos de saúde estão entre os mais escolhidos entre os estudantes, não é mesmo? A área da saúde sempre atraiu o olhar de muitas pessoas e, por isso, costuma gerar muita concorrência – assim, para equilibrar, as instituições costumam oferecer muitas vagas.
Hoje, mais do que nunca, presenciamos a importância e necessidade de profissionais qualificados, principalmente na saúde. Afinal, a pandemia influenciou em praticamente todos os setores, além de trazer novas tendências para o mercado de trabalho na saúde.
Mas, afinal, por que há tanta procura por cursos de saúde? É bem simples de entender: para muitos, a escolha da área está relacionada às oportunidades de trabalho e aos bons salários.
Navegue pelo conteúdo:
Por que os cursos da saúde empregam mais?
Como dissemos anteriormente, os cursos de saúde têm uma alta procura, e alto número de vagas nas instituições. Dessa maneira, é evidente que uma parte considerável chegue até o final da graduação na área da saúde, com o diploma em mãos. Ou seja: o número de evasão universitária é baixo, mas isso raramente deixa o mercado profissional sobrecarregado, uma vez que a demanda por profissionais de saúde é alta.
De acordo com dados da Você RH, durante a crise sanitária em 2020, a demanda por profissionais da saúde cresceu 165% em comparação ao mesmo período de 2019. Esta é só uma breve demonstração de como os cursos da saúde empregam mais. A quantidade de vagas em hospitais, clínicas e afins é quase sempre alta – podendo, claramente, variar de acordo com o local/estado.
Embora a graduação em Medicina seja uma opção incrível, há uma infinidade de cursos, como, por exemplo, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia entre outros. Por isso, é legal que você dedique um tempo para analisar as opções, já que em todas você vai ter a oportunidade de zelar pela vida humana.
No geral, quando formadas, essas pessoas costumam se empregar de maneira rápida. E esse fato é ainda mais recorrente para pessoas que se formaram em medicina. Se você se identifica com cursos ligados à saúde, não deixe de assistir o vídeo que fala tudo sobre a área!
Qual é a carga horária dos cursos da saúde?
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), cada curso tem a sua carga horária específica. Assim, o horário dos mesmos cursos da área de saúde,,, podem sofrer algumas alterações dependendo da instituição. Porém, em média, a carga horária dos cursos de saúde, são:
- Medicina: carga horária mínima de 7.200 horas, distribuídas em 6 anos;
- Odontologia: carga horária mínima de 4 mil horas, distribuídas em 5 anos;
- Medicina Veterinária: carga horária mínima de 4 mil horas, distribuídas em 5 anos;
- Nutrição: carga horária mínima 2.340 horas, distribuídas em 4 anos;
- Fisioterapia: carga horária mínima de 4 mil horas, distribuídas em 4 ou 5 anos;
Veja quais são os temas biologia mais abordados do Enem nos vestibulares e aproveite para fazer o maior simulado do Enem do Brasil!
Carreiras da saúde mais promissoras
As carreiras na área da saúde têm sido historicamente consideradas como uma das mais estáveis e promissoras em todo o mundo. Com o envelhecimento da população e o aumento das doenças crônicas, a demanda por profissionais de saúde continua a crescer, criando uma necessidade contínua de trabalhadores qualificados em várias especialidades.
Os profissionais de saúde desempenham um papel fundamental na sociedade e são altamente valorizados por sua contribuição para a saúde e bem-estar das pessoas. Além disso, muitas carreiras na área da saúde oferecem altos salários, oportunidades de crescimento profissional e a satisfação de fazer a diferença na vida das pessoas todos os dias.
Veja abaixo algumas das carreiras mais promissoras na área da saúde:
Curso de Biomedicina
Apesar de a área ser uma senhora, já que o primeiro curso surgiu em 1965, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre o que faz o profissional de Biomedicina. E se você também tem dúvidas sobre essa profissão, fique tranquilo (a) porque nós vamos desvendar esse mistério!
