O sonho de muitos jovens que estão terminando a faculdade, ou até mesmo a escola, é conseguir um emprego. Não só por necessidade financeira, mas também por questões pessoais, para realização pessoal e profissional.
Contudo, com a grande quantidade de profissionais no mercado de trabalho, obter uma oportunidade sem ter uma experiência pode se mostrar uma tarefa extremamente difícil.
Se você está nessa situação, não desanime! Existem alguns passos que podem ser tomados para facilitar o caminho até o primeiro emprego. Nesse artigo, vamos te dar 6 dicas para conseguir o primeiro emprego. Acompanhe!
Navegue pelo conteúdo:
Qual é a idade para o primeiro emprego?
A idade com a qual se permite trabalhar vai depender qual função você desempenhará no seu dia a dia de trabalho.
A primeira faixa etária que permite o trabalho de adolescentes é a partir dos 14 anos. Nesse período, é possível trabalhar como jovem aprendiz, tendo uma carga horária máxima de trabalho de 6 horas.
Existe também a possibilidade de desempenhar a função de estagiário, em casos em já esteja cursando um ensino técnico ou até em exceções onde já tenha ingressado na faculdade nessa idade. Em casos de estágio, é necessário ter ao menos 16 anos para poder ser contratado.
Essas duas opções são ótimas ideias de como conseguir um primeiro emprego. Ambas não exigem do estudante que ele tenha experiência para ingressar na vaga, visto que o intuito delas é justamente dar a oportunidade para o aprendizado e para que os jovens comecem sua trajetória profissional.
Como conseguir o primeiro emprego?
Caso você não esteja dentro do grupo que pode conseguir um estágio ou uma vaga de jovem aprendiz, vamos te dar algumas dicas que podem te ajudar a conseguir um emprego, seja qual for a sua idade.
Invista na sua educação
O primeiro conselho que podemos dar para você que está em busca do primeiro emprego é: invista na sua educação!
Conhecimento é o pilar de tudo o que existe hoje no mercado de trabalho. Então adquirir cada vez mais conhecimento, traz ainda mais benefícios para sua vida profissional.
E o jeito mais fácil de conseguir conhecimento é através da educação. As empresas valorizam profissionais que tenham cursos técnicos, graduação ou saibam mais de um idioma.
Tenha certeza que, dedicar-se bastante à educação é algo que trará apenas coisas boas para sua vida e te colocará à frente na corrida para encontrar uma vaga de emprego.
Faça trabalhos voluntários
Outro jeito de conseguir uma oportunidade de emprego é através de trabalhos voluntários.
Por não serem modalidades de trabalho onde os empregadores pagam salários aos seus funcionários, não é muito comum ver muitos pessoas interessadas em vagas de trabalho voluntário. Porém, essa é uma ótima maneira de conseguir um primeiro emprego formal, com salário e tudo.
Isso porque o trabalho voluntário te permite agregar conhecimentos e experiências, que podem ter bastante utilidade, como em uma entrevista de emprego, por exemplo.
Entrar em uma vaga de trabalho voluntário te ajuda a resolver o principal problema que dificulta a vida de muitos estudantes que estão atrás de um primeiro emprego: a falta de experiência. Então, não deixe de considerar essa opção caso esteja em busca de uma vaga.
Faça um currículo para o primeiro emprego
Peça fundamental na hora de conseguir um emprego (seja ele o primeiro ou não), é ter um currículo atrativo na hora de conseguir o primeiro emprego. Através dele, você poderá se vender aos recrutadores para ser convidado para uma entrevista.
No currículo, devem ser colocadas informações profissionais, como cursos que tenha feito, trabalhos voluntários, idiomas e outros conhecimentos ou habilidades que você domine.
Com o currículo, você consegue causar uma boa primeira impressão para a empresa antes mesmo de eles conhecerem você. Assim, ao chegar para o bate-papo, você já vai sair na frente de vários outros candidatos.
Então escreva as informações necessárias de maneira direta, escolha uma foto profissional que você goste e boa sorte na hora de enviar os seus currículos por aí. Pode ter certeza de que o primeiro emprego vai chegar rapidinho se seguir essa dica!
Procure vagas em plataformas de emprego
Como o óbvio também precisa ser dito, a dica mais óbvia que podemos dar para você é: procure vagas em plataformas de emprego.
Para conseguir um emprego, é necessário procurar por ele. Contudo, você deve ir atrás dele nos lugares corretos. Hoje em dia, a maior parte das vagas formais de trabalho estão em plataformas online de trabalho, como o LinkedIn, CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e Vagas.com.
Nelas, você consegue buscar por vagas usando filtros de pesquisa, como por exemplo nível de experiência. Desse jeito, é possível ter um acesso mais rápido àquelas vagas ideais para quem está em busca do primeiro emprego.
Geralmente, você precisa apenas de um cadastro com dados pessoais e o currículo, que irá ser mandado para as empresas no momento da sua inscrição. É algo fácil, rápido e que com certeza vai te ajudar na hora de conseguir uma vaga para chamar de sua.
Estude e pratique antes da entrevista
O momento da entrevista é a chave para se conseguir uma vaga de emprego. Nessa hora, é quando o candidato consegue demonstrar para o recrutador tudo o que não estava no currículo e o convencer de que deve ser contratado.
Por isso, é muito importante que você estude e pratique antes da entrevista. Caso tenha sido chamado para um bate-papo para uma vaga, pesquise sobre a empresa: quais os valores, produtos e/ou serviços, metas ou notícias recentes. Assim, você consegue ficar pronto para qualquer pergunta que o entrevistador faça a você.
Existem sites e influenciadores na internet que falam sobre processos seletivos e como você pode se preparar para eles. Estude bastante esses conteúdos, para arrasar muito na hora da entrevista e sair de lá com um contrato de trabalho nas mãos.
Sempre preze pelos contatos profissionais
Por último, mas não menos importante, a dica é: preze pelos contatos profissionais. Conhecer pessoas que já tenham carreiras profissionais bem estabelecidas pode fazer a diferença para você que está em busca de uma primeira oportunidade.
Algo que conta bastante no mundo profissional na hora de conseguir um emprego é a indicação. Muitos setores de RH levam em consideração primeiro indicações de pessoas que já trabalham na própria empresa. Isso poupa o trabalho de procurar, às vezes, entre centenas e centenas de candidatos que se inscreveram para determinadas vagas.