Ter um currículo bem estruturado, e, sobretudo, atualizado, é o caminho ideal para você que busca uma boa oportunidade de trabalho no mercado. Mas, o que a maioria das pessoas não sabem, é que hoje existem alguns modelos para esse importante documento. O mais usado é o “vitae”, que descreve o histórico da trajetória e experiências do candidato.

No entanto, há um outro formato que é tão importante quanto, principalmente para aqueles que desejam seguir a carreira acadêmica, ou conquistar uma bolsa de estudo para as áreas de ensino e pesquisa: o currículo Lattes. Você já ouviu falar?

A plataforma Lattes é brasileira e integra inúmeros currículos de estudantes do ensino médio, de graduação, mestrado e até doutorado. Se você tem dúvidas ou não conhece sobre o currículo Lattes, esse conteúdo é para você. Aqui, você vai descobrir tudo sobre esse tema. Acompanhe!

O que é currículo Lattes?

O currículo Lattes trata-se de um documento online, onde detalha as experiências de produção acadêmica de um indivíduo. Ele é criado com base nos padrões da Plataforma Lattes, sistema desenvolvido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que integra em sua base de dados todos os currículos de forma simplificada para facilitar o percurso acadêmico de pesquisadores e estudantes.

Esse modelo surgiu em 1999, e é hoje um dos formatos mais utilizados pelo meio acadêmico no Brasil. Ele, portanto, precisa ser bem detalhado, e, dentro da plataforma é possível visualizar as categorias de informações fundamentais. Alguns dos dados que deve constar em seu currículo lattes são:

  • Artigos publicados
  • Apresentação
  • Autoria e coautoria em artigos
  • Dados para contato
  • Experiência profissional
  • Entrevistas
  • Formação acadêmica
  • Nível de conhecimento em outros idiomas
  • Palestras ministradas
  • Participação em bancas
  • Participação em eventos, congressos, feiras e exposições
  • Prêmios e títulos
  • Projetos de pesquisa
  • Projetos de extensão
  • Produções científicas, entre outros.

Alguns tópicos permitem que o indivíduo coloque mais dados sobre sua carreira científica. Além disso, é importante destacar que todas as informações que constam no currículo Lattes devem, sobretudo, apresentarem uma comprovação.

Para que serve o currículo Lattes?

O currículo Lattes se tornou uma etapa necessária em diversos processos seletivos voltados à pesquisa e formação acadêmica, bolsas de pesquisa, intercâmbios, participação em projetos e eventos acadêmicos, entre outros.

Desde sua criação, o currículo lattes funciona com o objetivo de padronizar as informações dos pesquisadores e criar uma base de dados de consulta simplificada. Hoje, a ferramenta também é utilizada por universidades, faculdades, centros de pesquisa e instituições ligadas à pesquisa para assim, avaliar os estudantes, docentes e pesquisadores brasileiros.

A principal finalidade de um currículo Lattes, é sobretudo, fornecer um panorama das atividades acadêmicas e científicas de pesquisadores, professores e estudantes. Algumas das principais utilizações do currículo inclui:

  • Avaliação de mérito: utilizado frequentemente por processos seletivos, como concursos públicos, avaliação de programas de pós-graduação e especialização, bolsas de pesquisa, financiamento de projetos científicos, entre outros.
  • Divulgação de um projeto científico: a plataforma em si serve como um centralizador onde divulga a produção e projetos científicos de um pesquisador, como por exemplo, artigos, livros, trabalhos apresentados em eventos, entre outros. O currículo Lattes, portanto, facilita a visibilidade desses trabalhos.
  • Mapeamento da ciência brasileira: o currículo também tem uma importante função no mapeamento da ciência brasileira. Ela permite a compilação de todos os dados sobre a produção científica nas mais diferentes áreas do conhecimento e, dessa forma, é possível analisar de forma quantitativa os projetos científicos do Brasil.
  • Gestão de carreira: por meio desta ferramenta, o pesquisador consegue acompanhar e registrar todas as suas atividades ao longo de sua trajetória. Isso auxilia no planejamento e no desenvolvimento da carreira, além de facilitar na prestação de contas de suas principais atividades para instituições de ensino e pesquisa.

Qualquer pessoa pode criar o seu currículo lattes através da plataforma – que veremos como funciona logo na sequência.

Como fazer o currículo na plataforma do CNPq?

Fazer o currículo na plataforma do CNPq não é um bicho de sete cabeças, embora muitas pessoas ainda acreditem que seja. Para fazer o seu documento, você deve primeiramente acessar o portal https://lattes.cnpq.br/. Lá, você consegue ter acesso aos currículos dos profissionais e instituições cadastradas, além de consultar dados e estatísticas de todas as produções científicas do Brasil.

Com todos os dados necessários (que mencionamos há pouco) em mãos, é hora de começar a fazer o seu currículo Lattes. Para criar o seu, clique em “cadastrar novo currículo”, localizado no canto superior direito. Em seguida, preencha atentamente todos os dados exigidos.

Ao confirmar as informações, você será direcionado para uma página para completar outros dados pessoais, bem como endereço (que pode ser tanto residencial quanto profissional), dados acadêmicos, nome da empresa em que trabalha, área de atuação e nível de conhecimento de outros idiomas.

Após todos os dados serem preenchidos corretamente, isto é, as informações devem estar alinhadas as informações cadastradas no site da Receita Federal, você deve aguardar até 24 horas para que seu currículo Lattes fique disponível em todo território brasileiro.

Passado o período de espera, você consegue, ainda, atualizar o seu currículo e descrever com mais detalhes a sua vida acadêmica.

Como pesquisar o currículo lattes de uma pessoa?

A plataforma Lattes pode ser acessada por estudantes, pesquisadores e instituições de ensino. Para pesquisar o currículo Lattes de uma pessoa, você deve seguir as etapas abaixo:

  1. Acesse o site do CNPq;
  2. Navegue até a seção “Plataforma Lattes” ou procure por “Currículo Lattes” na página inicial.
  3. Na página da plataforma, você vai encontrar uma barra de pesquisa onde deve inserir o nome da pessoa que deseja pesquisar.
  4. Digite o nome completo e clique em pesquisar.
  5. Em seguida, o sistema vai exibir os resultados que correspondem à sua pesquisa. Caso apareça mais de uma pessoa com o mesmo nome, você pode utilizar os filtros adicionais para simplificar a sua busca, como a instituição de vínculo, área de atuação, entre outros.
  6. Depois, é só clicar no nome da pessoa que você deseja, e visualizar o currículo lattes dela.

No currículo Lattes, você vai encontrar todas as informações sobre a formação acadêmica, experiência profissional, projetos de pesquisa, produção científica, participação em eventos, orientações, entre muitos outros detalhes relevantes relacionados à trajetória acadêmica da pessoa pesquisada.

E aí? Partiu alimentar o seu currículo Lattes com trabalhos e pesquisas científicas?!