O Enem está entre uma das provas mais importantes para aqueles que terminaram o período escolar. Há até mesmo pessoas que preferem realizar esse exame como “treineiros” apenas para entender como é o processo e avaliar como se saíram na prova.

Essa prova tem como finalidade abrir as portas das universidades e faculdades para os estudantes. Por isso, vamos entender como utilizar a nota do Enem a seu favor.

O que é o Enem?

O Enem é a sigla para Exame Nacional do Ensino Médio. Esse exame acontece anualmente e pode ser prestado por pessoas que ainda não terminaram o Ensino Médio, assim como por pessoas que se encontram no último ano escolar.

Ele foi criado em 1998 para avaliar o desempenho dos estudantes, mas foi somente em 2004 que o exame passou a ser utilizado como um dos principais métodos de ingresso em universidades e faculdades do ensino superior.

Em 2010, o Enem teve mais um avanço: foi incluído no Sisu, o Sistema de Seleção Unificada, e tornou-se o maior exame do Brasil, já que o seu desempenho no exame permite usar a nota do Enem em diversos momentos.

Para não sobrecarregar o estudante, o Enem acontece em dois dias, normalmente, em dois domingos consecutivos. Em um primeiro momento, a prova foca em questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas suas Tecnologias, além da redação, totalizando em até 5h30 minutos de duração.

Já no domingo seguinte, além da redação, os assuntos focam em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias. Nesse dia, o candidato tem até 5 horas para realizar a prova.

Com a nota do exame em mãos, alguns candidatos podem ficar com dúvidas sobre como utilizar a nota do Enem, já que ela pode ser usada em diversas ocasiões.

Quando acontece a prova do Enem?

A prova do Enem acontece anualmente e, normalmente, de maneira presencial. Em casos atípicos, como aconteceu durante a pandemia do novo coronavírus, a prova também pode ser feita de maneira online.

Vale lembrar que a inscrição deve ser feita apenas pela internet e sua data costuma ser divulgada ainda no primeiro semestre do ano, geralmente entre abril e maio. Para ter acesso a data das provas, basta consultar no cartão de confirmação do Enem.

Quer fazer sucesso no Enem? Então não perca esse post sobre os assuntos que mais caem na prova!

Depois de quanto tempo terei acesso ao gabarito do Enem?

Quando fazemos alguma prova, é normal ficarmos nervosos ou ansiosos pelo resultado, não é mesmo? No Enem, o responsável pela divulgação dos resultados oficiais é o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Mas afinal, quanto tempo depois da prova do Enem sai o gabarito? De acordo com o Inep,  o prazo para a divulgação dos resultados oficiais do Enem é de alguns dias úteis. Isso porque eles precisam verificar se os cadernos de questão correspondem àquela respectiva versão.

Por isso, você precisará ter um pouco de paciência para ter acesso ao gabarito e, posteriormente, ao resultado – que também é divulgado pela internet. 

Ainda há sites que procuram corrigir o gabarito das provas do Enem no mesmo dia, ou no dia posterior, mas lembre-se: o gabarito oficial é feito pelo Inep.

Como faço para ver a minha nota do Enem?

Como dissemos anteriormente, os candidatos, primeiramente, prestam a prova e depois aguardam pelo resultado do gabarito. A nota do Enem, no entanto, ainda demora mais um tempo para ser divulgada.

Mas, quando divulgada, como faço para ver a minha nota do Enem? Calma, a gente te explica de uma maneira bem simples! Após a divulgação das notas do Enem, basta acessar o site do exame e clicar no link da página do participante.

Então, é só informar o CPF e senha nos respectivos campos. Assim, você terá acesso às suas notas no Enem. Lá, elas estarão separadas e classificadas de acordo com a área do conhecimento:, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias e, além disso, também terá acesso a nota da redação. 

Viu como é fácil ter acesso a sua nota do Enem? Após ter acesso a esses dados, você poderá usar a nota do Enem em diversos momentos, como falaremos a seguir.

Onde posso usar a nota do Enem?

Agora, vamos descobrir como utilizar a nota do Enem. Se você tirou uma nota boa no Enem, sabia que você pode colocá-la em seu currículo? É isso mesmo! Dessa maneira, mesmo que você não conte com muita experiência profissional, a sua nota no Enem pode ser um diferencial e pode chamar a atenção de um possível empregador.

Veja abaixo outros casos onde você poderá utilizar a nota do Enem:

Ingresso em faculdades privadas

Com a nota do Enem, você pode substituir o vestibular tradicional de alguma universidade particular – claro, se a faculdade aceitar o Enem como forma de ingresso. 

Ingresso em faculdades no exterior

Você sabia que com a nota do Enem também é possível ingressar em algumas faculdades e universidades no exterior? As opções abrangem países como  Estados Unidos, Portugal, Canadá, Reino Unido e França. 

No entanto, cada faculdade tem uma exigência própria. Por isso, se você prestou o Enem e tem vontade de morar em outro país, essa é a sua chance! Mas não se esqueça de pesquisar sobre as exigências das instituições. 

Em Portugal, por exemplo, há cerca de 50 universidades que aceitam o Enem como forma de ingresso, como a Universidade do Algarve, Universidade de Coimbra e Universidade de Lisboa, cada instituição com seus cursos e nota mínima de classificação para os cursos. 

