Para quem está no último ano do Ensino Médio, o Enem é um dos momentos e uma das provas mais importantes, já que é esse exame que abre diversas portas para as universidades. No exame, uma das partes mais importantes é a redação, e é por isso que hoje falaremos sobre a redação do Enem 2022.

É muito comum que os estudantes realizem cronogramas de estudos voltados para o Enem durante todo o ano – ou na maior parte dele. Em relação a redação do Enem 2022, não poderia ser diferente.

A dedicação é fundamental nessa área, assim como a busca por uma nota 1000. Dessa maneira, vem conferir algumas dicas para a redação do Enem 2022.

Como se preparar para a redação do Enem?

Como dito anteriormente, a redação do Enem 2022 tem grande valor, podendo chegar a 1000 pontos. Por isso, na hora de escrever o seu texto, é preciso ter muita atenção para se destacar entre os outros candidatos.

Então, vem conferir algumas dicas de como se preparar antes da prova!

Entenda o modelo da redação

Antes de mais nada, você precisa entender qual o tipo de redação é previsto no Enem, para saber o que você vai escrever. O modelo pedido é o dissertativo-argumentativo em prosa. Mas o que isso quer dizer?

Um texto dissertativo-argumentativo prevê o convencimento do leitor em favor do seu ponto de vista sobre o tema. Ou seja, você vai precisar se posicionar e apresentar argumentos, dentro da realidade, com fatos e dados, se necessário, para dar suporte ao que você está defendendo na redação. E, em prosa, quer dizer que a estrutura do texto deve ser composta por parágrafos e ter, no mínimo: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Na redação do Enem 2022, assim como nas anteriores, a proposta de redação vem acompanhada de textos de apoio e possíveis ilustrações, tudo para fazer com que o candidato fique por dentro do assunto.

Pratique com diversos temas

Já ouviu a frase “a prática leva à perfeição”? Por isso, treine diversas vezes a sua escrita. Você pode buscar os temas na internet – ou buscar por redações nota 1000 no Enem – para se inspirar. 

Por fim, se você tem um colega ou professor fera em redação, vale também pedir ajuda na correção: aprender com os próprios erros é uma ótima solução. Em outros casos, você pode até mesmo buscar por uma correção online.

Se você praticar a escrita com temas atuais, você terá uma facilidade maior na redação, podendo argumentar com propriedade.

Crie o hábito da leitura

O hábito da leitura cativa, nos faz focar e, além de tudo, aprender muito português. Para mandar bem na redação do Enem, isso é muito importante. Isso porque, além do que já foi dito, você pode utilizar pensamentos dos autores – desde que tenha conexão com o tema – ou somente citar aquele livro e sobre o seu conteúdo. 

Dicas para a redação do Enem

O dia da prova do Enem costuma ser repleto de ansiedade. Muitas pessoas se prepararam por anos ou meses para esse momento. Assim,  é comum sentir um frio na barriga no dia. Entretanto, na hora de fazer a prova, é preciso respirar e se acalmar. Para que isso aconteça, essas dicas para a redação do Enem podem te ajudar:

Leia o tema com atenção

Entender a proposta de redação do Enem é o primeiro passo. Por isso, leia uma, duas ou quantas vezes forem necessárias. Você tem um tempo a mais (justamente por, nesse dia, conter a redação) então use-o sabiamente;

Utilize os textos de apoio a seu favor

Os textos de apoio estão ali para te ajudar. Com eles, você poderá parafrasear – nunca copiar – com propriedade, fazendo uma interpretação dos dados e informações que foram ditos nos textos de apoio.

Crie uma estrutura para a redação

Agora que você já sabe qual tipo de texto é solicitado, é hora de começar a criar o seu roteiro. Antes de sair escrevendo tudo que vem a mente, faça uma estrutura de tópicos com os pontos que você acha importante. Assim, para fazer uma boa redação, liste o que seu texto precisa ter e crie uma estrutura cronológica com os tópicos que pretende abordar.

Isso vai ajudar MUITO na hora que tiver escrevendo, deixando sua visão mais clara e evitando que você fuja do tema ou se perca no raciocínio. Mas não esqueça, não importa qual for o tema, seu texto deve ter:

  • Introdução;
  • Dados e argumentação;
  • Outros conhecimentos subentendidos que apoiam e complementam seus argumentos;
  • Conclusão

Não exagere

É isso mesmo: não exagere! Quando queremos mostrar nosso melhor, temos mania de ir com tudo e muitas vezes passamos do ponto. Na redação do Enem, isso não é diferente. Como dissemos antes, o texto deve ser dissertativo-argumentativo em prosa. Ou seja, nada de inventar moda, fazer poesia, versos ou qualquer coisa que fuja do solicitado.

