Se você é alguém que é atraído por tarefas que incluem tomar decisões em transações comerciais para realizar planejamentos estratégicos, ações táticas e operacionais objetivando o aumento de eficiência e o lucro de um negócio, o curso de Gestão Comercial é o curso ideal para você.
Está com dúvidas sobre valores do curso, estágios, TCC e até mesmo quanto você pode ganhar após formado? Aqui nesse texto vamos te ajudar a tratar todas essas dúvidas. Fica com a gente!
Navegue pelo conteúdo:
Como é o curso de Gestão Comercial?
Gestão Comercial é a administração de processos e tarefas relacionadas ao gerenciamento de vendas, marketing, finanças, recursos humanos e outras áreas de negócios. A gestão comercial envolve a tomada de decisões estratégicas para aumentar a eficiência e o lucro.
Além disso, Gestão Comercial é o ramo da administração que lida com todas as transações comerciais de uma organização. Esta área abrange tudo, desde a compra e venda de produtos e serviços, até a análise de dados e otimização de processos. É fundamental para o sucesso de qualquer negócio.
O curso de Gestão Comercial é oferecido como uma graduação tecnológica, na área de Gestão e Negócios. Forma profissionais capazes de planejar a venda de produtos ou serviços, procurando dar a maior rentabilidade e produtividade à empresa em que atua, além de elaborar análises comerciais, considerando as demandas e oportunidades do mercado.
Ao final da graduação, o aluno estará qualificado para gerenciar equipes e definir estratégias, preço e melhor mercado para atuação, por meio de estudos de viabilidade econômica, financeira e tributária. Durante as aulas, o estudante aprende a gerenciar a área comercial de uma organização.
Matérias do curso de Gestão Comercial
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso de Gestão Comercial considerando as seguintes disciplinas:
- Comércio Eletrônico e Mídias Digitais;
- Comunicação e Expressão;
- Contabilidade Gerencial;
- Custos e Formação de Preços;
- Direito Aplicado ao Comércio;
- Economia e Mercado;
- Empreendedorismo;
- Estrutura Organizacional e Gestão de Processos;
- Ferramentas de Relacionamento com Clientes;
- Finanças e Orçamento;
- Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística;
- Gestão da Qualidade;
- Gestão de Pessoas e Equipes;
- Gestão de Vendas;
- Gestão Estratégica;
- Gestão Mercadológica e Comportamento do Consumidor;
- Matemática Financeira;
- Negociação e Gestão de Conflitos;
- Sistemas de Informação Gerencial;
- Custo e Formação de Preços;
- Desenvolvimento Pessoal e Profissional;
- Direito Empresarial;
- Empreendedorismo;
- Ética e Relações Humanas no Trabalho;
- Estatística Básica para Negócios;
- Filosofia;
- Fundamentos da Administração;
- Fundamentos da Contabilidade;
- Fundamentos da Economia;
- Fundamentos da Gestão Comercial;
- Gerência de Equipe de Vendas;
- Gestão de Custos e Preços;
- Gestão de Serviços e Varejo;
- Gestão do Relacionamento com Clientes e Fornecedores;
- Gestão em Marketing;
- Inovação em Gestão Comercial;
- Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Inclusão;
- Logística Empresarial;
- Matemática;
- Matemática Financeira;
- Matemática Aplicada a Negócios.
Duração do curso de Gestão Comercial
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Gestão Comercial segue as normas gerais dos cursos tecnólogos e está dentro do eixo de Gestão e Negócios, com carga horária mínima de 1.600 horas.
A duração média do curso de Gestão Comercial é de 2 anos. Veja aqui outros cursos superiores com duração de 2 anos.
Estágio e TCC no curso de Gestão Comercial
Fica a critério da instituição de ensino a aplicação de atividades complementares, estágio e trabalho de conclusão de curso.
O estagiário comercial atua como ponto de auxílio para a equipe comercial. É o profissional que presta o suporte necessário para que as negociações com os clientes ocorram de maneira eficiente e de acordo com o contrato firmado pelas partes. Para isso, atua tanto na frente comercial, ou seja, entrando em contato com o cliente, quanto em tarefas administrativas.
Leia também: Entenda os benefícios do estágio para sua futura carreira!
O Trabalho de Conclusão de Curso, ou TCC, é uma das etapas da formação em Gestão Comercial. Porém, em algumas universidades, o TCC se trata de um Projeto Integrado. Isso quer dizer que o aluno irá preparar um projeto que simula a realidade utilizando o seu conhecimento adquirido nas matérias do curso. O Projeto Integrado participa da grade curricular em todos os semestres do tecnólogo em Gestão Comercial.
Quanto custa o curso de Gestão Comercial?
A Faculdade de Gestão Comercial custa, em média, R$ 415,00. Esse valor varia bastante com base em alguns fatores. Por exemplo, ser um curso tecnólogo ou uma formação mais tradicional como bacharelado faz muita diferença no preço das mensalidades.
