Diversas mudanças foram anunciadas pelo Ministério da Educação para os programas educacionais organizados pelo órgão. Entre elas, está o lançamento do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (Acesso Único). O objetivo da plataforma é reunir todas as ações do governo federal em prol do acesso ao ensino superior.
Com a nota do Enem mais recente, o estudante pode concorrer vagas do Sisu, Prouni e Fies. Com o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, o estudante consegue ter acesso a todos os programas em um único site. Continue a leitura e entenda como ele funciona!
Navegue pelo conteúdo:
O que é o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior?
O Portal Único de Acesso ao Ensino Superior faz parte do projeto Acesso Único, que visa trazer mais segurança ao usuário e é desenvolvido pelo MEC (Ministério da Educação). Através da plataforma, o candidato é direcionado aos sites oficiais dos programas. Além disso, também é possível obter informações sobre cada processo seletivo, conferindo datas, prazos e detalhes.
O portal também conta com a ferramenta de busca avançada, que contém detalhes sobre notas de corte e demais dados de edições anteriores do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
De acordo com o MEC, o projeto Acesso Único visa promover princípios, como segurança digital, modernidade, transparência, participação do usuário, integração, inteligência, monitoramento e economicidade.
Quais são as formas de acesso ao ensino superior?
Para ter acesso ao ensino superior no Brasil, é necessário antes de tudo, concluir o ensino médio. Com o diploma do ensino médio em mãos, o próximo passo é realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que abre portas para todos os programas de acesso ao ensino superior no país.
Vamos conhecer as possiblidades de acesso ao ensino superior público e privado.
Ingresso pelo Enem
Você pode usar a nota do Enem para garantir sua vaga em uma universidade, seja ela pública ou privada, sem a necessidade de realizar um vestibular, por exemplo.
Com a nota do Enem, além de ingressar no ensino superior, você tem a chance de concorrer a vagas dos programas do governo como Sisu, Prouni e Fies, além de ter descontos especiais nas próprias universidades.
Ingresso pelo Sisu
O Sisu é pensando para o aluno que quer ingressar em uma universidade pública. O programa oferta vagas em instituições federais (universidades e institutos), estaduais e municipais e reúne em um sistema eletrônico, gerido pelo MEC, vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.
A inscrição do Sisu é gratuita e feita, exclusivamente, pela internet.
Ingresso pelo Prouni
O Prouni oferta bolsa de estudos integrais (100%) e parciais (50%) em cursos de graduação em universidades privadas. O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior.
Para se inscrever é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem, realizada antes do processo seletivo, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter zerado a redação e nem ter participado do exame na condição de treineiro.
Ingresso pelo Fies
Antes de saber como ingressar na universidade pelo Fies, você precisa saber se seu perfil é compatível. Pode solicitar o programa quem cumpre os três requisitos abaixo:
- Possuir o ensino médio completo (válido para as instituições particular e pública) e ainda não ter concluído uma faculdade;
- Ter feito o Enem a partir de 2010, com nota maior que 450 e sem ter zerado a redação;
- Possuir renda mensal familiar abaixo de até três salários mínimos por pessoa.
Agora, confira o passo a passo para participar do Fies:
- Faça o Enem (caso você ainda não tenha participado do exame depois de 2010);
- Realize a inscrições pelo portal do Acesso Único do MEC, comprovando renda familiar de até três salários mínimos por pessoa do grupo familiar;
- Leve à faculdade a documentação necessária para validação da matrícula com Fies;
- Contrate o financiamento no banco.
Viu só como é fácil entrar na faculdade pelo Fies? Com a ajuda do programa, é possível concluir a graduação sem comprometer o orçamento.
Quais informações são consultadas no portal?
Quando o aluno já estiver com o acesso garantido ao portal Acesso Único do MEC, poderá verificar diversas informações sobre os seus processos de seleção ao ensino superior.
Através de um único site é possível ter acesso aos editais, cronograma completo dos programas, realizar sua inscrição, além de saber exatamente qual será a próxima etapa a seguir e por onde seguir.
