Serviço Social é um curso de ensino superior que forma profissionais para atuar como assistentes sociais em diferentes segmentos de toda a sociedade. E, embora o senso comum restrinja a prática de atuação, o mercado é amplo e permite que o profissional escolha a área que mais se identifica para seguir sua vida profissional.
Para te ajudar a entender melhor onde o assistente social pode trabalhar, trouxemos algumas dicas de área de atuação. Além disso, abordaremos também como é o mercado de trabalho, o que faz o graduado em Serviço Social e a média salarial no país, apresentando um parâmetro geral da profissão e muito mais!
Boa leitura!
Navegue pelo conteúdo:
O que faz o assistente social?
O assistente social é o profissional responsável por realizar a análise, elaboração, coordenação e execução de políticas sociais para a população geral.
Ou seja, é este profissional quem irá possibilitar que as leis e normas estabelecidas para melhor qualidade de vida da população se tornem acessíveis. Com isso, ele atua em diferentes áreas, principalmente na cultura, educação, habitação, saúde e previdência.
Outro ponto relevante é que o assistente social pode atuar em instituições públicas ou privadas, uma vez que os direitos sociais estão presentes em ambos os segmentos. Dessa forma, podemos afirmar que o profissional de Serviço Social é a ponte que liga as diretrizes públicas sociais com a população, de maneira viável e efetiva.
Como é o mercado de trabalho para Serviço Social?
A área de atuação do profissional de Serviço Social é abrangente. Por isso, suas possibilidades de carreira são diversas.
Atualmente, a demanda por esses profissionais está crescendo, principalmente na área da saúde e de políticas para assistência social. Afinal, cada vez mais a sociedade percebe a importância da inclusão e da aplicação de políticas sociais para a comunidade.
Com isso, o mercado fica aquecido e o profissional tem acesso a mais oportunidades de atuação, podendo até mesmo avaliar as melhores opções de acordo com seu objetivo futuro.
Vale destacar ainda que o mercado para o assistente social está se expandindo também na iniciativa privada, indo além do serviço público. Basta abrir o LinkedIn e outros portais de emprego para se reparar com diversas vagas para essa área, nas mais diferentes funções e setores. Além dos concursos públicos.
Principais áreas de atuação em Serviço Social
A necessidade por um profissional de Serviço Social alcança cada vez mais diferentes segmentos da sociedade, como escolas, universidades, instituições de ensino, hospitais e outras instituições voltadas para a saúde. Além disso, existem também oportunidades em empresas, ONG’s, órgãos públicos e diferentes outros setores em que seja necessária a aplicação das políticas públicas vigentes.
Ou seja, o assistente social tem a possibilidade de atuar em diferentes segmentos, com diversos focos de aplicabilidade dos seus conhecimentos.
Nesse sentido, podemos destacar algumas áreas de atuação.
Vale destacar que as áreas aqui apresentadas são as mais comuns e as principais para esses trabalhadores, que podem buscar oportunidades em outros campos em que encontrem a necessidade de atuação de sua profissão.
Setor público
Quando falamos em Serviço Social, o primeiro lugar que vem à mente para atuação do profissional é o setor público. Mas, vale destacar que para tornar possível essa atuação o profissional precisa ser aprovado em concurso público ou processo seletivo para contratação temporária.
Quando o assistente social opta pelo setor público, pode trabalhar em diferentes segmentos dentro dessa esfera, aumentando sua possibilidade de trabalho.
Diferentemente de outros setores, o profissional de Serviço Social no setor público tem a chance de atuação direta com as políticas públicas a serem estabelecidas e suas diretrizes. Assim, ele pode atuar nas estratégias gerais de aplicação ou até mesmo na elaboração de tais diretrizes a serem passadas para a sociedade.
Vale destacar que o profissional pode atuar na esfera municipal, estadual ou federal.
ONGs e projetos sociais
Outras possibilidades para a atuação do assistente social é em ONGs (Organizações Não Governamentais) e projetos sociais. Aqui também existem diferentes segmentos possíveis, como a educação, habitação, saúde e até mesmo com orfanatos e lares adotivos.
Essa área também é uma das mais lembradas quando o assunto é serviço social, principalmente por ser aquela que tem maior visibilidade e reconhecimento pela sociedade. Afinal, são essas instituições que buscam com mais afinco e publicidade a aplicação de políticas públicas que visam melhorias na qualidade de vida da parcela mais vulnerável da sociedade.
Com isso, o assistente social encontra nesses espaços grandes chances de atuação e de começar uma vida profissional de acordo com o segmento escolhido para atuar.
