O Enem está entre uma das provas mais importantes na vida dos estudantes, isso porque é ela quem abre portas para diversas instituições públicas, sejam elas estaduais ou federais.
Para entender mais sobre a prova, uma das possibilidades é realizá-la como treineiro Enem. Assim, você conhece mais sobre a prova, conhece os pontos positivos e negativos do exame e fica ciente sobre onde deve dedicar mais horas de estudo. Assim, você poderá se destacar quando for a sua vez de competir por uma vaga em uma instituição com a nota do Enem!
Você sabe o que significa ser treineiro Enem? Se não, não se preocupe: é sobre isso que falaremos hoje.
Navegue pelo conteúdo:
O que é um treineiro Enem?
O Enem é uma prova aplicada anualmente que tem, como finalidade, avaliar o conhecimento dos candidatos a partir de quatro áreas do conhecimento (Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias) – além da redação – para que eles ingressem em instituições públicas.
Dessa maneira, por meio dessas áreas de conhecimento do Enem e da redação, os candidatos que alcançarem as maiores notas no exame poderão conseguir uma vaga na instituição/curso desejado. Sendo assim, é inegável a importância da prova, não é mesmo? Não é à toa que muitas pessoas passam meses ou anos estudando para se destacarem no resultado.
Uma das alternativas de se destacar, inclusive, é realizar o exame como treineiro, para utilizar esse momento para treinar e realizar uma autoavaliação dos seus conhecimentos na prova, visando sempre melhorar os seus resultados.
Entenda os benefícios de prestar o Enem como treineiro
Como dissemos, para o treineiro Enem, o exame funciona mais como um teste e, dessa maneira, é possível obter muitos benefícios. O primeiro benefício é, claramente, desenvolver um entendimento maior sobre aquela prova, mais especificamente como ela funciona, qual assunto mais cai em determinada matéria, e quais pontos, em relação ao estudo, precisam ser melhorados.
Para o treineiro Enem, também é interessante o conhecimento sobre gerenciamento do tempo, isso porque o Enem é prestado em dois dias e tem limite de duração. Assim, o participante entende essa relação e passa a otimizar o seu tempo. Além disso, a gente sabe que esse teste pode gerar ansiedade e medo nos participantes.
Por isso, realizá-lo como teste pode te deixar mais tranquilo para as próximas edições do exame, já que, quando você prestar para valer – como candidato – não será o seu primeiro contato com a prova e você se sentirá mais confiante.
Por fim, ao prestar a prova como treineiro, o participante realizará, além das questões de teste, a redação, que tem um grande peso no Enem. Portanto, ele saberá como se saiu e se precisa dedicar mais tempo a essa área do conhecimento.
Quem pode ser um treineiro do Enem?
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o treineiro Enem é o participante que não cursou ou não concluiu o Ensino Médio, ou aquele que terminará o Ensino Médio após o ano de realização do Enem.
Sendo assim, o teste é feito realmente apenas como um teste, e seu resultado não terá validade como para os que são candidatos às vagas das instituições.
Fique por dentro dos assuntos que mais caem no exame!
Dúvidas recorrentes sobre quem é treineiro no Enem
É comum que quem presta o Enem como treineiro tenha algumas dúvidas em relação à prova ou ao que muda quando comparado a um real candidato daquele ano. Sendo assim, vem conferir as dúvidas mais frequentes sobre prestar o Enem como treineiro!
É possível usar a nota como treineiro no Enem?
Não! Quem presta o Enem como treineiro não pode utilizar a sua nota para participar dos programas que dão acesso às instituições, como o Fies, Sisu e Prouni. O Enem para treineiros tem a finalidade de servir apenas como um teste de habilidades e preparo dos participantes.
Como faço para ver a minha nota?
Para acessar a sua nota do Enem para treineiros, você deve acessar a página do participante, entrar com o login do seu cadastro no Gov.com – ou o mesmo que foi feito na inscrição do Enem – e, após isso, clicar em “ver o resultado”.
Como faço para fazer o Enem como treineiro?
Se você for realizar o Enem para treineiros, a forma de inscrição é a mesma de quem prestar a prova como candidato. Basta aguardar pelo início das inscrições, acessar o site oficial do Enem, informar os seus dados, confirmar o cadastro e, por fim, imprimir e pagar a inscrição.
Qual é a diferença do treineiro para os outros participantes?
Ao realizar o Enem como treineiro, a sua prova será a mesma de quem a estiver realizando “para valer”, ou seja, como candidato.
A diferença se dá na finalidade do resultado: enquanto o candidato poderá utilizar a sua nota para ingressar em uma instituição, a pessoa que realizou a prova como treino terá o seu resultado apenas como um teste de seus conhecimentos.
Outra diferença se dá na emissão dos resultados: normalmente, o período para a divulgação da prova dos treineiros é maior.
No Enem, o treineiro tem que pagar a taxa de inscrição?
Quem presta o Enem treineiro enfrenta as mesmas condições que os candidatos da prova: o pagamento da taxa de inscrição é uma dessas condições.
Porém, assim como os candidatos, quem presta o Enem como treineiro também pode pedir a isenção dela. Dessa maneira, se você for prestar o Enem 2022, veja as condições para conseguir a isenção da taxa.
Quer se preparar para o Enem 2022? O Exame Nacional do Amigo Edu (ENAE) é o maior simulado grátis do Enem do país. A prova conta com questões de todas as matérias do Enem, com a mesma dificuldade e o mesmo método de avaliação, além da redação.
Fique atento à data de inscrição!
Viu como é fácil realizar o Enem como treineiro? Fique ligado nas datas divulgadas pelo site oficial do Enem para não perder essa chance.