Ansiosos para a prova do Enem? No post de hoje, preparamos um conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre a inscrição do Enem. Tudo mesmo!
Entenda o que é o Enem, confira o passo a passo detalhado de como realizar a sua inscrição, veja o cronograma de 2024 e onde você pode usar a nota. É só ir acompanhando os tópicos, confere só!
Navegue pelo conteúdo:
O que é o Enem?
O Enem é a sigla para Exame Nacional do Ensino Médio, criado pelo Ministério da Educação, em 1998, para avaliar o desempenho dos alunos do ensino médio de todo o Brasil, tanto de escolas públicas quanto particulares.
Mas foi só em 2009 que ele ganhou uma importância maior, quando passou a ser utilizado como processo seletivo de universidades públicas e programas do governo, como o Sisu, Prouni e Fies.
Por isso, hoje o Enem é a principal forma de ingresso no ensino superior brasileiro e uma das provas mais importantes da vida de qualquer jovem em idade escolar.
Em 2020 o Enem ganhou também uma versão digital, onde aproximadamente 100 mil candidatos puderam fazer a prova de um computador. A ideia é que até 2026 todas as provas realizadas sejam na versão digital.
Como fazer a inscrição do Enem?
A inscrição para o Enem é totalmente online e deve ser feita diretamente pela Página do Participante, criada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou ainda esteja cursando pode se inscrever no Enem. A diferença é que para os chamados “treineiros”, alunos que estão no 1º ou 2º ano do ensino médio, o resultado pode sair mais tarde e eles não poderão utilizar essa nota para entrar em uma faculdade ou se candidatar a algum programa governamental, como o ProUni, o Sisu ou o FIES.
Para realizar a inscrição do Enem, você deve seguir o seguinte passo a passo:
- Acesse a Página do Participante
- Faça login com os mesmos dados de acesso ao portal do governo gov.br. Caso ainda não tenha um login e senha, é possível criar na hora.
- Guarde bem esse login e senha, você vai precisar dele futuramente!
- Após fazer login, o site irá pedir para você preencher ou confirmar algumas informações básicas como: nome da mãe, sexo, estado civil, documento de identidade e nacionalidade, entre outros.
- Depois de preencher seus dados pessoais, o sistema irá te perguntar se você necessita de recursos de acessibilidade (deficientes físicos, grávidas, etc) e qual a sua necessidade específica.
- Feito isso, você deverá escolher entre inglês e espanhol para as questões de língua estrangeira.
- Em seguida, informe qual sua situação em relação ao ensino médio: já concluiu; está cursando o último ano; está cursando o ensino médio, porém não está no último ano; não está cursando e não concluiu o ensino médio.
- O próximo passo é selecionar o tipo de escola que você estuda ou estudou: se pública ou particular, com bolsa de estudo ou sem.
- Caso você já tenha concluído o ensino médio, a pergunta será para saber se o seu certificado foi obtido via Encceja, um exame para jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. E em seguida aparecerá uma opção para você preencher em qual tipo de ensino: regular, especial ou educação de jovens e adultos, além do ano de conclusão.
- Agora, caso você possua o NIS -Número de Identificação Social, esse é o momento de informá-lo.
- Respondido todas essas perguntas, chegou a hora do Questionário Socioeconômico com 25 perguntas simples e objetivas. Quem pediu a taxa de isenção e já tiver preenchido este questionário pode seguir em frente.
- Depois preencha os dados de contato com atenção.
- Responda se prefere o Enem Digital ou Impresso.
- Escolha o estado e cidade que deseja realizar o exame.
- Anexe uma foto atual, de rosto inteiro e sem chapéu ou boné.
- Agora é a hora de revisar todas as informações. Se precisar editar algo, ainda dá tempo.
- Se estiver tudo certo é só finalizar a sua inscrição!
- O sistema irá gerar o boleto do Enem e você deve ficar atento à data de vencimento.
- Depois é só focar nos estudos até a prova!
Taxa de inscrição do Enem
O valor da taxa de inscrição do Enem custa em média R$85,00. Ao final da sua inscrição, é gerado a Guia de Recolhimento da União (GRU), o boleto citado no item 18 do passo a passo.
É possível fazer o pagamento em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios. Normalmente o candidato tem alguns dias após o prazo final das inscrições para fazer o pagamento. Então fique atento ao prazo!
Como conseguir isenção da taxa de inscrição do Enem?
Candidatos de baixa renda podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem. Para isso o aluno tem que se encaixar em um dos seguintes requisitos:
- Estar cursando a última série do ensino médio no ano de 2023, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública;
- Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou ser bolsista integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio ;
- Ou declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no CadÚnico, desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.
O passo a passo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem é praticamente igual ao da inscrição em si, a diferença é que, após acessar a Página do Participante, o primeiro passo será clicar em “isenção”. Siga todos os passos, desde inserir seus dados básicos até o final, onde você revisará todas suas respostas e finalize sua solicitação. Depois disso é só aguardar o resultado da solicitação.
Cronograma do Enem
O cronograma do Enem 2024 ainda não foi divulgado pelo MEC, mas fique ligado que postaremos por aqui assim que sair!
- Período de solicitação de isenção da taxa: Não divulgado
- Resultado da solicitação da isenção da taxa: Não divulgado
- Inscrições Enem: Não divulgado
- Dia da prova do Enem: Não divulgado
O que cai na prova do Enem?
O Enem é composto de 180 questões de múltipla escolha, além de uma redação. Tudo isso é feito em dois dias de exame de até 5h30 de duração cada. As prova engloba as seguintes áreas do conhecimento:
- Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (espanhol ou inglês), Literatura, Educação Física, Artes, Tecnologias da Informação e Comunicação
- Matemática e suas Tecnologias: Matemática
- Além da redação
A divisão das áreas de estudo do Enem é feita da seguinte forma:
1º dia: Redação, 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 questões Ciências Humanas
2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza, 45 questões Matemática
Vale ressaltar que o estudante poderá utilizar a nota do Enem de diversas formas, como no Sisu, Prouni, Fies, no vestibular de faculdades privadas e para conseguir desconto na mensalidade da faculdade.
Como se preparar para o Enem?
O quanto antes você começar a se preparar para o Enem, melhor. Então, mãos a obra! Você já sabe todas as áreas do conhecimento e os assuntos que mais caem na prova, então pode começar fazendo um plano de estudos para o Enem personalizado. Para isso, leve em consideração a sua rotina e não esqueça de deixar breaks para descanso, isso é muito importante para o seu aprendizado render mais.
Inclua na sua agenda fazer alguns simulados, eles são de extrema importância para ver como você vai realmente se sair no momento da prova.
O ENAE é atualmente o maior simulado e mais próximo da prova do Enem. No último ano, inclusive, o tema da redação do ENAE foi muito parecido com o do Enem e ajudou bastante os candidatos. O simulado é online, gratuito e o resultado com gabarito comentado de todas as questões sai em alguns dias após a prova.