Está se preparando para provas e vestibulares e está buscando formas de melhorar o seu aprendizado? Se sim, você precisa conhecer como um cronograma de estudos pode ajudar na rotina e ainda melhorar sua concentração. 

Acredite, um cronograma de estudos pode ser um aliado incrível para quem precisa criar uma rotina de estudos para melhorar as notas das provas. Pensando nisso, preparamos esse conteúdo contando tudo que você precisa saber de como montar um cronograma de estudos e seus benefícios. Acha que acabou por aí? Não, não!

Os nossos estudantes têm sempre as melhores dicas. Então separamos em tópicos por área e conteúdo para você começar a estudar para ENEM e Vestibulares. Enfim, aquela forcinha extra para você conquistar o seu diploma universitário. Então, bora lá?

Como um cronograma de estudos pode te ajudar a alcançar bons resultados?

O cronograma de estudos é um passo essencial para estudantes que estão começando a estudar para provas do ENEM e vestibulares. É com ele que você vai organizar e estruturar toda uma rotina de conteúdos e matérias para estudar para as provas. 

Portanto, o cronograma de estudos também conhecido como plano de estudo é uma ferramenta para planejar e organizar os estudos, afim de melhorar as suas funções de aprendizado para entrar na faculdade.

Tenha em mente que o cérebro funciona de maneira condicionada. Ou seja, ele vai associar as informações com outros fatores externos como, por exemplo, horário e lugares que você geralmente estuda. 

E quando você segue um cronograma de estudos com todos os fatores definidos, o cérebro fica condicionado a fornecer mais concentração para estudar. Demais, né?! 

Como você já sabe, estudar não é sempre uma tarefa simples e muitas vezes pode exigir muita disciplina e dedicação. E um cronograma vai te ajudar a se manter focado (a) e a não se perder com todas as disciplinas. E aí, ainda não te convenci a fazer o seu?

Então, continue a leitura porque agora vamos mostrar 4 benefícios de seguir um cronograma de estudos para quem vai prestar vestibulares! 

Quais os benefícios de seguir um cronograma de estudos?

Se você está se preparando para entrar em uma faculdade é normal que esteja se perguntando: Quais benefícios de montar um cronograma de estudos? Quantas horas estudar por dia? E quantas matérias se deve estudar por dia e por aí vai, né?!

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) por exemplo, é a maior prova de admissão ao ensino superior do Brasil. Por isso, exige contextos históricos, interpretação de acontecimentos no país e mundo para testar os seus conhecimentos práticos e teóricos. 

Ou seja, o que não falta é matéria e conteúdo para estudar. Mas entre os benefícios de estudar com um cronograma é ter mais tempo para descansar e aproveitar momentos de lazer. E aí, está interessado (a)?

Bom, são vários os benefícios de estudar com um cronograma de estudos, mas entre os principais estão:

1. Aumento de concentração

Com os assuntos mapeados e organizados com horário e dentro da sua rotina, você vai perceber que o cronograma de estudos tornará mais fácil assimilar as informações, já que terá dias específicos para cada assunto. Além de contribuir, principalmente, para a melhorar sua concentração. 

Afinal, com tudo organizado por matérias fica mais difícil esquecer de estudar algum tema. E caso aconteça algum imprevisto, acredite, com o cronograma de estudos vai ser bem mais fácil para retomar de onde parou ou até mesmo para repor alguma matéria que esteja faltando.

Exemplo-cronograma-de-estudos
Exemplo de cronograma de estudo

Sem falar que com um cronograma de estudos não tem necessidade virar noites estudando, né?! Com o seu cérebro descansado a tendência é que os seus estudos acabem rendendo mais, tornando mais fácil o aprendizado e concentração.

2. Aumento de confiança

Aqui é aquela história, né?! Com o sucesso vem a confiança e poder! 

Quando você começa a estudar com um cronograma de estudos e ter resultados melhores nas provas, automaticamente, vai se sentir mais confiante. É essa confiança que precisamos para te ajudar a ficar menos ansioso (a) na hora das provas, evitando aquele famoso branco. Quem nunca?! 

3. Melhor administração de tempo

O cronograma de estudos tem como função ajudar a estabelecer prioridades. Portanto, ao planejar tudo que você vai estudar todos os dias e com a quantidade certa de matérias, dificilmente vai se perder entre os conteúdos ou esquecer algo. 

E claro que com tudo planejado também não tem necessidade de abrir mão da sua vida pessoal e nem dos estudos, né?! Mas para isso, é fundamental saber priorizar o tempo e matérias essenciais para estudar. 

