Redação é uma das partes do Enem mais difíceis para muita gente, né? Além de ter uma gramática perfeita, você tem que saber construir o texto e ainda usar boas referências, como filmes e livros, para argumentar na redação.

Por isso trouxemos alguns filmes que podem te ajudar na hora da redação e você pode estudar se divertindo. Então já anota todos aí:

1. Território Restrito (2009)

A primeira indicação de filmes para você usar na sua redação do Enem é o Território Restrito. Nele, Max Brogan é um agente da imigração e Fiscalização Aduaneira, em Los Angeles. Todos os dias ele precisa lidar com diversas pessoas que tentam entrar nos Estados Unidos em busca de uma vida melhor.

2. O Grande Desafio (2008)

O Grande Desafio é um drama baseado na história de Melvin B. Tolson, professor de Wiley College Texas. Em 1935, ele inspirou os alunos a formarem a primeira equipe de debate da escola, que passou a desafiar Harvard no campeonato nacional.

3. O Começo da Vida (2016)

Baseado em avanços tecnológicos e na neurociência, O Começo da Vida é um documentário que avalia como o ambiente afeta as crianças e como elas podem afetar o nosso futuro.

4. A Hora da Estrela (1985)

Dentre os filmes para citar na redação, “A Hora da Estrela” trata-se de uma adaptação do livro homônimo de Clarice Lispector. O drama narra a vida de Macabéa, uma jovem imigrante nordestina, pobre, órfã, ingênua e sozinha.

Ela trabalha como datilógrafa e vive em condições miseráveis na capital São Paulo. De olhar baixo, Macabéa se posiciona como alguém inferior – uma condição que, ao mesmo tempo, é empurrada a ela pela sociedade e a si mesma imposta por sua personalidade. Ela se compara a uma coisa qualquer.

Na trama, ela decide se consultar com uma cartomante após perder seu namorado – sua única companhia – para sua colega de trabalho. 

5. Aquarius (2016)

Aquarius é o nome de um antigo edifício na orla da praia de Boa Viagem, em Recife. Esse prédio é cobiçado por uma construtora que pretende erguer um condomínio de luxo em seu lugar. 

Contudo, a empresa se depara com a resistência da última moradora do local, Clara, uma viúva de 65 anos que se recusa a deixar o prédio onde viveu parte de sua vida.

6. Bacurau (2019)

)

Mais um dos excelentes filmes para citar na redação é “Bacurau”. O filme retrata uma história que se passa no sertão do Nordeste, em uma realidade distópica que traz violência, porte de armas, miséria e crise da água. 

Além disso, ele aborda a atuação de políticos milicianos, a força do capital estrangeiro e do neocolonialismo, contrastando com a força dos moradores que vivem naquele pequeno povoado no sertão.

7. Central do Brasil (1998)

Central do Brasil é um clássico drama que narra a história de Dora, uma professora aposentada que complementa a renda sendo escritora de cartas para pessoas analfabetas na Estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. 

Mas logo sua rotina é abalada quando uma de suas clientes morre atropelada por um ônibus e deixa sozinho o filho, Josué, um pobre menino de 9 anos. Após quase vender o menino, Dora decide levar Josué ao Nordeste para o encontro do seu pai.

Temáticas tratadas: analfabetismo, desigualdade social, pobreza, migração, tráfico de pessoas e venda de órgãos.

enae simulado enem gratis

8. Cidade de Deus (2002)

Mais um dos filmes para citar na redação é “Cidade de Deus”. Ele também é baseado no livro homônimo de Paulo Lins. 

O longa conta a história de um grupo de jovens pobres e negros que crescem em meio a violência e criminalidade da Cidade de Deus, no período em que essa comunidade do Rio de Janeiro se transformava em uma perigosa favela dominada pelo tráfico.

9. Cinema, Aspirinas e Urubus (2005)

Cinema, Aspirinas e Urubus é uma história que se passa no Nordeste brasileiro na época em que aconteceu a Segunda Guerra Mundial. 

No filme, um alemão veio se refugiar no Brasil, tornou-se caminhoneiro e passou a vender aspirinas pelo país. Em uma de suas caronas, ele encontra um homem simples que, à primeira vista, parece muito diferente de sua realidade. Esse moço acaba virando seu ajudante e começa a exibir filmes do remédio contra dor de cabeça por onde eles passam. 

A história relaciona características de dois povos muito diferentes que têm em comum a habilidade de enfrentar as condições adversas.

10. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Outro dentre os filmes para citar na redação é o longa Hoje Eu Quero Voltar Sozinho. O filme conta a história de Leonardo, um adolescente cego que sofre preconceito e bullying na escola e busca sua independência em meio ao superprotecionismo dos pais. 

Com a chegada de um novo aluno à escola, Leonardo começa a descobrir mais sobre sua sexualidade. 

11. O Auto da Compadecida (2000)

Mais um filme clássico que pode ser utilizado como citação na redação é “O Auto da Compadecida”. O filme é baseado na peça de Ariano Suassuana e mostra as aventuras de João Grilo e Chicó em um pequeno vilarejo no sertão da Paraíba. 

Para sobreviver, os dois amigos aplicam golpes e trapaças nos moradores locais. Contudo, quando eles enganam um temido cangaceiro e se vêem em apuros, apelam para Nossa Senhora.

12. O Menino e o Mundo (2013)

Com uma belíssima animação, “O Menino e o Mundo” conta a história de um menino que vive no campo com sua família. Mas, devido à falta de trabalho, seu pai sai de casa em busca de melhores condições de vida na cidade grande. 

Assim, triste e com saudades do pai, o menino também vai à cidade e lá descobre uma sociedade que sofre com a pobreza e exploração de trabalhadores.

13. Que Horas Ela Volta? (2015)

O filme Que Horas Ela Volta? é ótimo para citar a realidade brasileira na sua redação. Ele retrata a rotina de Val, uma empregada doméstica e babá nordestina que trabalha e mora com uma família de classe alta em São Paulo. 

O drama se desenrola quando Jéssica, a filha de Val, sai do Nordeste para morar com a mãe para prestar vestibular em São Paulo. Jéssica não aceita a divisão de classes e o “lugar de empregada” impostos a ela e sua mãe, gerando conflito com os patrões.

14. Tropa de Elite (2007)

Para finalizar, mais um dos filmes para citar na redação é o longa que narra a guerra entre os policiais do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e os traficantes do Rio de Janeiro. 

O líder do grupo, Capitão Nascimento, quer deixar a corporação e, para isso, treina dois recrutas para substituí-lo. Os novatos se destacam por sua honestidade, mas se desiludem pela corrupção praticada por colegas do batalhão.

ENAE

ENAE é o maior simulado gratuito do Enem do país. A prova conta com questões de todas as matérias do Enem, com a mesma dificuldade e o mesmo método de avaliação, além da redação.

Na sua primeira edição, em janeiro de 2021, o ENAE já alcançou 100 mil inscritos e todos que fizeram a prova puderam testar suas habilidades e mais: conseguiram desenvolver uma redação com um tema similar ao tema do Enem, que aconteceu na semana seguinte.

O ENAE deste ano acontece no dia 13 de novembro, online, gratuito e o resultado do sai em até 3 dias úteis. Ou seja, tempo ideal para simular a real nota do Enem e poder revisar os pontos que precisam de reforço.

Para fazer sua inscrição gratuita basta acessar a página do simulado.