O profissional de Educação Física é aquele capaz de orientar e promover a saúde, através da atividade física, por meio do ensino e a prática de esportes. E isto inclui tudo: ginástica, jogos, dança e exercícios físicos específicos.

O campo de atuação é bastante vasto. Além de atuar por conta própria, o educador físico tem a opção de trabalhar em postos de saúde, academias, hospitais, empresas e clínicas. São diversas oportunidades de trabalho para o estudante que resolve seguir esta carreira.

Atualmente, o curso de Educação Física contempla três tipos de formação: bacharelado, licenciatura e pós-graduação.

Em um contexto geral, o curso não abrange apenas a parte física e motora do ser humano, mas também  aspectos da dimensão cultural, da dimensão técnica-instrumental e da dimensão didática-pedagógica da sociedade. Essa diversidade atrai muitos estudantes para a área.

Mas afinal, qual o valor da mensalidade do curso de Educação Física? Como conseguir uma bolsa de estudos na área?

Quer saber mais? Continue com a gente!

Como conseguir bolsa de estudo de Educação Física? 

São diversas as possibilidades de atuação profissional que o curso de Educação Física oferece. Nossa sociedade está, cada vez mais, valorizando a importância da saúde e o bem-estar físico.

Sabemos que muitos estudantes têm o sonho de cursar Educação Física, mas dependem de uma bolsa de estudo para realizá-lo. Por isso, separamos as principais formas de conseguir uma bolsa de estudo para Educação Física. Veja a seguir!

Prouni para Educação Física

O Prouni (Programa Universidade para Todos) criado pelo governo federal no ano de 2004, é uma das formas mais conhecidas para conseguir uma bolsa de estudo para Educação Física.

Contudo, existem algumas regras nas quais o aluno precisa ter atenção. São elas:

  • Ter realizado a última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), com uma média de 450 pontos, sem zerar a redação;
  • Ter realizado seu ensino médio em escola pública ou em escola particular como bolsista integral;
  • Não ter diploma de ensino superior.

Além disso, é preciso também comprovar renda familiar de até um salário-mínimo e meio. As bolsas podem ser da forma integral (aquelas que cobrem 100% do valor das mensalidades), ou parcial (que cobre 50% do valor das mensalidades).

Fique de olho na faculdade que você tem interesse e acompanhe a nota de corte.

Nota do Enem para Educação Física

Você pode usar a nota do Enem para conseguir uma bolsa de estudos para Educação Física. Porém, isto não se aplica apenas ao Prouni. Existem outros programas disponíveis.

As universidades, muitas vezes, têm seus próprios programas de desconto utilizando a nota do Enem, para oferecer bolsas de estudo. Geralmente, o valor do desconto está inteiramente associado à nota.

Preste atenção nos programas que a faculdade que você tem interesse oferece. Capriche no Enem e mãos à obra. Dependendo do rendimento, é possível conseguir uma bolsa integral!

Desempenho no vestibular de Educação Física

O vestibular ainda figura como uma das principais formas de ingresso para o ensino superior no país. Cada faculdade tem a liberdade de aplicar o exame da forma que achar válida.

Com isso, são diferentes oportunidades, de acordo com cada instituição de ensino. Você pode escolher a faculdade, e fazer toda sua inscrição no vestibular pela internet, inclusive de forma agendada.

Para conseguir uma bolsa de estudo para Educação Física pelo vestibular, é preciso um bom desempenho na prova. Assim como o Enem, notas mais altas costumam significar descontos mais altos.

Procure a instituição do seu interesse e consulte sobre os programas de descontos que elas oferecem através do vestibular.

Plataformas de bolsas de estudos  

Você já ouviu falar de plataformas de bolsas de estudos?

São sites que oferecem vagas de desconto em universidades privadas por todo país. Basicamente, são convênios com as instituições de ensino, com o intuito de melhorar o acesso à educação.

O Amigo Edu é uma dessas plataformas. Criado em dezembro de 2019, a plataforma oferece diversos benefícios. O aluno pode realizar vestibular, abrir uma conta, entre outras diversas vantagens.

Todos estes serviços são oferecidos para aqueles alunos que ingressarem através do Amigo Edu em cursos de graduação, pós-graduação ou cursos técnicos. O Amigo Edu tem como propósito aproximar alunos das instituições de ensino, levando assim, educação acessível para todos. Além disso, oferece não apenas benefícios, mas condições para que o aluno permaneça estudando.

