Os cursos de graduação à distância (EaD), estão cada vez mais populares entre os alunos brasileiros. Isso porque eles são uma ótima opção para quem não tem o tempo necessário durante a semana ou mesmo precisa de valores mais econômicos, uma vez que a educação à distância não exige a mesma infraestrutura que a presencial. Mas muita gente ainda tem dúvidas se existe diferença entre diploma EaD e presencial.

Um levantamento da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES), divulgado em 2019, mostra que até 2023 o ensino à distância deve ultrapassar o EaD, chegando a 51% dos alunos de graduação.

Ainda que a estimativa seja de grande de crescimento, algumas informações não estão claras para os futuros estudantes. Por isso preparamos esse post com as principais dúvidas. Confere:

Carga horária e Grade curricular EaD

A carga horária e a grade curricular dos cursos EaD são exatamente as mesmas dos presenciais. Isso porque esses itens são exigência do MEC. Ou seja, a única diferença perante o Ministério da Educação é a modalidade de ensino (presencial ou à distância). Então, se a sua preocupação é não ter o mesmo conteúdo, pode ficar tranquilo

Diploma EaD x Diploma Presencial

Aqui está a grande dúvida! Pois muita gente tem receio da sua formação ser menos valorizada por ser EaD. Mas pode ficar tranquilo, os diplomas são exatamente os mesmos! Não existe distinção entre um diploma de quem estudou na modalidade presencial para quem estudou na modalidade à distância. Essa informação não consta no diploma. Segundo a portaria Portaria nº 1.095, de 25 de outubro 2018, os diplomas de graduação deverão ser uniformes e apresentar:

“I – no anverso:
a) selo nacional;
b) nome da IES expedidora;
c) nome do curso;
d) grau conferido;
e) nome completo do diplomado;
f) nacionalidade;
g) número do documento de identidade oficial com indicação do órgão e Unidade da Federação de emissão;

h) data e Unidade da Federação de nascimento;
i) data de conclusão do curso;
j) data da colação de grau;
k) data da expedição do diploma;
l) assinatura da autoridade máxima da IES expedidora;
m) assinatura das demais autoridades da IES expedidora, quando previsto no regimento interno das IES; e
n) local para assinatura do diplomado;

II – no verso:
a) nome da IES expedidora e razão social de sua mantenedora e respectivo número do CNPJ;

b) número do ato autorizativo de credenciamento ou de recredenciamento da IES expedidora, com data, seção e página de sua publicação no DOU;
c) número do ato autorizativo de reconhecimento ou de renovação de reconhecimento do curso, com a data de sua publicação no DOU ou, no caso de aplicação do art. 26, caput e § 1º, desta Portaria, o número do processo de reconhecimento ou renovação de reconhecimento e o dispositivo que autoriza a expedição e o registro do diploma;
d) apostila de habilitações, averbações ou registro quando for o caso;
e) nomes das autoridades expedidoras com a indicação do cargo, caso não estejam no anverso; e

f) espaço próprio para aposição do registro do diploma

Aceitação do EaD no mercado de trabalho

Hoje em dia o mercado já não faz diferenciação pelo tipo de formação na hora da contratação. Não só porque nada referente a modalidade de ensino consta no diploma, mas porque os cursos EaD estão cada vez mais atualizados, oferecendo novas formas e plataformas de ensino, tornando o aprendizado bem dinâmico. Da mesma forma que hoje em dia é difícil alguém que não tenha feito algum tipo de curso online, seja ele graduação, especialização ou mesmo cursos livres.

O que tiramos de conclusão disso tudo? Se você está buscando uma graduação à distância, pode ter certeza de que essa é uma forma legítima de ensino e cada vez mais atual.  A única coisa que você deve verificar na hora de escolher um curso EaD é se ele é registrado pelo MEC. Sendo assim, você terá o mesmo conteúdo e carga horária que uma graduação presencial. Não é bom?

Agora que você já sabe que não existe diferença entre o diploma EaD e presencial, que tal pesquisar pelo seu curso no Amigo Edu? Você pode garantir uma bolsa de estudo de até 80%!