Muita gente não entende, ou mesmo não sabe que existe diferença entre um curso técnico e um curso tecnólogo. Mas, apesar dos nomes parecidos, existe uma grande diferença entre esses dois tipos de curso e é muito importante entender antes de tomar sua decisão por qual escolher. Vem com a gente que vamos te explicar como funcionam os dois:

Curso Técnico

A principal diferença é o nível de ensino. O curso técnico tem nível médio, ou seja, você recebe um certificado após o curso, porém ele não pode ser considerado graduação. São cursos de curta e média duração, podendo variar de 2 meses até 3 anos e sempre com foco na prática. Justamente por isso, podem ser uma solução para quem precisa se colocar rapidamente no mercado de trabalho.

Além disso, com os cursos técnicos podem ser de diferentes tipos e formas de ingresso, como:

  • Subsequente: aquele curso técnico que é feito após o aluno ter concluído o ensino médio.
  • Concomitante: é o curso que pode ser feito por alunos que ainda estejam no ensino médio, estudando em paralelo, geralmente em instituições diferentes.
  • Integrado: neste caso, o aluno já entra no ensino médio sabendo qual curso técnico quer fazer faz ele ao mesmo tempo, na mesma escola. Esse tipo de ensino médio integrado com o técnico costuma durar em média 4 anos e o estudante sai com o diploma de ensino médio e certificado técnico.
  • Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional: esses são aqueles cursos técnicos de curta duração e exigem apenas ensino fundamental incompleto, geralmente ter concluído até a 5ª série basta.

Curso Tecnólogo

Os cursos tecnólogos, por outro lado, são cursos de graduação. Ou seja, os formados tecnólogos tem um diploma de ensino superior. Eles duram em média 2 a 3 anos e como toda graduação, é necessário ter concluído o ensino médio para poder ingressar no tecnólogo.

Além disso, também é necessário participar de algum processo seletivo da instituição, como vestibular ou nota do Enem, e após graduado, o aluno também está apto a ingressar em uma pós-graduação.

Por serem mais curtos que um bacharelado ou licenciatura, os tecnólogos são mais voltados para a prática, buscando atender demandas objetivas do mercado de trabalho.

Agora que você já sabe a diferença entre um curso técnico e um tecnólogo, é só escolher qual você prefere. 😊No Amigo Edu você pode pesquisar tanto por tecnólogos, na busca de graduação, como por cursos técnicos profissionalizantes, na aba de cursos livres.