Os cursos a distância (EaD) estão conquistando boa parte do mercado de ensino superior e estão sendo cada vez mais reconhecidos pelo mercado. Por isso muita gente fica na dúvida na hora de escolher entre EaD, Semipresencial e Presencial. Toda modalidade tem seus pontos fortes e fracos, e isso vai depender principalmente do perfil do estudante para saber qual se encaixa melhor para ele. Vamos explicar como cada uma funciona para que você possa escolher a ideal:

Presencial

O tradicional ensino que aprendemos desde os iniciais anos na escola, onde vamos todos os dias para a sala de aula, interagindo com professor e outros alunos. Essa interação, junto com a possibilidade de tirar dúvidas na hora, aulas práticas e ter a visão dos outros estudantes ainda é a forma de aprendizado preferida por muitas pessoas, afinal de contas, foi assim que estudamos durante todo ensino fundamental e médio, né?

Lógico que para você ter toda essa experiência, é necessário seguir os horários fixos da faculdade com um valor mais alto se comparado as outras modalidades. 

Semipresencial 

O semipresencial, como o próprio nome já diz, é o meio termo entre o presencial e o à distância. Ele pode partir dessas duas modalidades: um curso presencial pode ter até 20% da sua carga horária à distância, e um curso à distância pode ter aulas semanais em seus polos de ensino. 

O que isso quer dizer? Que perante ao MEC, seu curso é presencial ou à distância, dependendo da carga horária de cada modalidade.

Ead

O ensino a distância tem algumas vantagens em relação ao presencial, primeiro a flexibilidade de horários, já que você pode estudar direto do seu computador a hora que quiser, já que as aulas são gravadas e você pode assistir por uma plataforma online. Justamente por isso, vem o segundo benefício: o valor. Por não demandar tanta estrutura quando o presencial, o preço passa a ser mais baixo. 

Em compensação, para aproveitar tudo isso o aluno tem que ter muita disciplina, já que não tem ninguém cobrando sobre horários de estudo. As dúvidas também levam algumas horas geralmente para serem respondidas, já que são mensagens enviadas para os professores através da plataforma de ensino. 

Vale lembrar que o conteúdo ensinado é o mesmo em qualquer uma das modalidades, a diferença é a didática do ensino. 

No site do Amigo Edu você pode fazer o filtro na sua busca e escolher entre EaD, Semipresencial e Presencial, além da cidade, curso e valor. Tudo isso com até 80% de bolsa! 🙂