Ao escolher qual carreira seguir, é muito importante sempre avaliar com antecedência e atenção, as possibilidades de campo de atuação que o mercado oferece para a sua área de interesse. O curso de Administração, por exemplo, é uma das profissões que abre inúmeras portas profissionais e oferece bastante oportunidades.
A formação é responsável por capacitar profissionais para atuar na gestão de negócios em diversos setores. A verdade é que o mercado de trabalho em Administração é muito diversificado e promissor, e, devido a essa versatilidade que a profissão proporciona, um administrador pode atuar em vários segmentos de empresas privadas, públicas ou em organizações não governamentais (ONGs).
Foi pensando nisso que preparamos um conteúdo interessante e completo sobre onde um administrador pode trabalhar e quanto ele ganha. Boa leitura!
Navegue pelo conteúdo:
Como está o mercado de trabalho para Administração?
Por se tratar de uma formação que dá aos estudantes inúmeros conhecimentos amplos e que, consequentemente, possibilita trabalhar em diversas áreas, o mercado de trabalho para Administração é um dos mais promissores e aquecidos com alta empregabilidade.
A verdade é que empresas de todos os segmentos precisam de profissionais especializados e formados em Administração para gerir algumas áreas dentro da organização. Boa parte dos colaboradores de uma empresa são formados na carreira em questão e isso acontece porque a profissão é bastante abrangente.
Independentemente do quadro econômico em que se encontra uma instituição, o mercado de trabalho para um administrador sempre será bom.
É difícil arranjar emprego como administrador?
Considerando tudo que já mencionamos até aqui, é visível que encontrar emprego como administrador não é difícil. Fato é que, independente da profissão em que se atua, é muito importante não se limitar apenas ao primeiro diploma.
Continuar investindo na carreira por meio de especializações, cursos complementares que agreguem valores ao seu currículo profissional, fará toda a diferença na hora de encontrar uma vaga de trabalho em Administração. Isso porque, cada vez mais empresas e empregadores estão em busca de profissionais qualificados e especialistas em áreas específicas da profissão.
Sobretudo, se atualizar e estar por dentro das atualidades da profissão também é de suma importância, principalmente dentro da transformação digital que vem ganhando relevância no mercado.
O administrador por sua vez deve ser capaz de lidar com alguns sistemas, além de saber interpretar dados. A adaptação a esses desafios e mudanças acontecem por meio de uma capacitação completa, por esse motivo, investir em uma educação contínua pode mudar o seu futuro dentro da Administração.
Veja também: Você sabe a diferença entre as opções de curso de Administração?
Onde um administrador pode trabalhar?
Um bom administrador é aquele que, sobretudo, possui uma boa comunicação, é capaz de gerir e resolver possíveis conflitos, além de ter habilidade em desenvolver pessoas. Dentro de um contexto onde a graduação em Administração oferece uma formação ampla, o administrador se depara ao longo da sua trajetória profissional com algumas possibilidades dentro de empresas públicas e privadas.
A rotina depois de formado em Administração é bastante dinâmica. Terá momentos em que deverá trabalhar com estatísticas, e em outros deverá lidar com planejamentos, acompanhar atualização sobre tendências de mercado, economia nacional e mundial, enfim, deu para perceber que existem inúmeros assuntos que fazem parte do mundo da Administração, não é mesmo?
É diante dessa versatilidade que o administrador pode atuar em diversos segmentos, e você conhece alguns deles a seguir.
Administração de Empresas
As atividades de um administrador de empresas consistem em fazer gestão de recursos materiais, financeiros e humanos de uma organização, seja ela pública ou privada. É indispensável que esse profissional saiba tudo sobre assuntos que envolvem o Marketing e a Contabilidade.
Ele ainda deve realizar o planejamento e execução de estratégias para aumentar os lucros da empresa em que trabalha, além de poder participar dos processos de contratação de novos colaboradores, entre outras atividades.
Administração Financeira
Responsável por planejar tudo que envolve os recursos necessários de uma empresa, bem como suas operações, aplicações, fluxo de caixa, entre outras coisas, o administrador financeiro tem como objetivo potencializar a rentabilidade de uma determinada organização. O profissional de Administração Financeira pode atuar em qualquer empresa, seja ela pública ou privada.
Administração de Recursos Humanos
O administrador especializado em Administração de Recursos Humanos é responsável por planejar e gerenciar pessoas, bem como processos de recrutamento e seleção de cargos, salários, treinamento e desenvolvimento de rotinas. No geral, esse profissional cuida de todas as questões que envolvem a relação do colaborador com a empresa.
