Tem melhor maneira do que treinar para uma prova do que fazendo um simulado? Provavelmente não, né. Por isso, preparamos o melhor e mais completo simulado do Enem que você poderá fazer: o ENAE.

O ENAE é o Exame Nacional do Amigo Edu, uma prova GRATUITA feita para você entrar na faculdade em 2021! Ele é uma espécie de Enem para entrada nas faculdades privadas e como a prova é gratuita, você pode aproveitar para treinar para o Enem com uma prova de verdade, como se fosse um simulado.

Assim, no ENAE, além de testar suas habilidades para o Enem com um gabarito comentado, você pode simular sua classificação no Sisu e ainda concorre a bolsas de estudo em faculdades de todo o Brasil.

O ENAE – o maior simulado do Enem

O ENAE é um simulado pré-enem que te ajuda a estudar e entrar na faculdade ainda no primeiro semestre de 2021, sem perder nenhuma aula! A prova acontece no dia 09 de janeiro de 2021, é online, gratuita e você pode fazer aí do conforto da sua casa. É só fazer sua inscrição em amigoedu.com.br/enae e receber as melhores dicas de estudo para chegar preparado na prova!

simulado enem gratis

O ENAE pode ser utilizado como acesso para várias faculdades de todo o Brasil. Você também pode usar ela como um preparativo para o Enem e testar suas habilidades. Tudo isso porque o resultado da prova sai em até 3 dias úteis! Além disso, você pode fazer um comparativo com outros candidatos e ainda simular como se sairia no Sisu.

Então vai colocando a matéria em dia, porque o ENAE ainda vai contar com bolsas de estudo!

O ENAE conta com:

Entrada nas melhores faculdades do Brasil

Você pode usar anota do ENAE para entrar na faculdade privada de sua escolha.

Simulado do Enem

Como a prova é um pouco antes do Enem, você pode fazer dela um simulado para testar seus conhecimentos e ver como vai se sair.

Simulador do Sisu

Além disso, pode usar a nota do ENAE para simular sua classificação no Sisu.

Comparativo com outros candidatos

Entenda qual a sua colocação comparada aos candidatos do mesmo curso.

Resultado em 3 dias

O resultado sai em apenas 3 dias úteis, ou seja, você pode usar para entrar nas faculdades ainda no primeiro semestre de 2021.

Bolsas de estudo 

Os melhores colocados no ENAE podem ganhar bolsas de estudo em diversas instituições.

Gabarito comentado de todas as questões 

Receba as respostas com explicação sobre cada pergunta e entenda o raciocínio lógico de cada questão.

Lista com os assuntos que você mais precisa estudar

Com base na correção da sua prova, você vai saber quais as matérias que precisam daquele reforço.

Conteúdos exclusivos

Além disso, vai receber dicas e planos de estudo antes da prova, para você ficar em dia com a matéria.

Como será a prova do ENAE?

O ENAE será realizado digitalmente, ou seja, você pode acessar a prova de qualquer lugar que tenha acesso a internet. A prova será composta de 90 questões múltipla escolha, sendo:

simulado online
  • Matemática com 23 questões
  • Linguagens com 23 questões, sendo 2 de língua estrangeira inglês ou espanhol
  • Ciências da Natureza com 22 questões
  • Ciências Humanas com 22 questões
  • E a redação

Ao todo, você terá 5h30 para a realização do exame.

Já falamos que a inscrição é gratuita e você faz a prova aí da sua casa, né? Inscreva-se amigoedu.com.br/enae.

Avaliação

A avaliação da prova é feita por Teoria de Resposta ao Item, ou TRI, a mesma metodologia de avaliação usada pelo Ministério da Educação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O TRI é uma técnica capaz de avaliar o peso de cada acerto, prevendo assim, os possíveis chutes. Como é possível fazer isso? Assim oh:

  • As provas são compostas de perguntas fáceis, médias e difíceis, que se misturam no decorrer do exame.
  • Na hora da avaliação, o TRI analisa as respostas através de estatísticas e teorias matemáticas. Se o aluno acertou muitas questões difíceis e errou muitas questões fáceis, a estatística deduz que ele “chutou” muitas perguntas.
  • Se isso acontecer, a média desse aluno cai. Ou seja, a nota final não depende apenas do número de erros e acertos, mas também da dificuldade de cada uma dessas questões.

Isso quer dizer que, você e seu amigo podem ter acertado o mesmo número de questões, porém ter notas diferentes. Isso sem contar a nota da redação, claro.