Neste momento, fazer um cronograma pode parecer desafiador e complexo, mas pode ficar tranquilo (a) que nós vamos te ajudar com isso também. Saiba que ao começar a preencher o cronograma de estudos você vai ver as brechas no seu dia a dia, e conseguir programar seus momentos de estudos como o tão esperado momento de descanso e lazer. 

4. Fortalece o comprometimento e responsabilidade

Um cronograma de estudos vai te ajudar a cumprir suas obrigações com seu aprendizado de maneira organizada já que você pode olhar diariamente todos os seus compromissos para o dia. Ah e sem precisar colocar vários lembretes na agenda do seu celular. 

E a tecnologia veio para facilitar a vida dos estudantes nisso. Hoje, o seu cronograma de estudos pode ser totalmente digital e editável, o que facilita muito caso precise ajustar prazos ou matérias. Por exemplo, caso você sinta mais dificuldade em exatas, pode editar seu cronograma e concentrar mais seus estudos na área.

Mas se você desejar também está valendo imprimir e deixar em um lugar visível. É mais uma forma para te ajudar a se manter comprometido com seus objetivos e rotina de estudos. Aproveita bem essa dica porque você também pode usar durante a faculdade.

Enfim, sempre comentamos por aqui, que quem se prepara com antecedência para estudar, geralmente, acaba aprendendo mais e indo melhor nas provas do ENEM e vestibulares. E não vai deixar de se preparar e começar uma faculdade com bolsa né?!

Então, para te ajudar a dominar essas provas preparamos um passo a passo de como montar um cronograma de estudos administrando seu tempo e rotina. Partiu montar o seu? 

Como montar um cronograma de estudos?

cronograma-de-estudos-Amigo-Edu

No texto como montar um plano de estudos temos um tutorial de como montar o seu. E a dinâmica é a mesma para montar um cronograma de estudos, já que ambos têm o objetivo de te ajudar a organizar rotina de estudos. 

Mas para ficar mais ainda mais fácil de montar um cronograma de estudos completo, também preparamos um passo a passo com 4 etapas para você. Mas antes de você começar tire um momento para pensar na sua rotina e metas de estudos. 

Feito isso, agora basta seguir o passo a passo para montar o seu cronograma de estudos, confira:

1. Fazer o planejamento do conteúdo para estudar

O primeiro passo para começar a montar um cronograma de estudos é pensar que ele precisa atender as suas necessidades pessoais e orientar para que você alcance seus objetivos e metas. É por isso que cada pessoa precisa ter um planejamento diferente.

Então, comece pensando em: Quais horários vocês têm livres para estudar? Por quanto tempo consegue estudar focado (a)? 

Para que você possa planejar seu cronograma precisamos ter essas duas respostas. Já que a ideia é não atropelar sua rotina e conseguir ajustar para que você consiga estudar com mais qualidade. 

Depois o segundo passo é escolher o que você precisar dar mais atenção nos estudos. Mas você também pode ajustar seu cronograma de estudos de acordo com a dificuldade na matéria ou até para focar em matérias de maior peso na prova, por exemplo: 

Metas:

Caso você queira adotar a estratégia de estudar para matérias com nota de maior peso nas provas:

  • Focar mais em matemática e português
  • Resolver simulados de geografia e história
  • Fazer 5 redações por semana


Objetivos:

  • Passar no vestibular
  • Conseguir bolsa de estudo

2. Reunir todas as tarefas e estabelecer prazos

Agora chegou o momento de anotar tudo que você precisa estudar de todas as disciplinas e tarefas que entrarão no seu cronograma de estudos. Ah e nada de deixar de fora horário de almoço, janta e descanso, viu?! 

Conforme comentamos, o tempo que você tem disponível para estudar é importante. Portanto, se você tem só 3 meses para estudar para suas provas o seu cronograma de estudos precisa ser feito pensando nesse prazo. Veja um exemplo:

Tempo: 3 meses de estudo (agosto, setembro e outubro) – 12 semanas

Total de disciplinas: 10 disciplinas (português, matemática, física, química, biologia, artes, história, geografia, filosofia e sociologia). 

3. Definir horário para estudos e descanso

Com base em todas essas informações que você já tem, com certeza, vai conseguir fazer seu cronograma de estudos bem mais assertivo para os seus objetivos. E claro, sem a necessidade de ficar horas intermináveis estudando.

E precisamos lembrar que a qualidade do estudo é muito mais importante do que a quantidade, então faça pequenas pausas de 10 há 15 minutos entre uma matéria e outra. 

