Engenharia Civil é uma profissão que rende prestígio, bons salários e, para completar, ainda tem um grande campo de trabalho à disposição.
Não é de surpreender que o curso que forma engenheiros civis esteja entre os preferidos dos brasileiros. Hoje, são 360 mil alunos matriculados em mais de 600 faculdades em todo o país, sendo 85% delas na rede particular de ensino.
Por se tratar de um curso com muitas atividades práticas em laboratórios específicos, o valor das mensalidades pode pesar um pouco no orçamento. Por isso, uma saída é recorrer a uma bolsa de estudos para fazer Engenharia Civil.
Fica por aqui que vamos explicar como conseguir bolsa para fazer o curso de Engenharia Civil em universidades particulares bem avaliadas no pelo MEC. Vem com a gente!
Navegue pelo conteúdo:
Como conseguir bolsa de estudo de Engenharia Civil?
Como já mencionamos, pelo fato de ser um curso que tem muitas atividades práticas em laboratórios específicos, o valor da mensalidade pode ultrapassar os R$1.000,00 facilmente, o que acaba pesando um pouco no orçamento mensal.
Por isso, a importância das bolsas de estudo para o curso de Engenharia Civil. Elas vão te ajudar a tirar esse sonho do papel.
Prouni para Engenharia Civil
Você sabe o que é e como funciona o Prouni? O Programa Universidades para Todos é o mais popular no Brasil e oferece bolsa de estudos para graduação.
Para conseguir uma bolsa de estudos do Prouni para Engenharia Civi, é necessário estar dentro dos seguintes requisitos:
- Ter cursado o ensino médio completo em escolas públicas ou ter cursado em escolas privadas com bolsa de estudo integral;
- Ter cursado parcialmente o ensino médio em escola pública ou em instituições privadas, mas com bolsa integral;
- Ser portador de alguma deficiência;
- Ser professor da rede de escolas públicas, na educação básica, em efetivo exercício. Além de estar concorrendo a vaga em curso de licenciatura, superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada;
- Comprovar renda familiar mensal entre um salário mínimo e meio a três salários mínimos e meio (dependendo da bolsa);
- Ter realizado o Enem na versão mais recente ou no ano anterior, não ter zerado a redação e tirar uma nota mínima de 450 pontos;
- Não pode ter diploma de ensino superior.
Nota do Enem para Engenharia Civil
A prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das mais temidas pelo estudante que está saindo do ensino médio e se preparando para entrar no ensino superior. E com toda a razão!
O Enem abre inúmeras portas para universidades do país. Diversas universidades privadas utilizam a nota do Enem para ajudar o estudante que sonha em estudar Engenharia Civil. Elas oferecem bolsas de estudos de acordo com a nota – quanto mais alta a nota, mais alta a bolsa de estudos.
Desempenho no vestibular de Engenharia Civil
O vestibular é a maneira mais tradicional de ingressar no ensino superior. Atualmente, quem mais usa essa modalidade de ingresso são as universidades privadas.
Assim como no Enem, seu desempenho no vestibular tradicional da universidade pode gerar boas possibilidades de bolsa de estudos. Quanto mais questões acertadas maior a porcentagem da bolsa.
Plataformas de bolsas de estudos
Conseguir encontrar uma bolsa de estudos para o curso de Engenharia Civil ficou muito mais fácil com a criação de sites que, através de parcerias com universidades privadas, oferecem descontos.
Com a ajuda desses sites, é possível encontrar cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e até de idiomas por preços mais baixos, além de obter benefícios como seguro educacional. O Amigo Edu é uma dessas plataformas, que chegou ao mercado com o objetivo de revolucionar a maneira que o brasileiro lida com a educação, orientado pelas novas relações de consumo.
Além de ofertar bolsas de estudo de até 80% em parceria com mais de 300 universidades do Brasil, o Amigo Edu possibilita que o aluno abra uma conta digital e aproveite inúmeros benefícios do clube de vantagens da plataforma.
Tipos de bolsa de estudo para Engenharia Civil
Se você está com a gente até agora é porque está enxergando na bolsa de estudos uma porta gigante para tirar o sonho da faculdade de Engenharia Civil do papel. De fato, essa alternativa tem se tornado a principal porta de entrada para muitos estudantes ao ensino superior.
É muito importante mencionar que bolsas de estudos podem ser utilizadas tanto em graduações como em pós-graduações. Veja como a seguir.
Bolsa de estudo para graduação em Engenharia Civil
As mensalidades da faculdade de Engenharia Civil não são muito baratas. Esses valores muitas vezes refletem a qualidade de ensino e a estrutura da instituição e o seu corpo docente, mas com uma bolsa de estudo é possível pagar pouco por um excelente curso.
Pelo alto custo das mensalidades do curso, diversas instituições de ensino tem parceria com o Amigo Edu e oferecem bolsas de até 80% para que você consiga estudar Engenharia Civil sem pesar no bolso!
Bolsa de estudo para pós-graduação em Engenharia Civil
Quando alguém decide cursar uma pós-graduação é sinal que está querendo avançar na carreira, ter aumento de salário e conquistar novas oportunidades no mercado. Se você se encaixa em uma dessas realidades saiba que também existem bolsas de estudo para você realizar sua pós-graduação pagando bem pouquinho.
Bolsa de estudo para especialização e MBA em Engenharia Civil
O MBA, ou Master In Business Administration, é uma pós-graduação lato sensu que se relaciona com áreas administrativas e de gestão. Ou seja, é direcionada para empreendedores e profissionais do mundo corporativo, em especial para cargos de liderança.
Mas, para além do certificado, o MBA oferece ainda a ampliação do networking profissional, proporcionando ao profissional novas possibilidades para sua atuação e rede de contatos.
Por isso, o graduado em Engenharia CIvil que desejar cursar um MBA na sua área tem a disposição diversas instituições que oferecem o curso e com possibilidade de bolsa de estudos.
Bolsa de estudo para mestrado e doutorando em Engenharia Civil
O mestrado em Engenharia Civil pode ser iniciado logo após a finalização da graduação. Com ele, o profissional garante o título de mestre após a apresentação da dissertação ou tese do tema escolhido para ser pesquisado.
Sua duração média é de 2 anos e o aluno precisa ter um professor orientador para auxiliar sua pesquisa e ser qualificado para trabalhar como professor e pesquisador do ensino superior no país, seja ele de instituições públicas ou privadas.
Já o doutorado em Engenharia Civil confere o título de doutor ao aluno e pode ser realizado logo após o mestrado. Ele exige mais conhecimento e técnicas do candidato, que precisa apresentar sua tese de dissertação ao final do programa.
Vale destacar que a pesquisa, na grande maioria das vezes, precisa ser baseada em uma hipótese nova, diferente do mestrado. Dessa forma, o aluno precisa ter mais autonomia e aprofundar seus conhecimentos na área escolhida.
O nosso principal objetivo é te ajudar a transformar o mundo através da educação. Esperamos que tenhamos te ajudado a tomar a decisão mais acertada e conseguir tirar o seu sonho do papel. Vem com o Amigo Edu!