No caso das instituições de Portugal, o brasileiro precisa apenas ter concluído o Ensino Médio, ter prestado o Enem e atender as exigências impostas pela instituição, mas não precisa ter nacionalidade portuguesa.           

Sisutec

Outra opção que o candidato tem é participar do Sisutec com a nota do Enem. O SisuTec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), fundado pelo governo federal, tem a finalidade de facilitar o acesso das pessoas ao ensino técnico em instituições particulares e públicas.

Para participar utilizando a nota do Enem, você deverá realizar o processo online pela plataforma do SisuTec. Lembre-se: você só poderá participar se tiver concluído o Ensino Médio, ter prestado a última edição do Enem e não ter zerado na redação. 

Em quais faculdades posso usar a nota do Enem?

Uma das formas de ingressar nas melhores faculdades do Brasil é utilizando a nota do Enem. Há várias instituições que aceitam a nota do exame como forma de ingresso. A seguir, veja exemplos de quais faculdades pode usar a nota do Enem:

Para entrar em uma instituição pública, você poderá utilizar a sua nota do Enem por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que explicaremos ainda nesta leitura. Se você prefere utilizar a sua nota do Enem para estudar em uma instituição particular, basta recorrer ao Fies ou Prouni.

Ambos os programas têm suas exigências para essa forma de ingresso, como falaremos a seguir. Há também instituições que aceitam que a nota do Enem substitua o vestibular. Continuando com o raciocínio sobre o que pode ser feito com a nota do Enem, vamos entender mais sobre o Enem e sua relação com o Sisu, Fies e ProUni.

Como utilizar a nota do Enem no Sisu

O Sisu é o Sistema de Seleção Unificada que foi criado em 2010 pelo governo federal. Nele, os candidatos informam a sua nota do Enem – do ano anterior – e concorrem por vagas em instituições federais e estaduais de ensino superior. Ah, também não pode ter zerado na pontuação da redação do Enem, ok?

O cadastro é feito pela internet – pelo site oficial do Sisu – e o candidato pode acompanhar as notas de corte dos dois cursos escolhidos. No decorrer do tempo (enquanto as inscrições não fecharem) as pessoas ainda podem mudar suas opções de curso ou instituição. Essa é uma das opções sobre o que pode ser feito com a nota do Enem.

simulador sisu

Como utilizar a nota do Enem no Fies

Saber como utilizar a nota do Enem no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é fundamental para quem quer ingressar em  faculdades privadas. Isso porque, pelo Fies, você pode financiar a sua graduação na instituição privada de sua escolha – desde que ela aceite esse programa como forma de ingresso. Se a sua instituição de preferência aceita o Fies e você deseja realizar a inscrição, será preciso que você:

  • Tenha participado de uma das edições do Enem desde 2010;
  • Tenha obtido média de, no mínimo, 450 pontos;
  • Não tenha zerado a redação. 

Vale reforçar que os candidatos com as maiores notas conseguirão uma vaga no Fies. Enquanto o aluno estiver matriculado, será necessário realizar um pagamento trimestral referente aos juros do crédito estudantil. Após a conclusão do curso, esse pagamento ainda continua por alguns meses em virtude do prazo de carência. Após este prazo, a dívida restante é parcelada e pode ser paga em vários meses ou anos.

Como utilizar a nota do Enem no Prouni

Agora, vamos entender qual a relação entre o Prouni e o Enem. O Prouni, Programa Universidade para Todos, surgiu como um programa para facilitar o acesso de alunos carentes ao ensino superior. Esse programa oferece dois tipos de bolsas de estudos: uma parcial, de 50%, e outra integral, de 100% para as mensalidades de instituições particulares. 

Para saber como utilizar a nota do Enem no Prouni, basta se atentar aos requisitos: 

  • Atingir a nota mínima de 450 pontos no Enem; 
  • Não ter zerado na redação; 
  • Ter realizado o ensino médio em escola pública ou sendo bolsista nos três anos do ensino médio em escola particular e
  • Também ter renda familiar mensal de até três salários mínimos.

As universidades são responsáveis por estabelecerem suas próprias notas de corte que são divulgadas no segundo dia de inscrição ao público. Portanto, a relação entre o Prouni e o Enem se dá justamente na nota atingida no exame: quanto maior for a sua nota do Enem, maior será a sua chance de conseguir uma bolsa no Prouni.

Como utilizar a nota no Enem no Sisup

O Sisup (Sistema de Seleção para Universidades Privadas) é uma plataforma do Amigo Edu que reúne as melhores bolsas de estudos do país com condições especiais, de acordo com sua nota do Enem. São diversas instituições parceiras espalhadas por todo o Brasil que aderem ao Sisup.

A depender de sua nota no Enem, você terá acesso a descontos progressivos, ou seja, quanto maior a sua nota do Enem, maior é o desconto!

Nos cursos com selo SISUP, você verá o preço original do curso (sem descontos), o valor da bolsa Amigo Edu tradicional e o valor da sua bolsa especial do ENEM. Vamos mostrar a melhor condição para você sempre em destaque!

CTA bolsa de estudos amigo edu

GOSTOU DO CONTEÚDO? COMPARTILHA COM A GALERA!