Fazer o curso de Farmácia é a vontade de muitos alunos que terminam o ensino médio. Existem dois tipos de universidades nas quais os recém-formados podem entrar no curso que desejam, que são as universidades públicas e as universidades privadas.
As faculdades públicas costumam ter uma concorrência muito grande e processos seletivos mais intensos, o que acaba fazendo com que se tornem opções pouco viáveis para alguns. Já as faculdades privadas, apesar de possuírem processos seletivos mais simples, também tem um fator que pode tornar o ingresso mais difícil: as mensalidades.
Os valores de uma faculdade privada é algo que nem todo mundo consegue arcar. Porém, existem algumas opções para estudar pagando menos, como as bolsas de estudos.
Se você quer saber como conseguir uma bolsa de estudos para Farmácia, continue a leitura!
Navegue pelo conteúdo:
Como conseguir bolsa de estudo de Farmácia?
Existem alguns jeitos que são mais conhecidos de conseguir uma bolsa de estudos para o curso de Farmácia: pelo Prouni, nota do Enem, vestibular e plataformas de bolsas. Vamos citar cada um deles a seguir.
Prouni para Farmácia
O Prouni (Programa Universidade para Todos) é um programa educacional do governo federal, que tem como objetivo facilitar a entrada de estudantes em universidades privadas.
O Prouni funciona através da concessão de bolsas de estudos, que podem ser parciais (50%) ou integrais (100%), onde o aluno utiliza a nota do Enem para participar do processo seletivo.
Com a nota do exame, é possível se inscrever no programa e, assim, participar do processo seletivo em busca de uma bolsa de estudos para Farmácia. Quanto maior a nota, maior a chance de conseguir uma bolsa com 100% de desconto.
Nota do Enem para Farmácia
Não é só no Prouni que a nota do Enem pode ser aproveitada. Isso porque existem diversas universidades privadas que também utilizam a nota da prova como uma maneira de avaliar os estudantes que se candidatam a suas vagas.
Como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma avaliação que tem reconhecimento nacional, ele por si só acaba servindo como processo seletivo para o ingresso no curso de Farmácia. O aluno precisa apenas apresentar seus resultados e, caso se destaque em relação aos concorrentes, já pode começar os estudos, sem passar por outras etapas de seleção.
Desempenho no vestibular de Farmácia
O vestibular é o método de ingresso mais tradicional e mais um caminho para entrar em um curso de Farmácia. Geralmente, cada universidade possui seu método de desenvolvimento para a prova do vestibular.
Geralmente, essa avaliação consiste em duas etapas de prova, a primeira com questões mais objetivas e generalistas (em relação às disciplinas e assuntos que são cobrados) e a segunda com questões discursivas e mais específicas (em relação ao curso pretendido pelo aluno no momento da inscrição).
No caso de Farmácia, a prova específica seria é para Ciências, com questões de Biologia e Química, que são conhecimentos essenciais no dia a dia de um farmacêutico.
Dependendo do desemprenho no vestibular, também é possível conseguir uma bolsa de estudos. Confira essa opção na universidade do seu interesse.
Plataformas de bolsas de estudos
Existem também as plataformas de bolsas de estudos como uma alternativa na hora de conseguir uma estudar Farmácia sem pesar no bolso. Essas organizações tem como objetivo facilitar a busca do estudante por bolsas em várias universidades pelo país.
Um exemplo é o Amigo Edu, que oferece bolsa de estudos com até 80% de desconto. Com o Amigo Edu, o estudante consegue prestar o vestibular, decidir a universidade que deseja ingressar, abrir uma conta digital e ser contemplado com diversos benefícios.
Tipos de bolsa de estudo para Farmácia
As bolsas de estudo podem variar entre alguns tipos, de acordo com o nível do curso que o estudante for ingressar. Cursos de graduação costumam ser os mais falados quando o assunto é conseguir bolsas de estudo, pois é o primeiro nível de educação superior.
Contudo, também é possível estudar com bolsa de estudos em graus mais altos de educação (como a pós-graduação), que permite ao estudante continuar buscando aprimorar seu currículo. Vamos então falar um pouco sobre cada tipo de bolsa: as bolsas de graduação e de pós-graduação.
Bolsa de estudo para graduação em Farmácia
O principal tipo de bolsa de estudos é para cursos de graduação em Farmácia. Com elas, o aluno consegue descontos nos valores das mensalidades ou até isenção total dos pagamentos, mediante frequência mínima nas aulas e notas acima de média.
A graduação em Farmácia dá ao formando o título de farmacêutico, e permite a ele já adentrar o mercado de trabalho, para poder exercer sua profissão e trabalhar nas funções que o farmacêutico desempenha, como na manipulação e administração de fármacos em prol da saúde e bem-estar humanos.
Bolsa de estudo para pós-graduação em Farmácia
Caso o estudante queira continuar estudando após o fim da graduação, é possível conseguir uma bolsa de estudo para pós-graduação. Essa modalidade de curso visa aprofundar os conhecimentos adquiridos na graduação, tornando o profissional ainda mais qualificado dentro de sua função.
Uma bolsa de pós-graduação pode ser para mestrado, doutorado, especialização e MBA.
Bolsa de estudo para especialização e MBA em Farmácia
A primeira modalidade de bolsa para pós-graduação em Farmácia engloba os cursos de MBA e especialização. Essas opções formam o profissional que pretende continuar atuando dentro do mercado de trabalho.
Tanto o curso de especialização quanto o curso de MBA aprofundam os conhecimentos em áreas específicas dentro da Farmácia, a fim de destacar o profissional e permitir que ele alcance lugares mais altos dentro da carreira, com maior reconhecimento e salários.
Bolsa de estudo para mestrado e doutorado em Farmácia
A outra opção de bolsa de estudos para pós-graduação engloba os mestrados e os doutorados. Essas opções de cursos formam um profissional com outro direcionamento. Estudantes que cursam mestrado e/ou doutorado possuem aptidão e conhecimentos para a área acadêmica e de pesquisa.
Eles entram de maneira mais restrita em áreas de conhecimento dentro da Farmácia que visam gerar novas ideias e saberes para os outros profissionais. Uma carreira muito comum para quem escolher essa modalidade de bolsa é a carreira de professor universitário.