O curso de Biomedicina é opção incrível para quem curte a ideia de atuar entre a área de Biologia e Medicina com uma ótica voltada para pesquisas para área da saúde. Nessa área você como profissional vai atuar na pesquisa e possíveis tratamentos para várias doenças e epidemias que poderiam matar milhões de pessoas.
Portanto, durante o curso de Biomedicina você vai estudar sobre os microrganismos para atuar na prevenção e diagnósticos de enfermidades. Além de construir conhecimento prático e teórico sobre agentes biológicos e químicos para aprimorar tratamentos, medicamentos e vacinas.
Leia também: Bioomedicina ou Enfermagem – como escolher o melhor curso?
O curso tem em média 4 anos de duração, com 8 semestres letivos e nesse período você vai ter aulas de química, física, biologia molecular, genética e muito mais. E para se formar você também vai precisar apresentar um trabalho de conclusão de curso.
Como profissional de Biomedicina você pode atuar tanto na área da saúde em hospitais e laboratórios, como também no campo estético, segmento que vem em crescimento nos últimos anos.
Curso de Fisioterapia
A área de Fisioterapia também vem crescendo muito nos últimos anos e pode te proporcionar uma carreira promissora, além de possibilitar vários campos de atuação para o profissional. Portanto, se você quer atuar na área da saúde e tem curiosidade sobre os movimentos e funções do corpo humano essa área pode ser muito interessante.
Afinal, durante o curso de Fisioterapia a ideia é que você desenvolva uma visão crítica, humana, ética para estudar todos os movimentos e funções do corpo. Com objetivo de atuar na prevenção e tratamento de alguns distúrbios por alteração genética como, por exemplo, doenças e traumas.
A graduação de Fisioterapia tem duração de 4 a 5 anos, com estágio e trabalho de conclusão de curso obrigatório. Em sua base curricular você vai encontrar disciplinas de Ciências Biológicas e da área da saúde. Como todos os cursos da área da saúde, a grade curricular de Fisioterapia é intensa. Então se você quer atuar nessa área já se prepare para muitas aulas de anatomia, fisiologia, histologia e patologia durante a sua formação, entre outras.
Você também vai ser capacitado para atuar em diversas áreas da Fisioterapia no mercado como, por exemplo na área de Pediatria, Cardiologia, Geriatria, Ginecologia Obstetrícia, Pneumologia e até Neurologia.
Portanto, o que não falta são opções para você escolher onde atuar na área da saúde!
Curso de Psicologia
Já na área de Psicologia você como profissional vai dedicar o seu tempo para estudar a mente humana e seus mistérios. E a demanda entre estudantes interessados no curso de Psicologia não é brincadeira, já que a graduação está entre os 10 cursos mais disputados no Sistema de Seleção Unificado (Sisu).
A área de atuação da Psicologia vem em constante crescimento e por isso, essa profissão pode proporcionar aos futuros psicólogos grandes oportunidades no mercado de trabalho. Então, se você é uma pessoa observadora, com forte interesse em entender o comportamento humano e de analisar as relações humanas e a sociedade, você está no caminho certo!
O curso de Psicologia dura em média 5 anos e tem como requisito ter no mínimo 20% da carga horária em disciplinas práticas ou estágios supervisionados. E aí, está preparado (a)? Então vem com a gente ver mais detalhes dessa profissão!
Bom, o curso oferece um aprendizado bastante amplo e assim garante uma boa base de conhecimento para que você possa escolher a área de atuação. Mas o mercado é competitivo e busca por qualificação. Portanto, para se destacar no mercado de trabalho é fundamental que você busque por especializações.
E conforme o Conselho Federal de Psicologia, órgão responsável pela regularização da profissão, hoje existem 11 áreas de atuação que podem proporcionar o título de especialista ao psicólogo. Temos como exemplo a área de Psicologia Clínica, Hospitalar, Comportamental e Neuropsicologia, entre outras áreas da psicologia.
Curso de Enfermagem
O profissional da área de Enfermagem é uma peça fundamental no serviço de saúde, uma vez que são responsáveis pelo atendimento e cuidados muito próximos dos pacientes. Por isso, não é difícil ouvir por aí que esses profissionais são anjos disfarçados que nos dão amor e cuidado nas horas de maior fragilidade.