Tem interesse em cursar Educação Física, pagando pouco? Encontre sua bolsa com até 80% de desconto!

amigo edu

Tipos de bolsa de estudo para Educação Física

O curso de Educação Física contempla a graduação e a pós-graduação. Vamos entender melhor cada um deles e como conseguir bolsa de estudo para cada uma.

Bolsa de estudo para graduação em Educação Física

A graduação em Educação Física inclui o bacharelado e também a licenciatura. Mas, você sabe qual a diferença entre estes dois tipos? É simples.

No bacharelado, a formação é voltada para o trabalho de treinador físico. Trata-se de um campo bastante extenso. A mais conhecida forma de atuação, é a de personal trainer. 

Com duração de quatro anos, durante o curso são desenvolvidas formas e estratégias para a promoção da saúde e capacidade física através de atividades corporais, além do auxílio também a pessoas portadoras de deficiência, entre outras atividades relacionadas.

Já a licenciatura, forma profissionais dedicados ao ensino, aptos a atuar com alunos do ensino fundamental e médio. Ou seja, é para aquele estudante que deseja se tornar professor. Assim, parte do conteúdo programático é voltado também para a prática pedagógica e a educação formal brasileira.

As bolsas de estudos para graduação em Educação Física incluem todas as opções que conversamos anteriormente. Você pode adquirir através do Prouni, nota do Enem, vestibular e através de plataformas de bolsa de estudo, como o Amigo Edu.

Bolsa de estudo para pós-graduação em Educação Física

Uma vez concluída a graduação, o aluno pode optar pela pós-graduação em Educação Física. Isso inclui tanto bacharéis, quanto professores.

Uma pós-graduação significa, além da atualização de conhecimentos, maiores chances de entrar no mercado de trabalho, bastante concorrido atualmente.

 O curso de Educação Física oferece diversas opções de pós-graduação. Algumas delas são:

  • Atividades para grupos especiais: voltada para o estudo de doenças musculoesqueléticas e exercícios resistido para grupos especiais;
  • Bioquímica do exercício: estuda, basicamente, o uso de nutrientes, incluindo produção e consumo, durante os mais variados tipos de práticas esportivas.
  • Controle do peso corporal: ações físicas destinadas para pessoas que estejam acima do seu peso ideal. Geralmente, tudo é realizado em conjunto com um nutricionista ou nutrólogo.

As bolsas para as pós-graduações estão espalhadas por diversas instituições de ensino pelo país.

Bolsa de estudo para especialização e MBA em Educação Física

As especializações e o MBA em Educação Física englobam um conjunto de assuntos e matérias que tem como finalidade o foco em uma área específica da profissão. 

O MBA capacita com excelência o graduado que tenha vontade de desenvolver projetos na área de educação, atuando do ensino infantil ao ensino médio.

As especializações englobam áreas variadas, como aquelas voltadas para métodos de treino personalizado, para algum esporte em específico e para pessoas com deficiência.

Você pode conseguir bolsas de estudo para especialização e MBA em Educação Física através de programas de descontos voltados para a pós-graduação. Algumas universidades, inclusive, oferecem vantagens para o aluno que realizar sua pós na mesma instituição de ensino.

Bolsa de estudo para mestrado e doutorado em Educação Física

Mestrado e doutorado são dois tipos de pós-graduação stricto sensu. Ambas são moldadas para diversas modalidades profissionais, abrangendo assim não só conhecimentos para a Academia (estudo teórico), mas também para toda a sociedade no geral.

No curso de Educação Física isso é ainda mais evidente. O mestrado tem a duração de dois anos, já o doutorado tem a duração de quatro anos. 

O mestrado profissional em Educação Física visa aperfeiçoar professores na área no exercício da docência do ensino infantil. Sempre com o intuito de contribuir para a melhoria da educação no país.

Já o doutorado profissional foca na formação de docentes para ensino superior e de pesquisa, para contribuir para o crescimento e evolução da profissão, e também da saúde física da sociedade em geral.

Os programas para bolsa de estudos para mestrado e doutorado dependem de cada instituição de ensino. Cada uma elabora de jeito diferente a seleção de bolsistas. Geralmente, são lançados editais específicos para este fim.

Procure a faculdade que deseja estudar, faça sua inscrição e participe do processo seletivo para bolsas da pós-graduação. 

Na plataforma do Amigo Edu, você encontra sua bolsa de mestrado ou doutorado em Educação Física, com até 80% de desconto!

0800 780 8099

Também atendemos pelo Whatsapp!