Nutrição é um curso que tem crescido nos últimos anos, e boa parte disso é resultado do crescente interesse da população por encontrar um estilo de vida mais saudável, sobretudo pela diferença que uma boa alimentação pode fazer pela saúde das pessoas.

Os nutricionistas têm à disposição uma área de trabalho bem interessante, que inclui indústrias, restaurantes, clubes, clínicas especializadas, além da possibilidade de abrir o próprio consultório.

Mas, nem sempre é fácil fazer o curso e se tornar um profissional da área. Nas universidades públicas, a concorrência para conquistar uma vaga é altíssima. Nas particulares, o problema pode ser valor das mensalidades, que por vezes não cabem no orçamento.

Por isso, para muitos a saída é ir atrás de uma bolsa de estudos. A boa notícia é que existem várias maneiras de conseguir a sua e estudar com mais tranquilidade. Quer saber como? Fique ligado que a gente te explica!

Como conseguir bolsa de estudo de Nutrição?

Muitas pessoas têm interesse em cursar Nutrição, mas acabam tendo dificuldades, devido às mensalidades. Sendo assim, a saída é buscar por uma bolsa de estudo de Nutrição.

Veja também: Nutrição ou Biomedicina: como escolher o melhor curso?

Temos uma boa notícia: existem várias maneiras de conseguir sua bolsa de estudo! Separamos aqui as melhores opções, para que você estude tranquilo. Vamos lá?

Prouni para Nutrição

Quando se fala em bolsas de estudos, é impossível não mencionar o Prouni (Programa Universidade para Todos).  É uma iniciativa do governo federal, que oferece bolsas de estudos nas faculdades particulares espalhadas em todo o país.

O programa é voltado para estudantes de baixa renda, que querem e que ainda não tem um diploma de nível superior. É uma excelente oportunidade para competir de forma mais justa no mercado de trabalho.

As bolsas de estudo para Nutrição pelo Prouni podem ser de duas modalidades:

  • A bolsa parcial, onde o aluno entra com apenas metade do valor das mensalidades (renda familiar de até três salários mínimos por pessoa); 
  • A bolsa integral, onde o aluno não paga nada para estudar (renda familiar de até um salário e meio por pessoa).

Para conseguir a bolsa e participar do processo seletivo do Prouni, o estudante precisa de encaixar em alguns pré-requisitos, como: 

  • Ter realizado a última edição do Enem, com uma média de 450 pontos e sem zerar a redação;
  • Ter realizado o ensino médio em escola pública ou em escola particular como bolsista integral;
  • Não ter diploma de ensino superior.

O Prouni classifica seus candidatos à bolsa de acordo com seu desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Assim, quanto maior a nota, maiores são as chances de conseguir a bolsa de estudo para Nutrição.

As inscrições são feitas pela internet, pelo site oficial do programa e são abertas duas vezes por ano, no primeiro e segundo semestre.

Nota do Enem para Nutrição

Nos últimos anos, a nota do Enem tem sido a principal forma de ingresso na maioria das universidades do país. Ela pode ser usada não apenas para o ingresso pelo Prouni, mas também através de diversos outros programas.

Existem por exemplo, o Bolsa Enem, que algumas faculdades particulares vem adotando ultimamente. Ele funciona, basicamente assim: o valor do desconto  da bolsa de estudo para Nutrição é de acordo com a nota do aluno no exame. Neste caso, os descontos são maiores, para notas maiores.

Procure saber direitinho como funciona o programa da universidade da sua escolha. Em muitos casos, com notas mínimas, o estudante já pode concorrer às vagas!

Desempenho no vestibular de Nutrição 

O vestibular de Nutrição costuma ser bastante concorrido. Dessa forma, para o aluno conseguir uma bolsa de estudo para Nutrição por esta modalidade, é preciso bastante estudo e esforço.

Assim como no Enem, grande parte dos descontos são de acordo com o desempenho do estudante no vestibular. Muitas faculdades oferecem bolsas integrais para o primeiro colocado, e bolsa parcial para o segundo colocado.

Os programas variam de acordo com a instituição de ensino. Novamente: fique atento aos prazos da sua universidade e se informe sobre o vestibular! 