O Enem

Enem é sigla para Exame Nacional do Ensino Médio, que foi criado em 1998 para avaliar o desempenho dos alunos do ensino médio de todo o Brasil, tanto de escolas públicas, quanto particulares. Mas foi em 2009 que ele ganhou uma importância ainda maior, quando passou a ser utilizado como processo seletivo de universidades públicas e programas do governo, como o SisuProuni e Fies. Hoje é uma das provas mais importantes da vida de qualquer jovem em idade escolar.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) e Educa Insights mostra que 75% dos candidatos farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 de olho em descontos e bolsas de estudo em instituições privadas.

Além disso, 38% dos estudantes querem começar a graduação imediatamente, no próximo semestre. E somente 14% pretende começar em julho.

Como as notas do Enem estão previstas para saírem somente em março de 2020, ou seja, um pouco depois de iniciar o semestre letivo, o ENAE se torna a melhor opção de entrada na faculdade para essas pessoas, já que o resultado sai no início de janeiro, é aceito por diversas faculdades de todo o Brasil e ainda conta com bolsas de estudo.

A importância do simulado Enem

É em um simulado que você colocar em prática tudo que aprendeu. É um “teste para o teste”. A partir dele, você consegue analisar seus pontos fortes e fracos, ver quais matérias precisa estudar mais. Além disso, você já fica mais familiarizado com a forma em que as questões são elaboradas (beemm diferente das provas da escola! 😅).

questoes enem

E tem aquele ditado que a prática leva a perfeição, né? Então por que não fazer todos os simulados disponíveis?

O legal do ENAE é que ele é uma prova de verdade, gratuita, que também serve como simulado Enem e você pode fazer aí da sua casa. É muita facilidade, né? Então é só se inscrever  amigoedu.com.br/enae.

A prova do Enem

A Prova do Enem é composta de 180 questões de múltipla escolha, além de uma redação.  Tudo isso é feito em dois dias de exame de até 5h30 de duração cada.

Áreas do Enem

A divisão das áreas de estudo do Enem é feita da seguinte forma:

1º dia: Redação, 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 questões Ciências Humanas
2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza, 45 questões Matemática

Redação do Enem

O modelo da redação do Enem é o dissertativo-argumentativo em prosa. Mas o que isso quer dizer?

areas enem

Dissertativo-argumentativo significa que você terá que convencer o leitor do seu ponto de vista em relação ao tema. Ou seja, você vai precisar se posicionar perante um dos lados envolvendo o tema e apresentar argumentos, dentro da realidade, para dar suporte ao que você está defendendo na redação.

E em prosa quer dizer que a estrutura do texto deve ser composta por parágrafos e ter, no mínimo: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Além disso, todo ano sempre surge a mesma dúvida: qual será o tema da redação do Enem? Você estuda sobre várias coisas, faz várias simulações, tudo na tentativa de chegar perto do que você vai ter que escrever no dia da prova.

Geralmente são assuntos atuais, complexos e que geram impacto na vida das pessoas. Para ser ainda ais específico, segundo o Ministério da Educação, o tema deve ser de ordem social, científica, cultural ou política.

Para entender melhor, dá uma olhada nos temas que caíram nos últimos anos:

2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil

2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

2017 – Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

2016 (2ª aplicação) – Caminhos para combater o racismo no Brasil

2016 (1ª aplicação) – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

2015 – A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil

2013 – Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

2012 – Movimento Imigratório para o Brasil no século XXI

2011 – Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado

2010 – O trabalho na construção da dignidade humana

Para ter mais dicas de como fazer uma boa redação, tanto no Enem quanto no seu simulado, ENAE, vale a pena conferir essas dicas para arrasar na redação do Enem.

Enem 2020

O Enem 2020 será também a primeira a edição do Enem Digital, além do já tradicional Enem Impresso.

prova enem

O Enem Digital também conta com local de prova específico e fiscais durante todo o período. Essa versão do exame vai permitir que as questões sejam mais ricas de materiais, como infográficos coloridos, vídeos e outros conteúdos que se tornarem interessantes para a questão.

Ele vai utilizar uma dinâmica muito similar ao Enem Presencial. Apesar de digital, a prova não será feita em casa. O candidato deve escolher um dos locais de prova indicados na inscrição e lá terá um computador preparado com a plataforma para fazer a prova.  Todas as questões, inclusive a redação, serão realizadas através dessa plataforma.

Os computadores serão preparados para impedir a abertura de outros programas durante a realização do exame, como navegadores de internet, por exemplo.

