Ingressar na faculdade é o sonho de boa parte dos estudantes que saem do ensino médio em busca da realização de um sonho. Essa trajetória, que antecede o mercado de trabalho, é repleta de fases que podem contribuir positivamente para o futuro profissional.
É importante entender que quando você entra na faculdade para iniciar um novo curso de graduação, você é conhecido como calouro, já quando está prestes a se formar, você se torna um veterano. Calma, não sabe do que se trata essas duas palavras? Não se preocupe! Neste conteúdo você vai entender as diferenças entre calouro e veterano, e qual a relação dessas duas fases durante a graduação. Vamos nessa? Boa leitura!
Navegue pelo conteúdo:
Como é ser um calouro na faculdade?
O aluno calouro é aquele que está ingressando no seu primeiro ano da graduação. O termo é utilizado para referir-se aos alunos novatos, que acabaram de iniciar a sua trajetória acadêmica no ensino superior.
Ou seja, os calouros são os estudantes que estão passando pela transição do ambiente escolar para o universitário. Eles enfrentam uma rotina de estudos completamente diferente, e contam com novos métodos de aprendizagem.
Vale lembrar que essa nova fase na vida de um universitário é marcada por muitas brincadeiras, feitas pelos alunos mais velhos do curso. Mas, é importante pontuar que muitas faculdades geralmente não autorizam essas pegadinhas, que podem, muitas vezes, passar dos limites.
Matrícula na faculdade
Ao entrar na faculdade, os novos alunos devem apresentar seus documentos para fazer a matrícula na faculdade, e serem, portanto, oficialmente registrados na instituição. Geralmente, a lista inclui documentos como CPF, RG, certidão de nascimentos, título de eleitor, comprovante de residência e nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), dependendo do método utilizado para ingresso.
É possível que cada instituição de ensino solicite alguns documentos mais específicos, por isso, o ideal é verificar a lista fornecida com antecedência.
Trote da faculdade
O trote da faculdade é o famoso ritual que marca o início da graduação, como já mencionamos. Algumas brincadeiras e pegadinhas são preparadas pelos próprios alunos veteranos (mais velhos do curso). Certas instituições costumam não promover esse tipo de integração por acreditar que boa parte delas fogem e vão além do limite de respeito entre os estudantes.
Mas é válido pontuar que o trote universitário pode variar de uma simples festa a atividades mais específicas.
Desafios de um aluno calouro
Um aluno calouro pode encontrar diversos desafios ao longo dessa nova jornada no ensino superior. A primeira delas é a adaptação ao ambiente universitário, isto é, entender a assimilar dinâmica da vida, do dia a dia com a grade horária da instituição.
Veja também: Entenda os benefícios do estágio para sua futura carreira
Entre outros desafios estão o fato de lidar com a complexidade do estudo acadêmico – normalmente mais intenso que o ensino médio. Tem também a responsabilidade de autonomia, principalmente para aqueles que cursam o ensino EAD.
A verdade é que independentemente dos desafios, todos eles fazem parte da experiência de transição que podem contribuir positivamente para o crescimento pessoal e profissional do aluno calouro.
Como é ser um veterano na faculdade?
O veterano é aquele estudante que já passou pelo período inicial de adaptação, está mais acostumado com a rotina de estudos e prestes a se formar. Devido aos anos de experiência na faculdade, esse aluno pode, muitas vezes, assumir papéis de liderança dentro da comunidade estudantil, seja auxiliando calouros, fazendo parte de conselho e apoio, além de participar ativamente de atividades extracurriculares.
Estágio
Os veteranos normalmente já estão na reta final do seu curso de graduação. O estágio, por exemplo, é uma das etapas importantes desse processo para que possam, enfim, concluir a tão sonhada formação acadêmica.
Em muitas faculdades o estágio é obrigatório, com cerca de 6 horas de trabalho, de segunda a sexta-feira e é remunerado.
Investir em um estágio que seja na sua área de interesse é extremamente importante para o seu desenvolvimento profissional, pois lá você começa a entender como funciona a profissão na prática, como é o dia a dia e quais os desafios irá enfrentar no mercado de trabalho.
Horas complementares
As horas complementares ou atividades complementares, são parte integrante da grade curricular da maioria dos cursos de nível superior.
Trata-se de atividades extracurriculares realizadas pelo próprio aluno ao longo da graduação. Tem como objetivo complementar a formação acadêmica e desenvolver habilidades e conhecimentos que vão além da sala de aula. Essas horas podem incluir participação em projetos de pesquisa, eventos científicos e culturais, cursos extracurriculares, trabalho voluntário e muito mais.
A comprovação da realização dessas atividades é por meio de documentos ou certificados que sejam validados pela instituição. A quantidade de horas também é definida pela própria universidade.
TCC
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma etapa obrigatória no curso superior. Consiste em um projeto de pesquisa ou prático realizado pelo estudante sob orientação de um professor. Os formatos desse trabalho são variados, e funcionam de acordo com as diretrizes de cada instituição, podendo ser um trabalho teórico, monografia, artigo científico e entre outros.
Geralmente o TCC é realizado ao longo do último ano do curso, e envolve etapas como a definição do tema, revisão, coleta, análise de dados, redação do texto e a tão temida apresentação oral perante uma banca examinadora.
Quais são as diferenças entre calouro e veterano?
A principal diferença entre calouro e veterano é o estágio de progresso em seu curso. O calouro é, portanto, aquele estudante iniciante no seu primeiro ano de graduação, enquanto o veterano é o universitário mais avançado em sua jornada acadêmica.
Esperamos que de alguma forma esse conteúdo tenha sido útil e que não tenha restado nenhuma dúvida! E se você quer começar a sua jornada como calouro em uma das melhores faculdades privadas do Brasil, temos uma boa notícia: que tal garantir uma bolsa de estudos com até 80% de desconto?
Não perca mais tempo e comece já a investir na sua carreira profissional!