Portanto, na área de Enfermagem, você como profissional será responsável por acompanhar e garantir que seus pacientes recebam toda assistência necessária para sua recuperação, garantindo que os tratamentos sejam realizados conforme a orientação médica.
Leia também: Enfermagem ou Fisioterapia – como escolher o melhor curso?
Dessa forma, durante a graduação de Enfermagem, você vai aprender a conferir o estado de saúde do paciente, administrar medicamentos e realizar exames. Além disso, você também vai aprender a fazer triagem de casos, organizar prontuários e zelar pela organização e limpeza do ambiente hospitalar.
Saiba que a assistência desse profissional é fundamental não só para os pacientes, mas também para outros profissionais da área da saúde que atuaram com você no dia a dia. Mas se engana quem pensa que os enfermeiros são auxiliares dos médicos!
Na realidade, o papel do profissional é atuar em conjunto com os demais profissionais da área da saúde para zelar pelo bem-estar e recuperação dos pacientes. E a graduação de Enfermagem pode durar em torno de 4 a 5 anos, dependendo da instituição de ensino e do seu desempenho durante o curso.
Sua grade curricular é composta por matérias como Fundamentos de Nutrição, Bioestatística e Epidemiologia, Ética e Profissionalismo, Processos Biológicos, Estrutura e Função Humana, entre outros. Além disso, também está previsto o estágio supervisionado obrigatório.
Curso de Farmácia
E se você pensou que prestar um curso de biológicas iria te restringir a trabalhar somente como médico ou com atendimento em consultórios, está muito enganado. Saiba que a área de Farmácia é ideal para estudantes que gostam de se aventurar em atividades laboratoriais e de pesquisa.
O curso de Farmácia é considerado como uma das profissões do futuro entre os cursos da área da saúde. Já que no Brasil existe um setor da indústria que ganha bilhões de reais todos os anos com a indústria farmacêutica. E aí, você sabe o que vai aprender nessa graduação?
Quando pensamos na área de Ciências Biológicas precisamos considerar que essa área estuda todas as formas de vida, desde seres humanos, até plantas e microrganismos. Portanto, o curso de Farmácia está, totalmente, interligado com a Biologia.
Leia também: Farmácia ou Biomedicina – como escolher o melhor curso?
Sendo assim, nessa graduação você vai estudar a composição e processos de medicamentos, cosméticos e muitos outros produtos. O curso tem em média 5 anos de duração, composto por 10 semestres, onde você vai ter matérias baseadas em conhecimentos das áreas da saúde, Ciências Biológicas, Química, Ciências Sociais e Humanas.
E saiba que prestar um curso de Farmácia é sinônimo de aulas práticas! Portanto, já se prepare porque além das aulas comuns, você terá muitas aulas em laboratórios com equipamentos modernos. E o mercado de trabalho para essa profissão só tende a crescer. Então, você poderá atuar tanto com pesquisa e produção de novos fármacos e medicamentos, como também em indústria de alimentos, farmácias e drogarias comerciais, hospitalares e ambulatoriais entre outras opções.
Curso de Fonoaudiologia
A graduação de Fonoaudiologia é um dos cursos da área da saúde onde você pode se dedicar ao estudo da fala e da audição, ambos sentidos muito importantes para a comunicação. Por isso, durante o curso de Fonoaudiologia, você vai estudar os problemas que podem afetar essas duas funções.
Além de estudar como eles podem ser diagnosticados, tratados ou até mesmo prevenidos e promover a reabilitação daqueles que têm ou tiveram alguma deficiência física ou traumas psicológicos e doenças recentes e necessitam do apoio profissional.
Portanto, durante o curso você terá uma formação que une o aprendizado teórico com o conhecimento técnico para estudar desde disciplinas que abordam a Neurologia, Biologia, Anatomia Humana, Psicologia, Física Acústica, entre outras matérias.
O curso de Fonoaudiologia possui 5 anos de duração, contendo 10 semestres e saiba que o mercado de trabalho é muito atrativo para estudantes formados nessa área da saúde. Para concluir o curso de Fonoaudiologia é essencial que você cumpra as horas de estágio obrigatório que ocorre nos dois últimos anos com atividades, em sua maioria, em clínica-escola.