Plataformas de bolsas de estudos

Se as opções de bolsa de estudos para Nutrição estão escassas e o Prouni ainda é uma alternativa inviável, não desanime. É possível encontrar ainda outras saídas para cursar Nutrição!

Estamos falando aqui das plataformas de bolsa de estudos. Você já ouviu falar sobre elas? São sites que oferecem programas de desconto em várias faculdades particulares.

Elas abrangem não só a graduação, mas também a pós-graduação e cursos técnicos.

E quando falamos nessas plataformas, precisamos falar do Amigo Edu. Criada em 2019, ela revolucionou a educação brasileira, seguindo sempre a tendência mundial do ensino particular.

O Amigo Edu oferece diversos benefícios ao aluno, além dos descontos. O estudante pode realizar vestibular, abrir conta digital e contar ainda com vantagens no clube de benefícios.

CTA bolsa de estudos amigo edu

  

Tipos de bolsa de estudo para Nutrição

Antes de entendermos a fundo quais são os tipos de bolsa de estudo para Nutrição, separamos algumas dicas para você não cometer erros na hora de se candidatar para alguma.

São elas:

  • Leia sempre o edital;
  • Faça um cronograma de estudos;
  • Pesquise sempre sobre os programas relacionados a bolsa de estudos da faculdade que você escolheu (evita dor de cabeça posteriormente).

Pronto! podemos seguir em frente.

Bolsa de estudo para graduação em Nutrição

A graduação em Nutrição é um dos cursos que mais sofreu aumento de estudantes nos últimos anos. Como vimos, parte deste interesse está muito ligado ao recente interesse das pessoas por uma vida saudável e equilibrada.

Atualmente, o mercado ainda busca por muitos nutricionistas com especialização em Nutrição Coletiva, principalmente em empresas, no intuito de manter a boa saúde dos seus funcionários.

As bolsas de estudo para graduação em Nutrição estão espalhadas nos tópicos que abordamos anteriormente. Você pode encontrá-las através de programas do governo (como o Prouni), plataformas de bolsas de estudo e por vestibulares específicos.

Informe-se sobre todas as opções na faculdade que você deseja conseguir a bolsa de estudo para graduação em Nutrição.

Bolsa de estudo para pós-graduação em Nutrição

A pós-graduação em Nutrição permite ao graduado as chances de elevar seu conhecimento, além de construir uma carreira mais sólida no mercado de trabalho. O nível acadêmico exigido para ocupar bons cargos tem aumentado bastante.

Bolsa de estudo para especialização e MBA em Nutrição

A especialização em Nutrição abrange áreas como Nutrição Hospitalar, Fitoterapia aplicada à Nutrição, Nutrição materno-infantil, além de obesidade e emagrecimento. Elas são oferecidas por diversas instituições de ensino no Brasil.

O MBA em nutrição aprofunda o desenvolvimento profissional do nutricionista, aliando gestão estratégica de pessoas com conhecimentos na área de alimentação, além de negócios e serviços.

Neste cenário, estão os empreendimentos na área de Nutrição, que possuem alta complexidade e exigem uma série de obrigações legais para se tornarem economicamente viáveis. O nutricionista com MBA tem conhecimento para atuar junto a estes empreendimentos.

Tanto a especialização quanto o MBA em Nutrição oferecem bolsas de estudo que vão de acordo com cada faculdade. São programas específicos, nos quais o aluno precisa se informar (sobre critérios de seleção, datas, etc).

Bolsa de estudo para mestrado e doutorado em Nutrição

Para você conseguir uma bolsa de mestrado e doutorado em Nutrição existem alguns caminhos. Alguns exemplos mais comuns, são:

  • Bolsas de estudos para alunos que emendam graduação e mestrado na mesma instituição de ensino;
  • Programas de bolsas de doutorado que privilegiam o melhor mestrando (ou seja, o estudante que teve as melhores notas no mestrado)
  • Bolsas disponibilizadas por instituições como CNPq, CAPES, FAPESB, entre outros. O valor costuma ficar entre R$1.500,00 a R$ 2.000.
0800 780 8099

Também atendemos pelo Whatsapp!