Clínicas, hospitais e postos de saúde
Outra possibilidade de atuação do profissional de Serviço Social é na área da saúde, seja em hospitais, clínicas ou até mesmo postos de saúde. Quem optar por essa área, pode atuar de diferentes formas, seja em contato com a família de pacientes, para ajudar a compreender a atravessar um diagnóstico ou até mesmo o luto.
A sua atuação pode ser até mesmo administrativa, buscando maneiras de implementar as políticas públicas da área no local, como forma de proporcionar um tratamento efetivo e de qualidade para toda a comunidade daquele ambiente.
Além disso, em postos de saúde, o assistente social acompanha também as famílias da região, garantindo a qualidade de vida aliada com os tratamentos de saúde.
Escolas públicas e privadas
Outro segmento que necessita do profissional de Serviço Social é a educação, embora esse ainda seja um setor de pouco alcance na esfera privada.
O assistente social atua em escolas públicas e privadas a fim de garantir a efetiva função do ambiente escolar: aprendizado e socialização. Além disso, pode se deparar também com questões voltadas para a inclusão, seja de pessoas com deficiência ou das questões de gênero que crescem na sociedade.
Com isso, o profissional tem como objetivo garantir que questões externas não tenham impacto negativo na aprendizagem da criança e do adolescente.
Instituições de Ensino e de Pesquisa
Outra área entre as principais para a atuação do profissional de Serviço Social está também relacionada à educação. Instituições de Ensino e Pesquisa são uma ótima oportunidade para o assistente social.
Seja atuando na liberação de bolsas de ensino, aceitação de alunos por cotas ou até mesmo acompanhamento das condições em que cada aluno se encontra. Dessa maneira, a atuação pode se assemelhar às escolas, mas é preciso direcionar o trabalho para a realidade da instituição e necessidade dos entes que ali estão.
É fácil arrumar emprego de assistente social?
Mas, afinal, será que é fácil arrumar emprego na área de Serviço Social? A resposta não é tão simples quanto parece, porque depende.
É preciso levar em conta a área em que o profissional quer atuar e sua formação, além do local em que está buscando possibilidades. Por isso, para tornar esse processo mais fácil é importante ter em mente o caminho profissional que deseja seguir e, a partir disso, melhorar o currículo para conseguir a vaga de emprego.
Seja através de cursos específicos da área, assistindo palestras ou até mesmo realizando o networking com outros profissionais do segmento. Para aqueles que sonham em trabalhar no setor público, é importante dedicar tempo para estudos que vão além da formação, a fim de conseguir a aprovação no concurso público.
Quanto ganha um assistente social?
Outro ponto importante para os profissionais em Serviço Social é saber qual a média salarial da área, que pode ir de R$1.667,00 (para os iniciantes) a R$6.919,31 (para profissionais mais experientes e com boa formação).
Os valores salariais podem mudar de acordo com diferentes aspectos:
- Região em que atua;
- Área de atuação;
- Nível de formação;
- Experiência;
- Setor público ou privado.
Vale destacar ainda que é preciso considerar o custo de vida local para ter uma ideia do salário de cada profissão.
Por fim, podemos concluir que é possível ter ganhos significativos na profissão, principalmente aqueles que se mantêm sempre atualizados e buscam novas formações, a fim de melhorar seu desempenho profissional.
Como iniciar a carreira em Serviço Social?
Agora que você já sabe tudo sobre a carreira em Serviço Social, é importante entender como começar a sua jornada na área.
O primeiro passo é concluir a graduação no curso de Serviço Social, que pode ser realizada em instituições públicas ou privadas. E, para as instituições privadas, existe a possibilidade de bolsa de estudo para Serviço Social.
O Amigo Edu é uma plataforma que você encontra bolsas de estudos de até 80% de desconto para iniciar uma graduação ou pós-graduação. Não precisa ter feito o Enem, é rápido, fácil e seguro. Legal, né?
Bom, voltando ao processo, após concluir o curso, é preciso ainda obter o registro no CRESS (Conselho Regional de Serviço Social), órgão responsável pela atuação dos profissionais da área.
Com as etapas concluídas, é hora de iniciar a busca pelo emprego e começar a jornada profissional nessa área tão importante para o desenvolvimento social e a qualidade de vida da população.
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender mais sobre a área e o mercado de trabalho Serviço Social. Lembre-se de contar com o Amigo Edu para começar nessa área repleta de oportunidades, e com aquele desconto especial!