Ah e vale ressaltar que o MEC exige que atinja pelo menos 20% da carga horária total em estágio para concluir o curso, além da apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sob orientação de um docente.
Curso de Odontologia
E claro que não poderia faltar na nossa lista a graduação em Odontologia. Outro curso da área da saúde considerado como um dos mais procurados pelos estudantes e com carreira profissional bastante promissora. Onde você como profissional vai atuar na promoção da saúde bucal da população, sendo um agente na manutenção da saúde pública.
Portanto, a rotina de trabalho na área de Odontologia consiste na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que atacam o chamado “sistema estomatognático”. Ou seja, tudo que esteja relacionado à cavidade bucal, musculatura mastigatória e aos dentes, ossos e até mesmo tecidos da região.
O curso de Odontologia tem duração de 5 anos, onde você terá aulas de disciplinas que tratam dos aspectos técnicos e legais da profissão como, por exemplo: anatomia, genética, microbiologia, clínica de diagnóstico bucal e integral, educação e comunicação em saúde, desenvolvimento humano e social, entre outras.
E como a maioria dos cursos da área da saúde, na graduação em Odontologia você vai colocar muito a mão na massa. Então prepara-se para ter várias aulas práticas em laboratórios de simulação odontológica e em hospital de simulado.
Curso de Nutrição
A preocupação com saúde e bem-estar da população é o que acaba motivando milhares de estudantes a escolher uma profissão na área da saúde. E o curso de Nutrição é um candidato importante, já que a tendência é que esse profissional seja cada vez mais relevante para a sociedade.
O curso de Nutrição tem como objetivo te preparar para pesquisar e contribuir na relação das pessoas com a sua nutrição diária. Portanto, você como profissional de Nutrição vai atuar na promoção da saúde por meio de uma alimentação saudável específica para cada necessidade.
Dessa forma, durante sua formação no curso de Nutrição você vai ter uma grade curricular que vai desde áreas das ciências biológicas, ciências da alimentação e nutrição, ciências dos alimentos até ciências sociais, humanas e econômicas. Além de áreas de conhecimento que englobam a segurança alimentar, manutenção e recuperação da saúde, e prevenção de doenças.
A faculdade de Nutrição tem em média 4 anos de duração, mas como em todos os outros cursos, esse prazo pode variar conforme o seu desempenho. E não vai esperando por disciplinas limitadas aos conceitos mais básicos da área de Nutrição não porque, geralmente, os cursos dessa área possuem grade curricular inovadora e que seguem as novas tendências do mercado.
Curso de Medicina
Já no curso de Medicina é o queridinho dos estudantes que querem prestar um curso na área da saúde. E nessa área você tem um leque ainda maior de opções para atuação como profissional, além das áreas mais comuns em unidades básicas de saúde, hospitais, clínicas ou ainda ter o seu próprio consultório, oferecendo diagnósticos e exames.
Você como profissional de Medicina será encarregado (a) por investigar a causa de doenças humanas e prescrever medicamentos. Além de indicar o tratamento ideal para cura das enfermidades, realizar cirurgias e até atuar na prevenção de doenças.
O curso de Medicina tem em média 6 anos de duração e ao final do curso, é essencial que você escolha uma área para cursar uma especialização. Durante a graduação, você vai ter a experiência com aulas teóricas e práticas para entender o funcionamento do corpo humano, vivência em laboratórios e clínicas.
E se você algum dia já sonhou em ser um cientista, saiba que no curso de Medicina você também pode atuar com pesquisas voltadas diretamente para a área da saúde. Atualmente, existem vários institutos de pesquisas buscando por profissionais com novos conhecimentos em áreas como, por exemplo: medicina, células-tronco, oncologia, saúde da mulher, saúde do idoso, doenças infecciosas, entre outras.
Curso de Gerontologia
E para encerrar a nossa lista não poderia deixar de fora a área de Gerontologia. Afinal, a expectativa de vida aumentou, conforme dados divulgados pelo IBGE. Bom, só por essa informação você já consegue ter uma noção do que se trata a área de gerontologia, né? Mas calma, porque tem muitos mais.
