Quem sonha em fazer o curso de Marketing precisa estar disposto a aprender muito mais do que fazer propaganda, como muitos pensam que é o curso.
O estudante de marketing, ao finalizar o curso, estará qualificado para analisar o mercado por meio de pesquisas e estatísticas; conhecer o consumidor e os concorrentes; ajudar a criar produtos e serviços que atendam às necessidades do mercado e planejar a distribuição e divulgação dos produtos nos canais adequados.
O profissional da área precisa cada vez mais se posicionar de maneira estratégica. Para saber mais sobre o curso de marketing, continua com a gente, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre essa graduação.
Navegue pelo conteúdo:
Como é a graduação de Marketing?
Para formar um profissional apto a atuar em funções tão diferentes, o curso de Marketing apresenta disciplinas das áreas de Administração e Comunicação. A ideia é aliar uma visão analítica e objetiva com a sensibilidade para entender as transformações da sociedade.
O curso combina teoria e prática. Da teoria, os alunos aprendem sobre Economia, Psicologia, Sociologia, Finanças e Estatística. Da prática, os professores trazem estudos de caso de problemas reais para os alunos resolverem. Durante o curso é comum que os estudantes visitem o setor de Marketing de empresas e agências de publicidade para verem na prática como é o dia a dia profissional.
A forma mais comum de contato com o mercado é pelos estágios. Neles os estudantes acompanham o planejamento de ações de marketing, campanhas de divulgação e eventos.
Grade curricular do curso de marketing
O diferencial do curso de Marketing são as disciplinas sobre pesquisa e análise de dados. Com elas, o profissional é capaz de entender os competidores, fazer previsões sobre o mercado, identificar o comportamento do consumidor e a dinâmica das tendências. Essas informações são a base para a tomada de decisões. Veja algumas disciplinas que podem estar no currículo:
- Análise Multivariada
- Cálculo
- Lógica Matemática
- Probabilidade
- Tratamento e análise de dados
Ao longo do curso, o estudante tem a visão geral das três principais atribuições da área: Gestão, Pesquisa e Comunicação de Marketing. É possível aprofundar os estudos na área em que se tem mais afinidade, cursando disciplinas optativas, como por exemplo:
- Análise de Campanhas de Comunicação
- Estética dos Meios de Comunicação
- Marketing Eletrônico
- Marketing Social e de Organizações não Governamentais
- Teorias da Opinião Pública
Quanto tempo dura o curso de marketing?
O curso tecnólogo de Marketing tem duração média de 4 semestres, ou seja, 2 anos. Com duração mais curta do que os cursos de bacharelado, o profissional tecnólogo de marketing tem rápida inserção no mercado de trabalho. Com uma formação focada em disciplinas específicas e práticas, o estudante desenvolve as habilidades essenciais para atuar na área.
Estágio e TCC da faculdade de Marketing
Para se formar, o aluno deve elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Algumas instituições exigem também o cumprimento de um estágio supervisionado. Ambos oferecem oportunidades únicas para os alunos aplicarem na prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso.
O estágio é uma forma de colocar em prática os conceitos de marketing em uma empresa real, o que possibilita ao aluno aprender com profissionais experientes e adquirir experiência em situações do mundo real. Além disso, o estágio pode ser um caminho para o ingresso no mercado de trabalho, já que muitas empresas acabam contratando estagiários após o término do curso.
Já o TCC é uma forma de consolidar os conhecimentos adquiridos durante a graduação e desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica. No caso dos estudantes de Marketing, o TCC pode ser um projeto de pesquisa que analisa as estratégias de marketing de uma empresa ou a implementação de uma estratégia de marketing para um produto ou serviço. O trabalho de conclusão de curso pode ser uma oportunidade para o aluno desenvolver sua criatividade e inovação, gerando ideias que podem ser úteis para empresas e organizações.
Quanto custa o curso de Marketing?
Em média a faculdade de marketing custa entre R$ 150 a R$ 1.000. Porém, esses valores são o cálculo médio de faculdades presenciais, semipresenciais e EAD. Isso significa que os valores podem se alterar de acordo a modalidade de ensino, além da região e tempo de formação.
Por exemplo, na Faculdade Unopar é possível encontrar cursos de nível superior em marketing, com certificação do Ministério da Educação (MEC), na modalidade de semipresencial ou EAD com preços entre R$ 149,99 e R$ 199,99.