O curso tecnólogo é uma opção mais prática, voltada aos estudantes que têm pressa de chegar ao mercado de trabalho. Por consequência, além de ter o valor mais barato, ele também tem menor duração, o que influencia no quanto você vai gastar a longo prazo. Veja abaixo algumas opções de curso de Gestão Comercial:
- Curso de Gestão Comercial da São Judas
- Curso de Gestão Comercial da Anhembi Morumbi
- Curso de Gestão Comercial da Cruzeiro do Sul
- Curso de Gestão Comercial da FMU
- Curso de Gestão Comercial da Anhanguera
Outro fator que pode influenciar o valor do curso é a modalidade. Os cursos presenciais geralmente têm custos mais elevados em comparação aos cursos semipresenciais e a distância (EAD) por várias razões, que incluem: investir em instalações físicas, como salas de aula, laboratórios, bibliotecas e outras áreas de estudo; custos mais elevados com salários e benefícios dos professores e funcionários, entre outros.
Abaixo, você confere a média de preços em diferentes capitais:
Região Norte
- Manaus: Semipresencial: em média, R$248,13 | EAD: em média, R$ 194,51.
- Belém: Semipresencial: em média, R$ 231,50 | EAD: em média, R$171,50.
Região Nordeste
- João Pessoa: Semipresencial: em média, R$ 229,75 | EAD: em média, R$ 169,12.
- Aracaju: Semipresencial: em média, R$270,13 | EAD: em média, R$ 183,13.
Região Centro-Oeste
- Goiânia: Semipresencial: em média, R$ 310,60 | EAD: em média, R$ 227,80;
- Brasília: Semipresencial: em média, R$ 317,55 | EAD: em média, R$ 229,10;
Região Sudeste
- São Paulo: Semipresencial: em média, R$ 398,25 |EAD: em média, R$ 229,25.
- Rio de Janeiro: Semipresencial: em média, R$ 232,44 | EAD: em média, R$ 180,50.
Região Sul
- Florianópolis: Semipresencial: em média, R$ 352,16 | EAD: em média, R$ 223,75.
- Porto Alegre: Semipresencial: em média, R$ 346,08; | EAD: em média, R$ 264,34.
Existe curso de Gestão Comercial EAD?
Vamos direto ao ponto. Sim, existe o curso de Gestão Comercial EAD! Estudar Gestão Comercial na modalidade 100% EAD já é uma realidade nas melhores universidades, que investem pesado em tecnologia para oferecer uma excelente plataforma de ensino digital para os seus alunos dos cursos a distância.
Os alunos acessam as matérias, biblioteca virtual, fóruns de discussão e outros conteúdos exclusivos no AVA, que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esse ambiente foi pensado para gerar uma verdadeira imersão dentro das disciplinas do curso e é exclusivo para os estudantes.
Como ingressar no curso de Gestão Comercial?
A gente sabe que na hora de fechar a matrícula no curso de Gestão Comercial o valor da mensalidade pode impactar na sua decisão. Por isso, vamos te ajudar e mostrar algumas opções para ingressar no curso de Gestão Comercial pagando menos. Acompanhe!
Financiamento Estudantil
O financiamento estudantil é um crédito universitário oferecido por instituições financeiras para que o estudante tenha condições de ingressar no ensino superior.
No caso do financiamento estudantil público, os estudantes podem contar com o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), sendo o mais buscado e o mais concorrido. Enquanto no financiamento estudantil privado, os estudantes podem recorrer a bancos e fintechs, como o Pravaler. O crédito estudantil que já beneficiou mais de 300 mil alunos no Brasil.
Bolsas de estudos
Uma alternativa para estudar Gestão Comercial pagando menos é através de bolsas de estudos para graduação. Quando você precisa de uma ajuda financeira para ingressar no ensino superior, uma das melhores maneiras de acessá-lo é por meio das bolsas de estudos, que é uma forma de custear total ou parcialmente suas despesas educacionais.
As bolsas são concedidas por entidades ou pelas próprias universidades para cursos de graduação ou pós-graduação. Cada instituição tem políticas próprias para dar uma bolsa de estudos, mas a maioria são concedidas aos alunos com bom desempenho acadêmico.
O Prouni (Programa Universidade para Todos) é uma iniciativa do governo federal criada em 2014 que oferece bolsa de estudos integrais (100%) e parciais (50%) em universidade particulares para pessoas de baixa renda e que não possuem formação superior.
Para muitos estudantes, o Prouni pode ser o único recurso para ter acesso à universidade e competir de forma mais justa no mercado de trabalho. As inscrições para o programa abrem duas vezes por ano, geralmente no começo de cada semestre letivo. É preciso ficar de olho nas datas para não perder a oportunidade.
O Amigo Edu é uma plataforma que ajuda os estudantes a entrarem na faculdade com bolsas de estudo de até 80% durante todo o curso. Além disso, oferece o seguro educacional gratuito, que poderá pagar até 3 mensalidades do seu curso caso você fique sem emprego.
Todas as universidades cadastradas no site estão com desconto maior do que os valores oferecidos se for negociar direto no balcão da faculdade. E esse desconto pode chegar até 80% do valor integral da mensalidade. Não é o máximo!?
Tem mais: o desconto na sua mensalidade vai até o final do curso! Diferente de outros sites de bolsa, o Amigo Edu não cobra outras taxas semestrais, por exemplo. Sua bolsa é renovada automaticamente a cada semestre, sem que você precise pagar nada a mais por isso. Aproveite e encontre sua bolsa de estudos para Gestão Comercial!