Já falamos aqui sobre diversos vestibulares digitais que as instituições de ensino superior vêm fazendo, muitas inclusive em parceria com o Amigo Edu.

Os vestibulares digitais podem ter diferenças conforme a necessidade de cada instituição. Eles podem, por exemplo, ser compostos de questões objetivas, questões dissertativas e uma redação, ou mesmo só uma das opções. Mas fiquem tranquilos, o candidato que se inscrever receberá todas as orientações antes da sua prova, conforme a instituição escolhida.

No post de hoje, vamos explicar com detalhes como funciona a segurança da prova do vestibular digital, para que você não tenha dúvidas de que ele vale tanto quanto uma prova presencial.

Elementos de segurança da prova do vestibular digital

Todas as provas de vestibular digital seguem um padrão de segurança da informação bem rígidos, fazendo com que a prova seja um processo seguro tanto para a instituição, quanto para o aluno. As faculdades podem estabelecer padrões como:

Documentoscopia

O candidato tem a opção de inserir seus documentos no sistema do vestibular digital, juntamente com uma foto no estilo selfie. Esse documento pode ser RG, CNH ou qualquer um válido com foto e é preciso que as imagens sejam anexadas frente e verso, ou seja, com a parte da foto e da assinatura. Com isso, é feito um comparativo via sistema que reconhece se os documentos pertencem a mesma pessoa da selfie.

Reconhecimento facial

Além da documentoscopia, que já faz uma parte do reconhecimento facial através das análises das fotos, durante a prova o aluno também é constantemente fotografado, em um intervalo de poucos segundos. Além de ser mais uma ferramenta de reconhecimento facial, essas fotografias registradas pelo sistema do vestibular digital também permitem saber se a pessoa fez a prova sozinha ou teve a ajuda de alguém. Todo esse procedimento, lógico, é informado aos participantes nos termos de realização da prova.

Bloqueio de outros programas

Pelo vestibular digital do Amigo Edu, por exemplo, é possível bloquear o acesso a outros programas durante a realização da prova, além de saber se ele saiu da aba do vestibular em algum momento.

Antiplágio

Nos casos de redação para vestibular, ao texto passa automaticamente por uma verificação antiplágio, que é composta por um sistema que busca se o texto é original e se não há palavras desconectas. Caso esteja tudo ok com essas duas vertentes, o aluno pode receber uma pré-aprovação 3 minutos após a finalização da prova.

Relatórios

Todas as funcionalidades acima geram relatórios que são enviados para a instituição que aplicou a prova, fazendo com que eles possam analisar com cuidado cada item e utilizar desses critérios para seguir com o processo seletivo do candidato ou não.

Correção

Após a análise de todos esses critérios técnicos de segurança, a prova do candidato segue para a correção humana. Essa correção pode ser feita tanto pela instituição, quanto pela empresa que fornece os mecanismos de segurança para o vestibular digital.

Matrícula

E por fim, depois de ter passado em todas as etapas, chegou a hora da tão sonhada matrícula! O Amigo Edu também possibilita que esse processo seja feito todo online, sem que o futuro universitário precise sair de casa. Matrícula, assinatura de contrato e envio de documentação feitos direto pelo computador ou celular do aluno.

Pixel

Para as IES, também é interessante saber que é possível, através de um pixel instalado no site, saber da onde vem aquela inscrição. Assim elas conseguem saber qual meio de captação está sendo mais efetivo. Vale lembrar que tudo isso é adaptável conforme a instituição, que escolhe quais regras, termos e estruturação de segurança que necessita para o seu vestibular digital.