O descanso é indispensável, por isso você precisa saber priorizar o conteúdo para estudado. A prova do ENEM, por exemplo, embora tenha provas que se relacionam entre duas ou mais disciplinas, cada área tem as suas principais disciplinas, veja:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, História e, em menor quantidade, Sociologia.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
  • Linguagens Códigos e suas Tecnologias: Língua Estrangeira (inglês ou espanhol), Artes e, em maior quantidade, Português.
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

As provas do ENEM são dívidas em dois dias e cada área tem 45 questões. E com base nisso, já conseguimos identificar matérias mais importantes em uma ordem:

  1. Matemática e Redação.
  2. Português.
  3. História e Geografia.
  4. Química, Física e Biologia.
  5. Língua Estrangeira, Artes e Sociologia.

Bom, para o ENEM já temos bastante coisa para estudar. E não existe uma fórmula secreta ou muito fácil. Mas, temos algumas alternativas que vão te ajudar a ir além do seu cronograma de estudos, como, por exemplo, assistir séries e filmes. 

Curtiu a ideia? Se sim, aproveita porque no Blog do Amigo você tem várias de dicas de filmes para assistir e estudar como, por exemplo: 6 filmes para aprender sobre abolição da escravatura para o ENEM. Uma dica incrível para quem está buscando inspirações e novas informações para fazer redação. 

Tópicos para estudar para ENEM e Vestibulares

E para encerrar esse conteúdo a nossa dica extra para te ajudar a fazer um cronograma de estudos infalível: tópicos de conteúdos separados por área para você começar a estudar para o ENEM e Vestibulares. 

Português

  1. Figuras de Linguagem
  2. Como fazer uma redação
  3. Substantivo
  4. Gêneros textuais
  5. Pronomes
  6. Pronomes de tratamento
  7. Dissertação
  8. Paródia
  9. Colocação Pronominal
  10. Artigo

Matemática

  1. Frações
  2. Porcentagem
  3. Conjuntos
  4. Números racionais
  5. Números reais 
  6. Conjuntos numéricos 
  7. Arcos e ângulos
  8. Triângulo
  9. Polígonos
  10. Ângulos internos e externos

História

  1. Mesopotâmia
  2. Egito
  3. Persas
  4. Grécia Antiga
  5. História de Atenas
  6. História de Esparta
  7. Período Clássico e Helenístico
  8. Roma Antiga
  9. Monarquia Romana
  10. Imperadores Romanos

Biologia

  1. Níveis de organização dos seres vivos
  2. Átomo
  3. Bactérias
  4. Procariontes
  5. Protozoários
  6. Origem da vida
  7. Darwinismo e Lamarckismo
  8. Eucariontes 
  9. Citoesqueleto
  10. Ribossomos 

Filosofia

  1. Surgimento da Filosofia
  2. Atitude Filosófica
  3. Filosofia Clássica
  4. Sócrates
  5. Platão

Sociologia

  1. Sociedade
  2. Fato social
  3. Marxismo

Geografia

  1. Domínios Morfoclimáticos
  2. Climas do Brasil
  3. Solstício e Equinócio
  4. Estações do ano

Física

  1. Cinemática
  2. Aceleração
  3. Lançamento horizontal 
  4. Equação de Torricelli
  5. Cinemática Vetorial
  6. Aceleração centrípeta
  7. Colisão
  8. Gravitação Universal
  9. Estática
  10. Empuxo

Química

  1. Átomo
  2. Número Atômico e Número de Massa
  3. Isótopos
  4. Isóbaros
  5. Isótonos
  6. Molécula
  7. Fórmula Molecular
  8. Modelo atômico de Dalton e Thomson
  9. Modelo atômico de Bohr

E aí já tem bastante coisa para estudar, né?! Para tornar mais fácil de organizar toda essa rotina de estudos, preparamos para você um cronograma de estudos com agenda semanal com sugestões de matérias para você estudar. 

Tudo o que você precisa fazer agora é baixar, preencher conforme a sua rotina e focar nos estudos! 

Quanto estudar por dia?

A nossa sugestão é que você crie um clico de estudos, onde consiga estudar um pouco de cada matéria sempre. Por exemplo, em um clico de estudos, você pode intercalar as matérias e estudar de 30 minutos a 2 horas cada uma. 

Dessa forma, você pode estabelecer prioridade conforme o seu grau de dificuldade e facilidade para o seu cronograma de estudos. Por exemplo, caso tenha mais dificuldade em Física, estude 1 hora, dê um intervalo, depois estude 45 minutos de uma matéria que goste, e assim por diante. 

Ah e caso você queira tornar ainda mais prático sua rotina de estudos, é legal parar um tempo após as aulas para revisar o conteúdo e organizar as anotações. Isso vai te poupar bastante tempo caso precise estudar novamente. 

E aí, gostou das dicas para montar seu cronograma de estudos infalível? Conta pra gente nos comentários! 😉 E já sabe, né?! Continue acompanhando o Blog do Amigo Edu para ficar por dentro das novidades do mundo universitário. Toda semana tem conteúdo novo para você aproveitar.