O curso de Serviço Social é uma das melhores opções de graduação para aqueles que desejam contribuir na diminuição das desigualdades sociais e atuar em uma carreira focada em ajudar as pessoas através de ações voltadas ao planejamento, implementação e avaliação de políticas e ou projetos sociais.

Os profissionais do Serviço Social, mais conhecidos como Assistentes Sociais, trabalham na melhoria das condições de vida dos grupos de pessoas em vulnerabilidade social, tanto no setor público quanto em hospitais, ONGs, presídios, entre outros.

No Brasil, os Assistentes Sociais possuem um amplo campo de atuação, devido às diversas camadas sociais que o país possui. Esses profissionais trabalham diretamente com as pessoas em vulnerabilidade e são fundamentais para garantir que elas obtenham o acesso aos recursos necessários para o atendimento de suas questões. Esta é uma profissão que pertence ao campo das Ciências Sociais Aplicadas, que trabalha na construção de uma sociedade em que todas as pessoas possuam condições adequadas para o seu pleno desenvolvimento. 

Para quem deseja fazer transição de carreira ou agregar conhecimento no tema, uma segunda graduação em Serviço Social é uma excelente opção! Fique conosco e saiba mais sobre o assunto.

Como funciona a segunda graduação em Serviço Social?

Apesar da necessidade do Brasil possuir mais profissionais do Serviço Social, para atuar como Assistentes Sociais, devidamente registrados por um Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), é necessária a realização de um curso de graduação, com duração média de 4 anos.

No entanto, para os profissionais que já possuem o ensino superior completo, a segunda graduação em Serviço Social pode contribuir para ampliar os seus campos de atuação profissional para outros setores.  Os profissionais que são graduados em Serviço Social podem atuar, por exemplo, no setor da Educação, garantindo que as crianças e os adolescentes tenham seus direitos garantidos.

Outro exemplo, podem trabalhar em órgãos governamentais, no atendimento de pessoas em risco social. Além disso, esses profissionais podem atuar em clínicas, hospitais e postos de saúde, fazendo parte de equipes multidisciplinares voltadas para o atendimento ao público. As possibilidades de atuação desses profissionais estão diretamente relacionadas a sua relevância na sociedade.

A importância desse profissional e a sua flexibilidade de atuação em diferentes tipos de instituições contribui para que as pessoas, que estão buscando um campo de atuação profissional com mais perspectivas de atuação alinhadas às questões sociais, optem pelo Serviço Social como segunda graduação

Segunda graduação em Serviço Social presencial

O curso presencial em Serviço Social é uma dos formatos mais tradicionais que existem no Brasil. A graduação nessa área possui um diverso conjunto de disciplinas que dá aos estudantes a possibilidade de desenvolverem um pensamento crítico sobre as estruturas sociais, dessa forma, os auxilia com ferramentas para uma boa atuação profissional.

Dentre as disciplinas que são ministradas no curso de Serviço Social estão Antropologia, Direitos Humanos, Psicologia e Planos e Projetos de Intervenção Social. Essas e outras matérias contribuem para a construção de um profissional com uma visão completa sobre o funcionamento da sociedade, dentre outros fatores que serão necessários para os estudantes dessa área atuarem como Assistentes Sociais. 

Para funcionar, o curso de graduação em Serviço Social precisa ser aprovado pelo Ministério da Educação (MEC). Essa aprovação pelo MEC atua como uma garantia de que a estrutura curricular é de qualidade e adequada para a formação de bons profissionais na área de Serviço Social.  

O formato de ensino presencial possui alguns requisitos para a sua conclusão, por exemplo, os alunos devem possuir 75% de presença nas aulas para serem aprovados. Apesar disso, e de possuir uma grade curricular menos flexível, os estudantes mais jovens costumam optar por esse formato de ensino, em razão de vantagens como maior facilidade de indicações para estágios e empregos

Dentre as universidades em que é possível cursar a segunda graduação em Serviço Social, no modelo presencial, estão a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Abaixo faremos uma lista com universidades públicas e privadas.    

Segunda graduação em Serviço Social semipresencial

O curso semipresencial em Serviço Social é uma das opções para as pessoas que buscam maior flexibilidade para os seus estudos. Também conhecido como modelo híbrido, o formato semipresencial permite que os estudantes tenham suas disciplinas divididas presencialmente na instituição, e a distância, através de uma plataforma institucional, em que existem um conjunto de ferramentas e materiais que compõem o plano pedagógico do curso.

Assim como o modelo presencial, o formato de ensino semipresencial precisa ser autorizado pelo MEC para funcionar. Além disso, mesmo com a possibilidade de flexibilizar a grade curricular, as aulas a distância não devem ultrapassar 20% da carga horária total do curso. Dentre as vantagens do formato de ensino semipresencial está o baixo investimento, menor que o do modelo presencial. 

Dentre as opções disponíveis, a universidade EAD UNIARP é uma das instituições que oferecem o curso de graduação em Serviço Social no formato semipresencial. 

Segunda graduação em Serviço Social a distância

O curso a distância em Serviço Social é uma das melhores opções para as pessoas que buscam um maior conforto para estudar e maior flexibilidade para a sua rotina. Essa opção pode ser uma das mais indicadas para os profissionais que precisam conciliar estudos e trabalho e que desejam continuar se capacitando para o mercado de trabalho. 

Dentre as vantagens que a modalidade a distância oferece aos estudantes está a vantagem de estudar sem sair de casa e a possibilidade de adaptar a grade curricular do curso a sua rotina, de maneira adequada e que permita aos alunos a possibilidade de estudarem e trabalharem ao mesmo tempo. Por fim, a opção apresenta um baixo investimento, se comparada ao formato presencial. 

O formato de ensino a distância, apesar das vantagens, requer maior atenção dos alunos para não acumularem conteúdo e não se perderem nos prazos estabelecidos pelo cronograma do curso. 

Dentre as opções disponíveis na modalidade a distância, a Universidade Católica de Pelotas é uma das instituições que oferecem o curso de Serviço Social a distância.

Quanto tempo dura a segunda graduação em Serviço Social?

O tempo de duração da segunda graduação em Serviço Social pode durar em média entre 1 ano e 2 anos. Dentre os profissionais que podem realizar essa segunda graduação, em menor tempo, estão as pessoas formadas em Administração, Psicologia, Ciências Sociais, e aqueles que são graduados licenciados e Tecnólogos.

Onde fazer uma segunda graduação em Serviço Social?

A seguir, uma breve lista de universidades que possuem curso de graduação em Serviço Social, podendo ser nos modelos presencial, semipresencial e a distância:

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • EAD UNIARP
  • Universidade Católica de Pelotas
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Para quem busca possibilidades de conseguir uma bolsa de estudos, com o Amigo Edu, você poderá fazer uma segunda graduação em Serviço Social pagando mensalidades com até 80% de desconto. Clique abaixo e confira!

CTA faça graduação com bolsa de estudo de até 80% de desconto com o amigo edu