O Enem é uma das principais ferramentas de avaliação de educação do país. É uma prova, criada e desenvolvida pelo governo federal, com o objetivo de medir o nível de conhecimento dos estudantes após o término do ensino médio.

Contudo, não é só para isso que o exame serve. O Enem também se tornou o principal caminho utilizado pelos estudantes que desejam ingressar em uma graduação. Com a nota do Enem, é possível se inscrever nos mais diversos tipos de cursos, sejam eles de universidades públicas ou de universidades privadas. 

Mas, afinal, como saber a nota de corte do Enem de cada curso? Continue a leitura e saiba mais!

O que é a nota de corte do Enem?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) não é dividido por matérias, assim como nas escolas, mas sim por quatro áreas de conhecimentoCiências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Matemática e Suas Tecnologias – além da redação. Cada uma dessas provas pode ser pontuada de zero pontos até mil pontos. 

Durante a divulgação dos resultados, os alunos recebem as notas individuais de cada uma das provas e a nota geral passa a ser uma média das notas recebidas. Porém, essa nota geral não necessariamente é a nota de corte que será usada para definir se a vaga do curso escolhido é do candidato mesmo ou não.

A nota de corte do Enem é a pontuação necessária para o aluno conseguir entrar dentro do número de vagas disponíveis para o curso escolhido.

Como funciona a nota de corte do Enem?

Após a divulgação dos resultados gerais do Enem, o aluno entra no período de inscrições dos programas do governo federal que utilizam a nota do exame como ferramenta de avaliação. Os programas são o Sisu, o Prouni e o Fies.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o primeiro a abrir inscrições e permite aos estudantes se inscreverem em vagas para universidades públicas. Neste caso, o aluno não precisa arcar com o custo da mensalidade. 

Quando falamos do Prouni (Programa Universidade para Todos), o candidato concorre a bolsas de estudos parciais (50%) e integrais (100%) em universidades privadas. Já o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), fornece um empréstimo aos estudantes, no valor das mensalidades do curso, e pagamento é apenas após o término da faculdade.

Mas, o que esses programas têm em comum? A resposta é o método de calcular a nota de corte do Enem. Independente do programa que você escolher se inscrever, a nota de corte será calculada de maneira ponderada. Ou seja, se você escolher um curso da área de exatas, sua nota na prova de Matemática terá um peso maior do que a prova de Ciências Humanas, por exemplo.

Essa forma faz com que os alunos consigam aproveitar de maneira melhor as notas das provas nas quais eles têm mais aptidão e que vão de encontro com o curso que desejam ingressar na faculdade.

As instituições de ensino que utilizam o vestibular tradicional como forma de ingresso possuem as notas de cortes diferentes de acordo com o curso, campus, turno e modalidade escolhida. Existem alguns exames que ocorrem em duas fases, estabelecendo, dessa forma, uma nota de corte na primeira fase da prova para que candidato possa seguir para a segunda.

Como ver a nota de corte do Enem?

O período de inscrições nos programas do governo costuma durar uma semana. Nesse tempo, as notas de corte são atualizadas diariamente, conforme o número de vagas e o número de inscritos. 

Assim, a nota de corte final só é possível ser vista ao final do período de inscrições. Caso queira, é possível comparar sua nota média do Enem com a nota de corte de anos anteriores. Essa comparação dá uma excelente noção se a aprovação irá mesmo acontecer ou não.

Principais notas de corte do Enem

As notas de corte do Enem variam muito, a depender do curso escolhido, da universidade e do programa no qual o aluno se inscrever. Além disso, variam também conforme a modalidade de inscrição na qual o aluno se candidata, dependendo do enquadramento dele dentro de alguma cota.

Justamente por ter como objetivo a inclusão de estudantes nas universidades, as cotas nas faculdades possuem, na maioria das vezes, notas de corte mais baixas do que outras modalidades de inscrição, como a ampla concorrência.

Vamos apresentar as principais notas de corte de alguns cursos procurados pelos estudantes, usando como base principalmente o Sisu (que é o programa que costuma ter notas de corte mais altas). Usando as notas de corte do Sisu como base, é possível ter uma noção da aprovação nos demais programas.

Nota de corte do Enem para Jornalismo

Para conseguir uma vaga em um curso de Jornalismo, a nota média de corte fica em torno de 684 pontos. Porém, conforme falamos, essa pontuação pode variar de acordo com a faculdade escolhida pelo aluno. 

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por exemplo, tem a maior nota para o curso de Jornalismo: 766 pontos. Enquanto isso, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) tem a menor nota: 590 pontos.

Nota de corte do Enem para Arquitetura

O curso de Arquitetura e Urbanismo tem a nota de corte média de 721 pontos. Para o cálculo dessa nota, consideramos a maior nota de corte computada, que é a da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), que foi de 799 pontos e a menor nota de corte, que é do Instituto Federal do Sergipe (IFS), que foi de 660 pontos.

Nota de corte do Enem para Medicina

Para cursar Medicina, é preciso estar ciente de que entrarão na concorrência com as maiores notas de corte do Enem, entre todos os cursos de graduação. A média da nota de corte para Medicina é de 794 pontos, levando em consideração o Sisu de 2022.

A maior nota de corte para o curso foi da USP (Universidade de São Paulo), que fechou em 850 pontos. A menor foi da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que teve a nota de 578 pontos.

Nota de corte do Enem para Biomedicina

O curso de Biomedicina apresenta nota de corte média de 739.47 pontos para ingresso pelo Sisu 2022, considerando a menor nota de corte de 699.92 pontos e a maior nota de corte de 793.87 pontos.

Para o curso de Biomedicina, a nota média de corte do Enem fica por volta dos 740 pontos. A maior nota de corte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), de 794 pontos, e a menor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com 700 pontos.

Nota de corte do Enem para Relações Internacionais

Para cursar Relações Internacionais, o aluno precisa ter uma nota média de 734 pontos. A maior nota de corte é da USP, que exige do aluno uma nota de 827 pontos. A Universidade Federal de Roraima (UFRR) tem a menor nota, que fica em 675 pontos.

Lembrando que você também pode conseguir uma bolsa de estudos para cursar uma universidade privada com até 80% de desconto. Com o Amigo Edu, você consegue encontrar as melhores bolsas de estudos do mercado!

CTA faça faculdade pagando menos por mês com o Amigo Edu