Aqui neste post você pode saber mais sobre a diferença do Enem Impresso e do Enem Digital.

As datas Enem 2020 são:

Enem impresso: 17 e 24 de janeiro de 2021
Enem Digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021
Gabarito provas tradicionais: sem previsão
Resultado: 29 de março de 2021

Questões que mais caem no Enem

Lógico que não poderíamos deixar de dar as dicas de estudo para você se sair bem tanto no Enem quanto no simulado ENAE. Por isso, a plataforma SAS fez um levantamento dos assuntos mais cobrados do Enem dos últimos 10 anos! Isso mesmo, a lista contém as matérias que mais caíram nas questões entre os anos de 2009 e 2019. Dessa forma, os assuntos foram divididos por matérias e agora é só fazer o checklist aí dos assuntos que precisa colocar em dia:

Matemática

  • Geometria
  • Aritmética
  • Escala, razão e proporção
  • Funções
  • Gráficos e tabelas
  • Estatística
  • Porcentagem
  • Probabilidade
  • Equações elementares
  • Sequências
  • Análise combinatória
  • Números inteiros e números reais
  • Trigonometria
  • Notação científica
  • Matriz

História

  • Idade Contemporânea
  • Brasil Colônia
  • Brasil Império
  • História política
  • Patrimônio histórico-cultural e memória
  • Primeira República
  • Idade Antiga
  • Idade Moderna
  • Identidade cultural
  • Idade Média
  • Brasil República
  • Antropologia
  • Direitos humanos
  • Questão indígena

Geografia

  • Geografia agrária
  • Meio ambiente
  • Questões econômicas e globalização
  • Geopolítica
  • Geografia física
  • Geografia urbana
  • Demografia e cultura
  • Técnologia, transportes e comunicação
  • Indústria
  • Energia
  • Cartografia

Filosofia

  • Ética e justiça
  • Filosofia contemporânea
  • Natureza do conhecimento
  • Filosofia moderna
  • Filosofia antiga
  • Democracia e cidadania
  • Relações de poder
  • Surgimento da Filosofia
  • Intolerância
  • Filosofia medieval

Sociologia

  • Mundo do trabalho
  • Cultura e Indústria cultural
  • Cidadania
  • Meios de comunicação, tecnologia e cultura de massa
  • Ideologia
  • Movimentos sociais
  • Desigualdades sociais
  • Identidade de gênero
  • Organização científica do trabalho
  • Conflitos de terra e violência

Física

  • Mecânica
  • Eletricidade e energia
  • Ondulatória
  • Termologia
  • Óptica

Química

  • Físico-química
  • Química geral
  • Química orgânica
  • Meio ambiente
  • Energia
  • Atomística
  • Água

Biologia

  • Humanidade e ambiente
  • Citologia
  • Histologia e fisiologia
  • Fundamentos da ecologia
  • Biotecnologia
  • Microbiologia e doenças associadas
  • Evolução
  • Cadeias e teias alimentares
  • Biologia molecular
  • Botânica
  • Biomas
  • Genética mendeliana
  • Genética molecular
  • Embriologia e reprodução
  • Método científico
  • Zoologia
  • Taxonomia / Sistêmatica
  • Origem da vida
  • Indicadores sociais
  • Legislação e cidadania

Português

  • Leitura e interpretação de textos
  • Estrutura textual e análise de discurso
  • Leitura e artes
  • Gênero textual
  • Literatura
  • Variação linguística
  • Funções da linguagem
  • Relações intertextuais
  • Gramática
  • Semântica
  • Norma culta X norma popular
  • Figuras de linguagem

Espanhol

  • Leitura e interpretação de textos
  • Semântica e domínio lexical
  • Análise de texto literário em prosa
  • Funções da linguagem
  • Identificação de função do texto
  • Leitura e interpretação de charges e tirinhas
  • Análise e interpretação de poemas e canções
  • Diversidade cultural
  • Leitura e artes
  • Figura de linguagem

Inglês

  • Leitura e interpretação de textos
  • Análise e interpretação de poemas e canções
  • Leitura e interpretação de cartuns, tirinhas e charges
  • Domínio lexical
  • Identificação da função do texto
  • Diversidade linguística
  • Diversidade cultural

Agora é só se inscrever no maior simulado do Enem para testar seus conhecimentos. Inscreva-se amigoedu.com.br/enae.

E para mais dicas de estudo tanto para o Enem quanto para o ENAE, é só continuar acompanhando o Blog do Amigo.