Administração Esportiva
E você já imaginou conciliar administração e esporte? O profissional formado e especializado em Administração Esportiva atua em todos os setores de times e equipes e é responsável por controlar recursos financeiros, buscar patrocínios, organizar e promover eventos e competições.
A atuação de um profissional de Administração Esportiva é essencial para clubes profissionais e atletas de alto nível.
Contabilidade e Auditoria
Um administrador de contabilidade e auditoria de empresas é responsável por gerenciar e supervisionar operações diárias dos dois departamentos, além disso, deve monitorar e analisar os dados contábeis e produzir relatórios quase diários com demonstrativos financeiros de uma organização privada.
Empreendedorismo
Profissionais graduados em Administração são capacitados e qualificados, a partir da sua formação, para gerir e atuar dentro do seu próprio negócio. No setor de empreendedorismo, o administrador é quem deve criar e comandar o negócio como um todo, e por meio disso, identificar as oportunidades e possibilidades de tornar a sua organização rentável e capaz de gerar lucros.
Qual é o salário de um administrador?
A remuneração de um administrador pode sofrer inúmeras alterações de acordo com alguns fatores que interferem e influenciam o ganho final, bem como, a região, organização em que se trabalha, campo de atuação e principalmente, o nível de experiência: Júnior, Pleno ou Sênior.
Hoje, um profissional com formação em Administração ganha em média R $4.472,41 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais. Essas informações são de acordo com a pesquisa realizada pelo site Salario.com.br junto aos dados oficiais do Novo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Importante destacarmos que, a especialização e qualificações podem determinar o seu sucesso profissional, uma vez que empresas estão em busca de profissionais capacitados para áreas e setores específicos dentro da Administração. Assim, uma boa remuneração é equivalente ao cargo ocupado.
Qual área da Administração ganha mais?
Embora todas as áreas da Administração apresentem bons salários, o segmento de finanças é o que costuma oferecer altas remunerações que podem chegar a um ganho médio entre R $10 a R $20 mil por mês. Em seguida, vem o setor de Marketing, Tecnologia da Informação, Vendas, Recursos Humanos, Auditoria e entre outras.
Importante destacar que a remuneração e o ganho final dependem apenas da sua competência e compromisso com a sua carreira, nesse contexto, investir em capacitação e cursos complementares que, de alguma forma, valorizem o seu currículo, é essencial.
Como iniciar a carreira em Administração?
Para iniciar uma carreira em Administração o estudante deve, primeiramente, buscar uma formação do tipo bacharelado, que tem duração média de quatro anos, em uma boa instituição de ensino superior que seja, sobretudo, reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC), e que conta com professores qualificados e com uma infraestrutura que permita o desenvolvimento profissional de cada aluno.
O curso de Administração percorre pelos campos de Exatas e Humanas, portanto, se você tem habilidade nos dois setores, se dará muito bem.
Se você chegou até aqui, já deve ter notado que o mercado de trabalho na área em questão é bastante amplo, podendo atuar tanto no setor privado, quanto no público, trabalhando no setor de gestão de saúde em hospitais, ou nas câmaras municipais com o cargo de Administrador de Rede.
Fato é que a carreira oferece inúmeras possibilidades, basta o profissional buscar uma capacitação e aperfeiçoamento contínuo.
Com o avanço da tecnologia e com as novas metodologias de ensino, é possível se formar em Administração à distância. Importante lembrar que, embora muitas pessoas pensem que a educação EAD seja defasada, é hoje um dos formatos que possibilita um maior número de estudantes com diploma no ensino superior. Vale ressaltar que essa é uma modalidade autorizada e reconhecida pelo MEC.
Assim como em outras formações, em Administração o estudante deve realizar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) ao final da faculdade, e cumprir as horas de estágio em Administração que é obrigatório.
Atualmente é possível ingressar em faculdades públicas e privadas por meio do vestibular de Administração, sejam eles oferecidos pelo governo federal ou pelas próprias universidades. Vale lembrar que o Amigo Edu, plataforma de bolsas de estudos, oferece descontos de até 80% de desconto na mensalidade até o final da formação, e o melhor: não precisa fazer nenhuma prova!
Agora que você já sabe onde um administrador pode trabalhar e além disso, quanto ganha, é hora de começar a planejar o seu ingresso no curso superior em Administração, não é mesmo? Não perca mais tempo e comece já a estudar em uma das inúmeras instituições de ensino superior parceiras do Amigo Edu!