Para quem vai participar de mais de um processo seletivo, é necessário inserir as informações cadastrais para inscrição uma única vez. A partir do primeiro registro de dados gerais de cadastro, o sistema do Acesso Único armazenará esses dados para que o candidato não precise repeti-los caso tente se inscrever nos demais processos seletivos vigentes.
Precisará apenas complementar as informações que forem específicas de cada seleção, observar se atende aos critérios para a participação e confirmar a sua inscrição, quando for o caso. Ou seja, o estudante não perderá mais tempo com repetições de digitação de dados inseridos antes, em algum dos três sistemas de inscrição.
Como entrar no Acesso Único do MEC?
O acesso ao portal de Acesso Único do MEC é pelo login gov.br. Então, se você ainda não tem o cadastro na plataforma de acesso do governo, clique aqui e faça o seu.
Com a nota do Enem e com o acesso a plataforma, veja a seguir o passo a passo para se inscrever em cada programa de acesso ao ensino superior oferecido pelo MEC.
Programa do Sisu
Para se inscrever no Sisu siga o passo a passo a seguir:
- Confirme seus dados: Assim que você realizar seu primeiro login no Portal de Acesso Único do Sisu, o site vai pedir para confirmar seus dados. Você deve ler atentamente, mudar o que não estiver correto e confirmar.
- Pesquise as vagas disponíveis: Você deverá pesquisar, de acordo com seu interesse, as vagas disponíveis no curso, instituição e/ou município pretendido.
- Escolha os cursos: Você pode escolher até duas opções de cursos desejados entre as vagas existentes, com uma delas sendo sua primeira opção. Para fazer isso clique no curso para ver a quantidade de vagas e modalidades disponíveis, escolha a modalidade em que deseja se inscrever e confirme seu pedido de inscrição. Faça isso para as duas opções.
- Acompanhe a nota de corte e classificação parcial nos cursos escolhidos: Nos três dias finais do período de inscrição, você pode acompanhar sua classificação parcial e as mudanças da nota de corte nos cursos escolhidos.
- Resultado da primeira chamada: Na data especificada no edital, você poderá verificar o resultado da chamada regular (1ª chamada).
- Lista de espera: Os candidatos que não forem selecionados em sua primeira opção na chamada regular podem participar da lista de espera do Sisu por vagas provenientes de desistência dos selecionados. Só é possível participar da lista de espera para o curso que você escolheu como sua primeira opção.
Na data especificada no edital, você deverá entrar no sistema, acessar o seu boletim e clicar no botão de confirmação de interesse. A inscrição na lista só estará concluída após mensagem de confirmação do sistema.
Programa do Prouni
Para se inscrever no Prouni siga o passo a passo a seguir.
- Confirme seus dados: Assim que você realizar seu primeiro login no Portal Único de Acesso do Prouni, o site vai solicitar a confirmação dos seus dados. Leia atentamente, mude o que não estiver correto e faça a confirmação.
- Pesquise as vagas disponíveis: Você deverá pesquisar, de acordo com seu interesse, as vagas disponíveis no curso, instituição e/ou município pretendido.
- Escolha os cursos: Escolha, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.
- Acompanhe a nota de corte e classificação parcial nos cursos escolhidos: Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
Diariamente o sistema calcula a nota de corte do Prouni de cada curso, com base no número de bolsa de estudos disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência.
Programa do Fies
Para se inscrever no Fies siga o passo a passo a seguir.
- O primeiro passo para efetuar a inscrição consiste em acessar o Portal Único de Acesso do Fies e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, o estudante informará o CPF, data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrará uma senha.
Após informar os dados solicitados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e-mail informado para validação do seu cadastro. A partir daí, será possível acessar o Fies Seleção para fazer sua inscrição, informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição de ensino. - Após concluir sua inscrição no SisFies, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A CPSA é o órgão responsável pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.
- Feita a validação das informações, o estudante, e se for o caso, seu fiador, deverão comparecer a um agente financeiro do Fies em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.
No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência, sendo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal os atuais agentes financeiros do programa.