O pré-vestibular social pode ajudar milhares de pessoas a terem acesso às universidades e faculdades no Brasil. No post de hoje, entenda melhor sobre esse tema que é tão relevante para os estudantes e como o pré-vestibular social pode ajudar a alcançar seus planos de ingressar no ensino superior.
Navegue pelo conteúdo:
O que é um pré-vestibular social?
O pré-vestibular social, no geral, consiste em um curso preparatório para os diversos vestibulares que ocorrem no Brasil durante todo o ano. Alguns, por exemplo, são focados somente em uma prova, como pode ser o caso de um pré-vestibular social voltado para o Enem.
Esse curso preparatório, como o próprio nome diz, é social: trata-se de um curso gratuito ou com valores muito acessíveis que tem como objetivo, promover a inclusão de pessoas que não conseguiriam pagar por um curso de pré-vestibular particular.
Dessa maneira, o pré-vestibular social estimula essas pessoas a estudarem, fazendo também com que elas alcancem diversas vagas nas universidades ou faculdades pelo Brasil.
Quem pode participar do pré-vestibular social?
Como dissemos, esse tipo de pré-vestibular é um curso preparatório gratuito ou com valor acessível, que tem a finalidade de ajudar diversas pessoas a se prepararem para os vestibulares brasileiros.
A inscrição pré-vestibular social é voltado para pessoas de baixa renda, dando assim oportunidades iguais para todos de ingressar em instituições de ensino pelo Brasil. De maneira geral, as pessoas encontram por meio do pré-vestibular uma chance de conquistarem o tão sonhado diploma do ensino superior, mas que, até então, não tinham condições financeiras para isso.
Como funciona o pré-vestibular social?
Há diversos pré-vestibulares sociais no Brasil, cada um com suas particularidades e regras. Por isso, é sempre bom ficar atento aos editais.
No caso do pré-vestibular social da Fundação Cecierj (Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), o curso preparatório é indicado àqueles que já se formaram ou ainda frequentam o Ensino Médio, mais especificamente o último ano. A inscrição pré-vestibular social, no caso do Cecierj, é feita completamente em ambiente digital e a inscrição e o próprio curso são isentos de qualquer taxa.
Exemplos de pré-vestibular social
Buscando promover a inclusão social, são muitos os pré-vestibulares sociais no Brasil. No entanto, eles apresentam requisitos e têm suas particularidades. Por isso, vamos falar sobre os cinco pré-vestibulares sociais mais conhecidos no nosso país:
Pré-vestibular social da USP
O curso da USP oferecido pela FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) é um pré-vestibular social voltado para estudantes de baixa renda e tem a sua inscrição iniciada nos primeiros meses do ano.
Para realizar a sua inscrição pré-vestibular social da FFLCH/USP, os candidatos precisam estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio ou já ter concluído. Além disso, também é realizada uma análise socioeconômica e não há a aplicação de provas para o ingresso no curso.
No caso desse curso pré-vestibular, há apenas uma taxa de 50 reais que é paga no momento da matrícula e que, posteriormente, é usada para pagar as taxas de inscrições dos vestibulares – caso o aluno, por algum motivo, não consiga a isenção.
O curso preparatório da USP possui uma turma semanal, com aulas presenciais de segunda a sexta-feira das 14h às 19h20. Há também uma turma aos sábados, com aulas das 8h às 18h e, por fim, uma turma EaD de segunda a quinta-feira, com aulas gravadas e também com encontros semanais das 19h às 21h45.
No geral, o curso oferece uma revisão dos conteúdos aprendidos no Ensino Médio e direciona esses conhecimentos para os vestibulares.
Pré-vestibular social da UERJ
Outro pré-vestibular social voltado para estudantes de baixa renda é o da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), organizado pelo Sintuperj, a Coordenação de Formação e Comunicação Sindical do Sindicato Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais do Rio de Janeiro.
Em 2022, foram ofertadas 200 vagas, sendo 100 para o período da tarde, das 14h às 17h, e as outras 100 para o período noturno, das 18h às 21h.
Esse ano, acredita-se que as aulas sejam presenciais, respeitando as normas e medidas sanitárias da UERJ contra a Covid-19, abrindo possibilidade para aulas remotas caso ocorra o aumento do contágio de Covid no país.
Também vale se informar sobre o número de inscritos nesse pré-vestibular social: caso esse número seja ultrapassado, acontecerá um sorteio para a distribuição de vagas.
Para continuar durante um ano no curso preparatório da Uerj, o aluno precisa frequentar 75% das aulas e realizar 50% dos simulados. No pré-vestibular social da Uerj, há uma taxa mensal que corresponde a 10% do salário-mínimo vigente.
Pré-vestibular social da Cecierj
Foi por meio da Fundação Cecierj que nasceu o pré-vestibular social Cecierj, um curso preparatório para o Enem e outros vestibulares que são aplicados no Brasil.
Em 2022, o curso preparatório trouxe diversas novidades: agora, os alunos podem escolher entre aulas presenciais, que constam 5.700 vagas, ou virtuais, com 3.780 vagas. Além dos livros didáticos distribuídos gratuitamente, agora o curso conta também com o ambiente virtual.
A inscrição pré-vestibular social do Cecierj ocorre apenas pela internet por meio de um formulário. Tanto a inscrição, como as aulas são gratuitas.
Pré-vestibular social da CIUNI (UNIFESP)
Na unidade UNIFESP de Diadema, há o pré-vestibular CIUNI, voltado para estudantes carentes e de escola pública, visando o aumento do ensino para que eles ingressem em instituições de curso superior. Esse projeto visa também a formação do ser como pré-universitário, incluindo-os na cultura e suprindo a deficiência na formação escolar.
Pré-vestibular social MedEnsina USP
MedEnsina é um pré-vestibular organizado pelos alunos da FMUSP, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Por meio desse curso preparatório, os alunos têm aulas sobre todas as áreas de ensino e se preparam para as provas de vestibular.
As aulas acontecem de fevereiro a dezembro e são realizadas diariamente no período noturno. No total, são 270 vagas destinadas a alunos de escola pública ou pessoas que sejam bolsistas em escola particular que estejam no último ano do ensino médio ou que já tenham concluído.
Para se inscrever, você deve entrar no site da MedEnsina, realizar a inscrição e pagar uma taxa de 27 reais. A inscrição não garante que você participará do curso preparatório, já que haverá uma avaliação socioeconômica com peso de 80% e uma prova de conhecimentos gerais, com peso de 20%.
Além disso, há também uma entrevista presencial.
Como o pré-vestibular social pode te ajudar?
Ao fazer um curso pré-vestibular social, que é principalmente indicado para pessoas de baixa renda e/ou de escola pública, é fato que as chances de ingressar em um curso superior aumenta, está aí o maior motivo pelo qual vale a pena cursar o pré-vestibular social.
É por meio desse curso preparatório que o aluno estudará e realizará diversos exercícios para Enem e vestibulares. Além disso, o estudante irá obter conhecimento dos seus erros e em quais matérias ele precisa melhorar ou se dedicar mais para garantir uma nota maior ao prestar os vestibulares.
Saiba também que é possível estudar para o Enem online com diversas opções disponíveis na internet.