Você já deve ter ouvido falar sobre o curso de Serviço Social. Mas você sabe, realmente, qual o papel deste profissional em nossa sociedade?

Basicamente, o estudante formado em Serviço Social desempenha um papel importante na luta contra a desigualdade. Em outras palavras, suas ações são focadas na coletividade, com foco na integração do indivíduo na sociedade. E isto inclui o combate à desigualdade social, com propostas de soluções para melhorar a condição de vida das pessoas.

Dessa forma, o curso proporciona conhecimentos necessários a respeito da formação social, política e econômica do país, oferecendo assim a bagagem necessária para a atuação.

Tem interesse em cursar Serviço Social e não sabe por onde começar? Que tal estudar sem dor de cabeça, com uma bolsa de estudo?

Fique com a gente neste artigo e saiba tudo sobre como conseguir bolsa de estudo para Serviço Social!

Como conseguir bolsa de estudo de Serviço Social?  

Seja na modalidade presencial ou a distância, o curso de Serviço Social atrai muitos estudantes. É uma área que envolve diretamente questões relacionadas à nossa sociedade, como segurança, emprego, saúde e habitação.

Entre as áreas estudadas, as que mais se destacam, são:

  • Antropologia;
  • Desenvolvimento econômico;
  • Família e sociedade;
  • Gestão social;
  • Políticas Sociais.

Porém, por conta do valor das mensalidades, nem todos conseguem investir em uma graduação. Dessa forma, uma bolsa de estudo para Serviço Social faz toda a diferença!

Sabia que existem diversas formas de conseguir uma  bolsa de estudo para Serviço Social? Separamos as principais para você!

Prouni para Serviço Social 

O Prouni (Programa Universidade para Todos) foi criado pelo governo federal para auxiliar o acesso dos estudantes ao ensino superior, com bolsas de estudo em faculdades particulares espalhadas pelo país.

Para muitas pessoas, esta é a principal forma de conseguir uma graduação e assim poder competir de forma mais justa no mercado de trabalho. O Prouni oferece duas formas de bolsa:

  • Bolsas parciais (50%): aqueles que cobrem metade do valor das mensalidades; a outra deve ser paga pelo estudante;
  • Bolsas integrais (100%): aqueles que cobrem o valor total das mensalidades; o aluno não paga nada para estudar.

Veja também: Quais são os requisitos para ganhar bolsa do Prouni?

Mas como eu faço para conseguir uma bolsa de estudo para Serviço Social pelo Prouni? O principal critério de seleção do programa é o desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Dessa forma, quanto maior for a nota no exame, maior é a porcentagem de desconto para a bolsa de estudos.

Fique atento: as inscrições para o programa ocorrem duas vezes ao ano, no início de cada semestre letivo. Você pode se inscrever gratuitamente pelo site oficial do Prouni.

Nota do Enem para Serviço Social

A nota do Enem não vale apenas para programas como o Prouni, citado anteriormente. Existem outras opções para você usar sua nota e conseguir uma bolsa de estudos para Serviço Social.

Algumas faculdades, por exemplo, trabalham com o Bolsa Enem. É um programa que concede bolsas de estudos de acordo com o desempenho do estudante. Notas mais altas, descontos mais altos.

A nota de corte média para o curso de Serviço Social gira em torno de 625 pontos. A menor nota é  de 550 pontos  e a maior obtida, foi de 768 pontos, para o ano de 2021. Vale lembrar que esta nota varia ao longo dos anos.

Procure sempre saber os programas de bolsas de estudo que cada universidade oferece através da nota do Enem. Se você se encaixa nos critérios, não perca tempo!

Desempenho no vestibular de Serviço Social 

Apesar do Enem ser a principal porta de entrada para o ensino superior no país, existem faculdades que ainda selecionam seus alunos pelo vestibular. Neste caso, é preciso bastante preparo, pois cada instituição de ensino realiza seu próprio vestibular.

Assim como a nota do Enem, a maioria das bolsas de estudo para Serviço Social são disponibilizadas para alunos com melhor desempenho. Geralmente, bolsas integrais são oferecidas ao primeiro colocado, com diminuição da porcentagem para o segundo colocado e assim por diante.

Vai realizar vestibular para Serviço Social? Capriche nos estudos!

Plataformas de bolsas de estudos 

Não foi aprovado em nenhum programa mencionado? Calma que ainda há chances!

Não desanime! Se entrar na faculdade é o seu sonho, você não precisa desistir dele pelo fato de isto ter acontecido.