Pois bem, a palavra Gerontologia deriva da língua grega e significa o estudo sobre o envelhecimento. Portanto, nessa área você como profissional será responsável por garantir a saúde e bem-estar social dos idosos, por meio de intervenções para garantir a melhora da qualidade.
O curso de Gerontologia tem em média 4 anos de duração, onde você vai estudar o envelhecimento em todos os aspectos sociais, psicológicos e biológicos, considerando as necessidades físicas, emocionais e sociais que surgem com a idade. E por isso, essa área é considerada como um campo científico inter e multidisciplinar.
Portanto, na grade curricular do curso de Gerontologia, você vai encontrar matérias divididas em áreas como, por exemplo: biológicas, sociais, assistência ao idoso e administração, entre outras.
Qual profissional da área da saúde ganha mais?
No ranking de todas as profissões – não somente aquelas da área da saúde – a Medicina ocupa o primeiro lugar. Sim, os médicos estão entre as pessoas que ganham os melhores salários em nosso país e, além disso, a área conta com baixas taxas de desemprego.
Portanto, a especialidade escolhida, o local de trabalho e tempo de atuação serão determinantes para os ganhos do profissional. Médicos, por exemplo, podem atuar em empresas públicas, privadas e ainda ter o seu próprio consultório, o que costuma impactar diretamente nos salários e bonificações desse profissional.
Na sequência de qual área da saúde ganha mais, temos a Odontologia, que também apresenta um ótimo retorno financeiro. De acordo com o Conselho Federal de Odontologia, há 23 especialidades reconhecidas – e quando um odontologista se especializa em uma dessas áreas, seu retorno financeiro é ainda maior.
Assim como em qualquer profissão, o valor mensal adquirido por um odontologista pode não ser o mesmo do outro. Da mesma maneira como os médicos, os odontologistas podem ter mais de um emprego e/ou um consultório próprio.
Como saber se me identifico com cursos da saúde?
Se você é uma das pessoas que têm um interesse maior pela área da saúde, mas que ainda tem suas dúvidas, algumas características do perfil de alunos dessa área podem te ajudar.
Isso porque, convenhamos, quem tem interesse na área deve, primeiramente, ser movido pela paixão e empatia ao cuidar das pessoas. Afinal, não dá apenas para levar em consideração o retorno financeiro que essas graduações trazem.
Assim, é preciso entender que é necessário muita dedicação – desde a graduação, já que são muitos anos até o sonhado diploma – e realmente ter interesse pela área, já que o volume de conteúdos é muito extenso, como é o caso de Medicina.
Além disso, a dedicação deve ser constante. Por se tratar de um mercado com um grande número de profissionais – e outros que constantemente buscam serem incluídos nesse mercado – é preciso se destacar. Assim, uma das melhores maneiras de fazer isso é apostar em cursos de curta e longa duração, especializações e atualizações sobre a área.
Ainda não sabe qual área da saúde escolher? Faça o teste vocacional abaixo e descubra qual profissão mais combina com você!
Quais são as profissões do futuro na área da saúde?
Agora que você já sabe quais são os cursos da saúde mais procurados, vem dar uma olhadinha nas profissões do futuro na área da saúde, especializações e tendências para os próximos anos.
- Biomedicina;
- Cirurgia plástica;
- Hacker genético;
- Nutrição;
- Geomicrobiologia;
- Neuropsicologia
E agora que você já conhece algumas opções de cursos da área da saúde, chegou o momento de descobrir como conseguir bolsa de estudo de até 80% durante o curso todo. E não, você não está lendo errado, é isso mesmo!
E para isso, basta você acessar o site do Amigo Edu, digitar o nome do curso que quer estudar, e pronto, com apenas um clique você vai “encontrar” uma lista com as melhores condições de bolsas no mercado em várias faculdades para escolher a melhor para você! Demais, né?
Então não perca tempo, garanta agora sua bolsa de estudo e comece ainda este ano um curso na área da saúde! Daqui uns anos, você vai querer ter começado hoje, então aproveita!