O curso de Arquitetura é um dos mais desejados no Brasil, por conta da boa remuneração oferecida aos profissionais quando estão no mercado de trabalho. Este também segue sendo um dos cursos mais caros em universidades privadas e isso, muitas vezes, é um fator determinante para a desistência de estudantes.
Nesse texto vamos te ajudar a descobrir como conseguir bolsas de estudos para Arquitetura nas melhores universidades do Brasil. Acompanhe!
Navegue pelo conteúdo:
Como conseguir bolsa de estudo de Arquitetura?
A graduação em Arquitetura e Urbanismo é uma opção popular entre os estudantes que prestam vestibular. O curso forma profissionais para planejar espaços internos e externos, desde os simples até os mais complexos, considerando critérios como funcionalidade e conforto.
Em algumas faculdades, é possível economizar na mensalidade com a bolsa de estudos para Arquitetura. Com tantas possibilidades elegemos algumas delas para te apresentar por aqui. Continua com a gente para ver quais são e como consegui-las.
Prouni para Arquitetura
Antes de qualquer coisa é muito importante entender como funciona o Prouni (Programa Universidade para Todos). Ele proporciona a chance de o estudante estudar de graça ou com bolsa de estudos parciais (50%) ou integrais (100%) em faculdades particulares de todo o Brasil, utilizando apenas a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Em média, o Prouni para Arquitetura apresenta nota de corte de 641.96 pontos, considerando a menor nota de corte de 466.84 pontos e a maior de 712.78 pontos. As inscrições para o programa são gratuitas e acontecem a partir da nota do Enem e de forma online. Para isso, é preciso preencher o formulário no site oficial com as seguintes informações:
- Número de inscrição e senha cadastrada no Enem referente à edição imediatamente anterior ao ano corrente;
- Informações de contato;
- Informações pessoais;
- Informações sobre renda e composição familiar;
- Informações sobre escolaridade e instituição onde foi cursado o ensino médio;
- Até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis e de acordo com sua renda familiar bruta mensal per capita e aos demais critérios de seleção do programa.
Nota do Enem para Arquitetura
A nota do Enem pode ser usada como porta de entrada para diversas universidades no Brasil e para o curso de Arquitetura não é diferente. Usar a nota do Enem para garantir uma vaga no curso de Arquitetura na universidade que você escolheu é muito possível!
Listamos os principais caminhos e programas do governo que você pode usar a nota do Enem como porta de entrada:
- Ingresso com desconto em mensalidade em universidades privadas;
- Sisu (Sistema de Seleção Unificada)
- Fies (Fundo de Financiamento Estudantil)
- Prouni (Programa Universidade para Todos)
- Sisup (Sistema de Seleção para Universidades Privadas)
Desempenho no vestibular de Arquitetura
O vestibular ainda é bastante utilizado pelas universidades para selecionar seus estudantes, embora cada vez mais as instituições de ensino estejam aceitando o Enem como forma de ingresso.
A nota de corte no vestibular de Arquitetura depende de cada universidade. O motivo é que existe uma diversidade grande de tipos de provas. Veja alguns exemplos:
- Há provas apenas de questões objetivas e redação;
- Há vestibulares com questões objetivas, dissertativas e redação;
- As provas podem ter a partir de 80, 100 ou até 300 questões;
- A pontuação pode ser de zero a 100, de zero a 720, ou de zero a 1.000;
- Há vestibulares com duas fases, em que a primeira funciona como uma espécie de peneira para a segunda etapa do concurso;
- Há vestibulares com provas de habilidades específicas para o curso de Arquitetura, com questões de geometria e raciocínio espacial.
Plataformas de bolsas de estudos
Conseguir encontrar uma bolsa de estudos para tirar o sonho do curso de Arquitetura do papel ficou muito mais fácil com a criação de sites que, através de parcerias com universidades privadas, oferecem descontos.
Com a ajuda desses plataformas, é possível encontrar cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e até de idiomas por preços mais baixos, além de obter benefícios como seguro educacional. O Amigo Edu é uma dessas plataformas, que chegou ao mercado com o objetivo de revolucionar a maneira que o brasileiro lida com a educação.
Além de ofertar bolsa de estudos para graduação de até 80% em parceria com mais de 300 universidades do Brasil, o Amigo Edu possibilita que o aluno abra uma conta digital e aproveite inúmeros benefícios do clube de vantagens da plataforma.
Tipos de bolsa de estudos para Arquitetura
Se você leu até aqui é porque está enxergando a bolsa de estudos para Arquitetura uma ótima oportunidade de dar início na sua graduação pagando menos. De fato, essa opção tem se tornado a principal porta de entrada para muitos estudantes ao ensino superior.
É muito importante mencionar que bolsas de estudos podem ser utilizadas tanto em graduações como em pós-graduações. Veja como a seguir.
Bolsa de estudo para graduação em Arquitetura
No Brasil, as mensalidades da faculdade de Arquitetura podem variar entre R$ 600,00 e R$ 4.000,00. Esses valores muitas vezes refletem a qualidade de ensino e a estrutura da instituição e o seu corpo docente, mas com uma bolsa de estudos é possível pagar pouco por um excelente curso.
Veja também: Melhores faculdades de Arquitetura do Brasil
Pelo alto custo das mensalidades do curso diversas instituições, em parceria com o Amigo Edu, oferecem bolsas de até 80% para que você consiga tirar do papel o sonho de realizar a sua faculdade de Arquitetura.
Bolsa de estudo para pós-graduação em Arquitetura
Quando alguém decide cursar uma pós-graduação é sinal que está querendo avançar na carreira, ter aumento de salário e conquistar novas oportunidades no mercado. Se você se encaixa em uma dessas realidades saiba que também existem bolsas de estudo para pós-graduação.
Com o Amigo Edu você tem essa opção ou então pode se informar direto na universidade do seu interesse.
Bolsa de estudo para especialização e MBA em Arquitetura
O MBA, ou Master In Business Administration, é uma pós-graduação lato sensu que se relaciona com áreas administrativas e de gestão. Ou seja, é direcionada para empreendedores e profissionais do mundo corporativo, em especial para cargos de liderança.
Mas, para além do certificado, o MBA oferece ainda a ampliação do networking profissional, proporcionando ao profissional novas possibilidades para sua atuação e rede de contatos.
Por isso, o graduado em Arquitetura que desejar cursar um MBA na sua área tem a disposição diversas instituições que oferecem o curso e com possibilidade de bolsa de estudos.
Bolsa de estudo para mestrado e doutorado em Arquitetura
O mestrado em Arquitetura pode ser iniciado logo após a finalização da graduação. Com ele, o profissional garante o título de mestre após a apresentação da dissertação ou tese do tema escolhido para ser pesquisado.
Sua duração média é de 2 anos e o aluno precisa ter um orientador para auxiliar sua pesquisa e ser qualificado para trabalhar como professor e pesquisador do ensino superior no país, seja ele de instituições públicas ou privadas.
Já o doutorado em Arquitetura confere o título de doutor ao aluno e pode ser realizado logo após o mestrado. Ele exige mais conhecimento e técnicas do candidato, que precisa apresentar sua tese de dissertação ao final do programa.
Vale destacar que a pesquisa, na grande maioria das vezes, precisa ser baseada em uma hipótese nova, diferente do mestrado. Dessa forma, o aluno precisa ter mais autonomia e aprofundar seus conhecimentos na área escolhida.
O nosso principal objetivo é te ajudar a transformar o mundo através da educação. Esperamos que tenhamos te ajudado a tomar a decisão mais acertada e conseguir tirar o seu sonho do papel. Vem com o Amigo Edu!