Você já ouviu falar sobre plataformas de bolsas de estudo? São sites na internet, que possuem vínculos com instituições de ensino superior privado no país, que oferecem bolsas de estudo para estudantes que ingressarem por meio da plataforma.

Uma delas é o Amigo Edu. Criada em 2019, trata-se de um importante canal de educação entre instituições de ensino e estudantes no país, com ofertas de bolsa de estudo que chegam a 80% de desconto!

E não para por aí: são diversos benefícios oferecidos aos alunos credenciados. Entre eles estão a possibilidade de realizar vestibular, abrir uma conta digital e outras séries de vantagens.

A missão da plataforma do Amigo Edu é promover acesso ao estudo, oferecendo ao aluno condições e benefícios para ingresso e permanência em instituições de ensino superior e profissionalizante.

Lembrando que estão incluídos cursos de graduação, pós-graduação e cursos técnicos em todas as modalidades: presencial, semipresencial e a distância. Ou seja, educação acessível para todos!

amigo edu

Tipos de bolsa de estudo para Serviço Social 

Agora vamos conhecer os principais tipos de bolsa de estudo para Serviço Social. Basicamente, ela se divide em graduação e pós graduação.

Bolsa de estudo para graduação em Serviço Social  

Com duração média de quatro anos, a graduação em Serviço Social é dividida em bacharelado e licenciatura e forma profissionais capazes de entender toda a dinâmica social do país, identificando os principais problemas e apontando formas de minimizá-los.

Além de toda esta abordagem, o aluno ainda aprende a promover o bem-estar coletivo. Assuntos como exclusão social e desigualdades são pautas recorrentes no cotidiano desta graduação.

É possível conseguir bolsa de estudo para Serviço Social através do Prouni, nota do Enem, prova do vestibular ou ainda por plataformas de estudo.

Bolsa de estudo para pós-graduação em Serviço Social 

Uma pós-graduação em Serviço Social complementa o currículo e acrescenta muito na bagagem profissional do graduado. É voltada também para aqueles que desejam uma atuação mais específica, com foco em aspectos históricos, sociológicos e políticos.

Entre as áreas mais escolhidas, estão a Gestão Social, Educação e Saúde.

Em Gestão Social, o estudante garante a inserção no mercado de trabalho, acrescentando valores com projetos e equipes multidisciplinares. Na Educação e Saúde, há a possibilidade de atuação em instituições de ensino, para a prevenção de violência, drogas, com trabalho voltado para alunos e familiares.

Entre outras áreas de destaque, podemos citar:

  • Filosofia e teoria social;
  • Assistência Social na Saúde Pública e na previdência Social;
  • Direitos humanos;
  • Oncologia interdisciplinar;
  • Política Social e gestão de serviços sociais.

Você pode garantir sua bolsa de estudo de pós-graduação em Serviço Social através de programas da própria faculdade e em plataformas de bolsa de estudo, como o Amigo Edu.

Bolsa de estudo para especialização e MBA em Serviço Social 

A especialização e o MBA têm como foco o mercado de trabalho. Em outras palavras, neste caso, os estudantes cursam disciplinas que ajudam a desenvolver habilidades e competências fundamentais para exercer a profissão.

O MBA( Master Business Administration) é uma pós-graduação lato sensu voltada para a área empresarial e de negócios. A especialização também é uma pós-graduação lato sensu; contudo, se destina às pessoas que já possuem uma graduação e querem se tornar especialistas em uma determinada área. É tudo mais amplo, e não apenas com foco na área empresarial.

As bolsas de estudo para especialização e MBA em Serviço Social podem ser adquiridas através de mérito acadêmico, empresas que têm parceria com a instituição de ensino e por programas específicos das faculdades.

Bolsa de estudo para mestrado e doutorado em Serviço Social 

Mestrado e doutorado são pós-graduações do tipo stricto sensu. Para obter um mestrado em Serviço Social, por exemplo, é necessário completar de 12 a 18 matérias na faculdade que geralmente envolvem a conclusão de testes e/ou de uma tese.

Os programas de doutorado, geralmente, são mais longos.

As bolsas de estudo podem ser obtidas através de programas específicos da faculdade escolhida e por plataformas de bolsa de estudo. Fique de olho, e garanta a sua!

No Amigo Edu, você tem até 80% de desconto na pós- graduação em Serviço Social!

CTA pós-graduação com o amigo edu
0800 780 8099

Também atendemos pelo Whatsapp!