Algumas coisas que você deve evitar:

Redundância: você não precisa explicar a mesma coisa várias vezes ou colocar palavras com significados iguais para reforçar seu ponto de vista. Sabe quando você fala que ela é linda, linda, linda?! Evite isso!

Regionalismos: as pessoas que vão corrigir sua redação não são necessariamente do seu estado, na verdade, existe uma probabilidade bem grande que não sejam. Por isso, vale pensar se você não está utilizando alguma palavra que não seja nacionalmente comum. Não que sua palavra esteja errada, mas pode soar estranha. Além disso, geralmente esses regionalismos não são palavras tão formais quanto os aconselháveis para uma redação.

Pontuação tripla: sabe quando você está conversando via mensagem com seu amigo e está contando algo muito importante e coloca várias exclamações ou interrogações no final??? Pois é, não faça isso! Você está fazendo um texto formal e, na maioria das vezes, um ponto de exclamação ou de interrogação bastam.

Frases longas: quem nunca leu uma notícia ou artigo e teve que voltar no início da frase para entender tudo? Geralmente isso acontece com frases muito longas, que além de não deixar o texto fluido, pode causar problemas de interpretação. Por isso, opte por frases curtas e bem pontuadas.

Por fim, separe ao menos 1 hora para realizar sua redação e nunca, em hipótese alguma, fuja do tema! 

Agora que você já sabe como escrever AQUELA redação para o Enem, que tal saber como ela é calculada? Entender o que os corretores levam em consideração é importante para fazer um texto mais assertivo.

Como é calculada a nota da redação do Enem?

A redação do Enem vale 1000 pontos, que é a nota máxima que algum candidato pode ter. Assim, esses 1000 pontos são divididos em 5 competências avaliadas, que valem 200 pontos cada. Confira as 5 competências:  

  1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  2. Compreender a proposta de Redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Mas também é importante saber que os avaliadores não podem dar qualquer nota entre 0 e 200 para cada competência. Eles precisam seguir um dos 6 níveis de desempenho para cada competência: 

  • 200 pontos
  • 160 pontos
  • 120 pontos
  • 80 pontos
  • 40 pontos
  • 0 ponto

Ao todo, dois professores vão corrigir cada redação. A nota final será a média aritmética das notas totais dos dois professores. Vale lembrar que, eles podem dar nota zero caso a redação:

  • Tenha no máximo 7 (sete) linhas escritas
  • Fuja ao tema ou não seja um texto dissertativo-argumentativo
  • Desrespeite a seriedade do exame
  • Apresente cópia integral de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões.
  • Apresente impropérios, desenhos e/ou outras formas propositais de anulação em qualquer parte da folha de Redação; parte deliberadamente desconectada do tema proposto; assinatura, nome, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante.
  • Seja escrito predominantemente em língua estrangeira.

Tudo está descrito na Cartilha do Participante do Enem, por isso vale a pena você dar uma lida nela.

Possíveis temas para a redação do Enem 2022

Se você é ansioso e já quer se preparar para a redação do Enem, dá uma olhada nos possíveis temas de redação de 2022

  • Cultura do cancelamento no meio virtual;
  • O perigo da escassez da água no Brasil;
  • Saneamento básico;
  • Desastres ambientais;
  • Educação financeira;
  • Desafios do atendimento a pessoas com doenças raras;
  • O combate às epidemias no Brasil;
  • Mobilidade urbana;
  • A evasão escolar em questão no Brasil;
  • Bullying e Cyberbullying;
  • Influência dos algoritmos na opinião das pessoas;
  • Violência doméstica;
  • O combate à depressão na sociedade brasileira.

Vale lembrar que, para treinar esses temas, você pode pesquisar por redação Enem 2021 nota mil para se inspirar.

Agora que você já sabe quais são os possíveis temas de redação 2022, vem conhecer mais sobre o simulado do Amigo Edu. Já quer se preparar para o Enem? O Exame Nacional do Amigo Edu (ENAE) é o maior simulado grátis do Enem do país. A prova conta com questões de todas as matérias do Enem, com a mesma dificuldade e o mesmo método de avaliação, além da redação.

Lembre-se: o quanto antes você começar a treinar para a redação Enem 2022, melhor você se sairá no dia do exame. Como o Enem só acontece uma vez ao ano, você tem muito tempo para estudar e, mesmo assim, não ficar sobrecarregado. 

Está se preparando para o Enem? Fique por dentro dos assuntos que mais caem no exame