Como funciona o curso de marketing EAD?
O curso de Marketing EAD capacita profissionais para a atuação no desenvolvimento de estratégias de comunicação com foco em vendas de serviços e produtos. Durante o curso o estudante desenvolve as habilidades fundamentais para atuar no mercado de trabalho e executar os métodos indispensáveis em uma comunicação efetiva.
O curso a distância de Marketing possui a duração média de 2 anos. Durante os semestres, o aluno terá contato com diferentes disciplinas e aprenderá os requisitos fundamentais do marketing.
A graduação possui uma intensa formação técnica e científica, garantindo ao profissional o desenvolvimento de habilidades multidisciplinares. Isso significa que durante o curso, o aluno aprenderá sobre o uso das principais e mais modernas ferramentas para atuação profissional.
Na modalidade de Marketing EAD, as aulas e todo o conteúdo é 100% online. As aulas são gravadas e disponibilizadas em plataformas digitais, junto com todos os demais conteúdo do curso. Durante todo o curso o aluno terá o apoio de tutores e professores para debater e tirar dúvidas. Além disso, o aluno pode participar de grupos de pesquisa e extensão durante o curso, com o objetivo de intensificar a formação no ensino superior. Porém, o estudante precisará comparecer ao polo presencial para a realização das provas.
Como ingressar na faculdade de Marketing?
Chegou a hora de entendermos como ingressar em uma faculdade para fazer o curso de Marketing.
Já falamos por aqui que as mensalidades desse curso podem variar entre R$ 150 e R$ 1.000, a depender, principalmente, da modalidade que o estudante escolher cursar, presencial, semipresencial ou EAD.
Talvez o valor da mensalidade se torne um impedimento para você consiga tirar esse sonho do papel. Por isso, vamos elencar algumas maneiras de tornar o acesso ao curso de Marketing mais acessível. Continua com a gente!
Financiamento Estudantil para o curso de Marketing
O financiamento estudantil é um crédito universitário oferecido por instituições financeiras para que o estudante tenha condições para ingressar no ensino superior. Atualmente, existe o financiamento estudantil público e privado.
Como exemplo de como financiar uma faculdade particular, existe o financiamento de bancos privados, financiamentos próprios de faculdades privadas, o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e o Pravaler. Esses são alguns dos responsáveis por realizar o sonho de diversas pessoas em relação aos estudos.
Bolsa de estudos para a faculdade de Marketing
A gente sabe que conseguir uma vaga em instituição pública está cada vez mais difícil e não é todo mundo que tem condições de pagar uma mensalidade integral em uma instituição privada. É por isso que existem as bolsas de estudo para o curso de marketing! Hoje em dia existem diversas opções que podem te ajudar a sair da inercia gerada pela falta de dinheiro.
Uma bolsa de estudos é um desconto na mensalidade oferecido em universidades privadas para facilitar o pagamento do curso. Vale ressaltar que existem dois tipos de bolsas de estudos:
- Bolsa de estudos integral: corresponde a 100% de desconto na mensalidade, ou seja, o estudante terá a oportunidade de estudar de graça em uma instituição de ensino particular;
- Bolsa de estudos parcial: o desconto na mensalidade pode variar de 1% a 99%, dependendo da instituição de ensino escolhida. No final das contas, o estudante ainda deverá arcar com uma parte do pagamento.
O Prouni é um exemplo de um programa de bolsa de estudos para graduação oferecido pelo governo federal.
E você já ouviu aquele ditado que ‘quem ajuda amigo é!’? Então!
Conheça agora mesmo o Amigo Edu: um site onde você pode conseguir bolsa de estudos com até 80% de desconto. O Amigo Edu tem parceria com faculdades espalhadas por todo o Brasil para cursos de graduação presencial, semipresencial e EAD. E melhor: os descontos são sempre maiores do que os oferecidos direto pelas faculdades.
Outra coisa legal é que nesse caso você nem precisa ter feito o Enem, pois as faculdades oferecem outras formas de ingresso para facilitar a matrícula do aluno. Você pode filtrar sua pesquisa de bolsas de estudo por curso, cidade e faculdade. Outro diferencial é que você pode fazer a matrícula em qualquer época do ano e não apenas no início dos semestres.